27.11.2024 em
Histórias de Viajantes. Autor do post: Priscila Esteves,
publicitária e colaboradora da Donato
Em novembro de 2024, a Donato completa 29 anos. Ao todo, são mais de 60 países visitados e centenas de roteiros que desvendaram os lugares mais diversos do nosso planeta.
Certamente, ele não é o mesmo de quando começamos a viajar. Enquanto o mundo se transformava, nós vivíamos a história in loco. Relembre conosco alguns dos grandes marcos culturais das últimas décadas!
A revolução do euro
Na virada para o novo milênio, a Europa passava por grandes mudanças econômicas. Já em 1999, a União Europeia implementou sua moeda única, o euro, adotado pela maioria de seus países-membros.
Mas foi apenas em 2002 que a moeda passou a circular na região. E isso facilitou muito a vida dos viajantes, já que ir a casas de câmbio em cada novo país e se confundir com diferentes notas ao longo da viagem se tornaram problemas do passado.
Donato viajando pela França em 2002
E você, se lembra de voltar para o Brasil com francos franceses, liras italianas e marcos alemães perdidos na carteira?
Novas Maravilhas do Mundo
Em 2007, o mundo voltou sua atenção para o concurso organizado pela New7Wonders Foundation. A fim de decidir as Sete Maravilhas do Mundo Moderno, a fundação criou uma votação online e por telefone aberta ao público.
Os critérios adotados foram beleza, complexidade, valor histórico, bem como significado arquitetônico e relevância cultural. Com o auxílio de arquitetos liderados pela UNESCO, os 200 monumentos inscritos foram reduzidos a 21 finalistas, que seguiram então para voto popular.
Pessoas do mundo inteiro participaram, e a lista foi divulgada com os ganhadores: Cristo Redentor, Machu Picchu, Chichén Itzá, Coliseu, Ruínas de Petra, Taj Mahal e a Grande Muralha da China.
Até aquele momento, já havíamos conhecido todas as Sete Maravilhas Modernas. No entanto, uma delas ainda estava fresca na memória: Machu Picchu. Pouco antes, tivemos a chance de visitar este lendário sítio arqueológico no Peru.
Donato em Machu Picchu, novembro de 2006
Só quem já esteve frente a frente com a Cidade Perdida dos Incas sabe a potência de sua beleza e ancestralidade. Quantas das Sete Maravilhas do Mundo Moderno você conhece?
Celebração da arte e da arquitetura
Fundado em 1919, na Alemanha, o movimento Bauhaus transcendeu as fronteiras da arte e da arquitetura, moldando o espírito criativo e inovador da Europa. A escola não apenas desafiou convenções estéticas, mas também buscou uma nova harmonia entre forma e função, refletindo as mudanças sociais e econômicas da época.
Hoje, os ecos da Bauhaus reverberam em nossos lares e espaços urbanos. A estética minimalista e funcionalista que ela propôs é visível em móveis elegantes, decoração contemporânea e até mesmo nas soluções arquitetônicas que priorizam a luminosidade e o espaço.
Por isso, celebrar os 100 anos da Bauhaus em 2019 foi um marco significativo, que atraiu entusiastas de todo o mundo. Em uma viagem especialmente planejada para apreciadores da arte e do design, tivemos o privilégio de participar dessas festividades, imergindo em um universo que fez história.
Donato durante o Centenário Bauhaus na Alemanha, setembro de 2019
Quando nos abrimos a experiências assim, podemos conectar o passado ao presente. E ver, na prática, como o legado de um país influencia a vida em tantos outros lugares.
Afinal, viajar é enriquecer nossa bagagem cultural pelo mundo!
Se gostou da matéria sobre os 29 anos da Donato, então também pode se interessar por:
25 ANOS DE DONATO – 25 VIAGENS INESQUECÍVEIS PELA NOSSA FAMÍLIA
Há 25 anos, a Donato Viagens nasceu de uma paixão por descobrir as belezas do mundo em boa companhia. Entre incontáveis lembranças ao lado de pessoas queridas, Suely, Ronaldo, Fabiana e Roberta selecionaram as mais inesquecíveis. Também buscaram na memória as viagens preferidas de Qamal, patriarca e idealizador da Donato, que certamente estaria orgulhoso desse momento. Prepare-se para uma jornada nostálgica, com fotos extraídas diretamente do acervo da família!
AROMAS DO MUNDO: DESTINOS MARCANTES PARA A FAMÍLIA DONATO
A memória olfativa é capaz de nos fazer viajar sem sair de casa e pode ser ativada de muitas formas, como um perfume floral no ar ou o cheiro de um delicioso chá sendo preparado. Com a família Donato, também é assim! Aqui, eles nos contam os aromas que descobriram durante suas viagens e que guardam com muito carinho.
Muito antes de existir como agência, a Donato Viagens nasceu de um hobby compartilhado por nossos fundadores: viajar entre amigos. Se hoje mantemos essa essência, é porque tivemos décadas de experiências em destinos por todo o mundo e aprendizados valiosos, passados de geração em geração. Conheça melhor a história da família Donato e nossa paixão por viajar!