Nesta travessia por Alagoas, adentramos o coração do sertão. Conheceremos Piranhas, a “Terra de memórias do cangaço”, cidade que abraça o Rio São Francisco entre cânions e lendas. Passaremos por entre suas casas coloridas e ladeiras de pedra, que abrigam uma cultura permeada pela resistência.
Seguiremos pela caatinga até a Gruta de Angicos, que nos conta os últimos passos de Lampião e seu bando. Navegaremos pelas águas do Velho Chico e nos perderemos por vilarejos, ateliês, museus e cavernas esculpidas pelo tempo.
Pelas ruas de pedra de Penedo, descobriremos séculos de história desta antiga cidade colonial, recheada de arte sacra, azulejos portugueses e igrejas barrocas, quase sempre acompanhados pelo cheiro de bolo de goma saindo do forno. Cruzaremos paisagens que alternam coqueirais, manguezais e praias praticamente intocadas até Piaçabuçu, onde um buggy nos levará por dunas douradas até a foz do São Francisco, onde o rio encontra o mar.
Fecharemos essa viagem em Maceió, à beira-mar. A capital nos presenteia com suas praias extensas, coqueirais que balançam ao vento e um povo que acolhe de braços abertos. É o respiro antes e depois da nossa travessia.