Para perceber a rica dinâmica social e cultural por trás de uma autêntica pérola do Oriente, Tóquio é um bom ponto de partida. A capital do Japão concentra toda a diversidade do país em cenários típicos de uma megalópole. Ali, os dias passam em ritmo intenso, quando também se pode apreciar a alta gastronomia e os espetáculos arquitetônicos como o Santuário Meiji, o Templo Sensoji e o Museu Edo, que guarda grande parte da história da cidade, desde quando era apenas uma vila de pescadores.
Hakone é mais contemplativa. Seu museu a céu aberto, o Hakone Open-Air, reserva uma área dedicada apenas a Picasso. Outra paisagem que faz suspirar é o Lago Ashi. Pelo trem JR Super Express chega-se à cidade de Kanazawa, perto da aldeia Shirakawa-go e de Gokayama, Patrimônio da Humanidade. Ali, a vida toma formas mais simples, influenciada pela beleza das montanhas japonesas.
Em Kyoto, mais templos e castelos com traços de arte. O passeio pela floresta de bambu Arashiyama marca pela atmosfera surrealista de um cenário imponente e natural. Hiroshima, com sua densidade histórica, revela ainda mais a alma japonesa. Por fim, o Castelo de Osaka, contrapondo o entorno urbano, deixa na memória a sutileza apaixonada do povo japonês.
Completando o roteiro, alguns dias nos Emirados Árabes garantem uma percepção da grandiosidade que o homem pode construir. Em Dubai, contemplaremos o Mercado do Ouro e o Burj Al Khalifa, um dos maiores edifícios do mundo; enquanto em Abu Dhabi, a Mesquita Sheikh Zayed encanta com sua decoração esplendorosa.