
Artes: Alemanha nos 100 anos de Bauhaus
“Desejemos, inventemos, criemos juntos a nova construção do futuro”. Neste ano de celebração do centenário da Bauhaus, nada melhor do que deixar o seu manifesto falar por si mesmo. Sob a luz e companhia da professora de artes Anamelia Bueno Buoro, vamos descobrir as curvas desta história, e compreender como o todo pode sim ser maior do que a soma das partes.
A recepção em Leipzig revela os encantos da cidade que foi lar de Bach, um dos maiores compositores de todos os tempos. Já o rio Elba espelha o esplendor cultural e artístico de Dresden. E esta nossa viagem arquitetônica não poderia seguir por outro lugar senão ao pé das magníficas Montanhas Ore. E quando a tarde finda lilás no céu, a imponente igreja Frauenkirche parece ainda mais emocionante, assim como o glorioso Palácio Real.
Chegar a Weimar é voltar aos tempos de ouro do Iluminismo alemão. Lar de gênios como Goethe, Schiller, Bach e Nietzsche, foi neste lugar purificado pela arte e pela intelectualidade que Walter Gropius fundou a Bauhaus em 1919, ao lado de artistas como Kandinsky e Paul Klee. E é com essa energia criadora intensa que seguimos para Dessau, onde a escola de design floresceu majestosamente, de 1925 até 1932.
O brilho da Bauhaus ainda irradia pelas ruas de Dessau, a meca dos estudantes de arquitetura e design e um dos pontos centrais das comemorações destes 100 anos tão valorosos para a história do país. Por lá, vamos ter o prazer de conhecer de perto as formas e linhas simplificadas da maior coleção de obras do movimento, entre elas o Museu Bauhaus, as Casas dos Mestres, o Törten Estate e a Casa de Carl Fieger.
Nossa jornada de descobertas vai chegando ao fim no embalo do espírito visionário de Berlim, que nos revoluciona com sua efervescência cultural única, seus sabores fabulosos e suas pessoas incríveis. Voltamos para casa com vontade de viver a vida com um vigor que só a arte pode acender na alma e no coração.
INDIQUE SEU INTERESSE
Esse roteiro trata-se de um grupo que já fizemos em anos anteriores, ele não está em nossa programação atual. Mas você pode preencher o formulário abaixo indicando que está interessado (a), se outros viajantes fizerem o mesmo, podemos criar um novo grupo e, então, entraremos em contato