LAGOS ANDINOS: LEMBRANÇAS DE UM DESTINO NATURAL DESLUMBRANTE

19.05.2022 em Viagens e Destinos.
Autor do post: Priscila Esteves, publicitária e colaboradora da Donato.

Contemplar cenários naturais entre os mais deslumbrantes da América do Sul é a certeza de quem visita os Lagos Andinos! Dividida entre Argentina e Chile, a região está localizada no norte da Patagônia e tem encantos em todas as estações do ano.

No entanto, a primavera é a época perfeita para aproveitar temperaturas mais amenas e menor possibilidade de chuvas. Além disso, é quando as paisagens ficam mais verdes, floridas e podemos ver vida por todos os cantos. Foi justamente essa estação que escolhemos para visitar os Lagos Andinos em 2005, uma viagem singular que relembraremos neste post com lindas fotos e relatos.

Lagos Andinos: uma joia na América do Sul

Em outubro de 2005, Qamal Donato e o filho, Ronaldo, acompanharam nosso primeiro grupo rumo aos Lagos Andinos. Já da janela do avião, a vista para a Cordilheira dos Andes anunciava as muitas belezas que estavam por vir.

Andes Chile Vista do avião sobrevoando a Cordilheira dos Andes

Como se tivessem saído de uma pintura, as montanhas são pano de fundo para os lagos e para as cidades na Patagônia. Às margens do Lago Llanquihue, Puerto Varas foi ponto de partida para desvendarmos os arredores, desde lagos cristalinos a parques intocados e suas cachoeiras.

Lagos Andinos Chile Região chilena de Los Lagos e suas águas azul-turquesa

Cordilheira dos Andes Vista da Cordilheira dos Andes

Parque Nacional Vicente Pérez Rosales Cataratas de Petrohué, no Parque Nacional Vicente Pérez Rosales

Parque Chile Grupo da Donato conhecendo a natureza na região

Entre as províncias de Osorno e Llanquihue, o Vulcão Osorno foi a estrela das fotos! Ele é considerado um dos vulcões mais bonitos do mundo, sobretudo quando o céu está aberto e temos uma visão perfeita da sua grandiosidade! Então, seguimos para a tão esperada travessia dos lagos – do Chile para a Argentina.

Vulcão Osorno Chile Vulcão Osorno e seu topo nevado, parecido com o Monte Fuji, na região dos lagos

Lagos Andinos Chile Ronaldo e Qamal Donato com o Osorno ao fundo

Lagos Andinos Chile Crianças no barco, alimentando gaivotas

Bariloche Argentina Cidade de Bariloche, a “pérola da Patagônia Argentina”

Assim, chegamos à Patagônia Argentina maravilhados com a grandiosidade da natureza e gratos por termos presenciado sua potência e beleza!

Histórias engraçadas em família

Faz mais de 15 anos desde nossa viagem de estreia para os Lagos Andinos, mas as histórias continuam marcadas no coração e na memória do Ronaldo, co-fundador da Donato junto aos pais, Suely e Qamal. No vídeo a seguir, ele conta uma situação bem inusitada que aconteceu quando o grupo de 2005 chegou à cidade de Puerto Varas:

“Meu pai estava inconformado… Às 5h da manhã ele me acordou pedindo para ligar para todos os passageiros porque o Osorno estava lá! Lógico que não liguei, esperei o amanhecer para que todos pudessem curtir esta linda paisagem que nos acompanhou durante nossa travessia até Bariloche.” Ronaldo lembra a empolgação que era marca registrada do Qamal.⠀

E como não se encantar com essa vista única do Vulcão Osorno? Certamente, foi um dos pontos altos da viagem!

Uma parada estratégica para os apreciadores de vinhos

Incluir Santiago no roteiro aos Lagos Andinos é uma ótima notícia para quem ama vinhos chilenos, mas também uma questão de logística. É da capital chilena que partem os voos domésticos para a região dos lagos. E, uma vez que estamos em Santiago, maravilhosas experiências enogastronômicas são garantidas!

Vinícola Chile Grupo da Donato em Santiago, 2005

Por isso, aproveitamos nossa chegada à capital para visitar as vinícolas próximas. O Chile se destaca na produção da bebida, visto que as uvas Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Pinot Noir e Merlot são bem adaptadas ao seu solo. E claro que nossos viajantes tiveram o prazer de degustar alguns desses vinhos primorosos direto da fonte!

Concha u Toro Vinícola Chile Grupo na tradicional vinícola Concha y Toro, no Chile

Vinícola Chile

Você também aprecia a vinicultura? Então, vai gostar de ler nosso e-book (livro digital) com dicas e histórias sobre vinhos. Baixe gratuitamente aqui.

Qamal Donato passeando pelos vinhedos

Combinar as paisagens intocadas dos Lagos Andinos aos vinhedos chilenos traz motivos em dobro para visitarmos o país! Em 2022, a Donato tem embarque marcado para revivermos esse roteiro, vamos juntos?

 

Conheça nosso roteiro para os Lagos Andinos, de 29 de outubro a 07 de novembro de 2022.

Matérias relacionadas

LAGO DI COMO – UM PARAÍSO ITALIANO POR QUEM CONHECE BEM

Lindo e cheio de vida pulsante, o Lago di Como, com o tempo, deixou de ser uma paraíso exclusivo das famílias tradicionais italianas ou de milionários e astros do cinema. Hoje, é um dos lugares mais interessantes para conhecer no mundo, especialmente, para quem procura beleza e respiro, contemplação e uma experiência ainda autêntica. Helena Montanarini viu toda essa transformação ao longo da vida e é com ela a nossa entrevista sobre a região!

5 DICAS EM SÃO PAULO PARA QUEM AMA VINHOS

Viagens enogastronômicas são grandes oportunidades de encontrar sabores excepcionais pelo mundo e conhecer as particularidades de cada região. Na história da Donato, já conhecemos alguns dos vinhos mais especiais em roteiros pela Itália e a França.

VIAJAR EM GRUPO PELO BRASIL: DESTINOS PARA QUEM AMA A NATUREZA

Viajar em grupo pelo Brasil nos permite desvendar suas vastas belezas, enquanto em ótima companhia! Para quem ama estar em contato com a natureza sem abrir mão do conforto, optar por um roteiro planejado com antecedência é o ideal. Conheça esses dois destinos nacionais estonteantes incluídos na nossa programação em grupo para 2022!

Ver todos os posts

Para participar com seus relatos, fotos ou sugestões de assuntos e viagens, por favor envie um e-mail para [email protected]