O CICLISTA CENTENÁRIO QUE QUEBROU RECORDES

11.07.2017 em Longevidade.
Autor do post: Priscila Esteves, publicitária e colaboradora da Donato.

Como se não bastasse estar em plena forma física aos 105 anos, o francês Robert Marchand desafiou a ciência ao bater mais um recorde mundial de ciclismo. O desafio? A maior distância percorrida em uma hora por ciclistas de sua idade. Após os 22,54 quilômetros pedalados, ainda arrancou sorrisos dos repórteres ao dizer “Não sabia que estava no último minuto. Senão, eu teria sido mais rápido”.

Robert, que vem de uma constante superação, já realizou a prova outras vezes em anos anteriores para bater sua marca pessoal, sempre causando encanto entre os espectadores. Nascido em 1911, o ciclista começou a pedalar aos 14 anos de idade, mas foi aos 67 que passou a se dedicar ao esporte.

Sua disposição fenomenal foi estudada pelos pesquisadores da Universidade de Evry-Val d”Essone, na França. Após meses de exercícios e testes com Marchand, afirmam que é possível melhorarmos nossa aptidão aeróbica e desempenho esportivo em qualquer idade – colocando em xeque a crença anterior de que tal capacidade entra em declínio constante depois dos 50 anos.

Quando questionado sobre seu “segredo”, o francês mostrou que é bem simples: praticar esportes, comer muitas frutas e legumes, beber pouco café e álcool e nada de cigarros. A genética também colaborou, pois com a pouca estatura de 1,50m ele tem um coração que bombeia tanto sangue por minuto como o de uma pessoa maior.

YouTube video

Independente desses fatores, uma coisa é certa: a determinação de Robert serve de inspiração para todos nós envelhecermos com coragem para enfrentar novos desafios!

Veja a reportagem completa aqui.

Matérias relacionadas

LONGEVIDADE EM DIA: AS MELHORES ATIVIDADES PARA A MATURIDADE

Se cuidar da saúde sempre foi importante, na fase mais madura da vida os cuidados não precisam ser redobrados, apenas focados naquilo que o corpo mais precisa. Basta consultar um bom profissional da área de saúde para entender como alcançar benefícios e prevenção com certas atividades físicas, e saber como elas garantem qualidade de vida e longevidade.

91 ANOS E DESBRAVANDO O MUNDO

Nunca é tarde para fazer o que se ama. Elena Mikhailovna é mais uma inspiração, pela paixão que ela tem em conhecer novos lugares e culturas. A russa de 91 anos ganhou a admiração dos mais jovens ao postar nas redes sociais e no seu canal do Youtube suas aventuras pelo mundo afora.

PARA COMEÇAR O ANO COM O PÉ DIREITO E MUITA ENERGIA

Agora que o ano oficialmente começou e já retomamos as atividades normais, compromissos e tarefas, por que não colocar em prática também nossas metas de saúde? Se seu objetivo para este ano é ter ainda mais energia e cultivar o bem-estar, hoje compartilhamos algumas dicas de alimentação preciosas!

Ver todos os posts

Para participar com seus relatos, fotos ou sugestões de assuntos e viagens, por favor envie um e-mail para [email protected]