Qual a sensação de explorar novos ares após tantos meses reclusos? Para nós, que respiramos viagens há décadas, desbravar o mundo novamente é uma verdadeira dádiva!
Sabemos que esse é apenas o início e ainda é necessária muita cautela. Aliás, voltar a viajar com segurança só foi possível com a escolha dos parceiros certos em cada destino e viajantes compreensivos e comprometidos.
Em 2021, foram 6 grupos ao total: 5 pelo Brasil e 1 internacional. Cada um deles rendeu lindos registros fotográficos, boas amizades e memórias para toda a vida. Conheça um pouquinho de como foi viajar em grupo com a Donato este ano!
Lembrando que todos os roteiros seguiram as medidas de segurança necessárias e exigidas pelos respectivos destinos.
Lençóis Maranhenses
Milhares de lagoas cristalinas cercadas por dunas compõem o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, destino que tivemos o prazer de revisitar recentemente. Por sinal, essa maravilha da natureza brasileira é um dos locais mais requisitados pelos viajantes Donato nos últimos anos.


Nossa escolha de agosto para o grupo aos Lençóis Maranhenses foi feita a dedo. Nesse mês, podemos deslumbrar as lagoas em seu ápice, afinal é quando estão cheias após o período de chuvas e o clima está ameno e mais agradável.
Pôr do sol sobre os Lençóis Maranhenses em vídeo da viajante Virginia Bauer
“Adorei a viagem. O grupo é muito animado e coeso, os programas foram ótimos e o Ronaldo o tempo todo foi atencioso e dedicado. O Mailson foi um guia nota dez, competente, sempre alegre e companheiro. Espero fazer outras viagens com a Donato. Abraço bem apertado a todos.”
Elisabeth Camargo (1ª viagem com a Donato), sobre o grupo aos Lençóis Maranhenses
Expedição Paisagens Gastronômicas: Serra da Mantiqueira
Em setembro, vivemos uma inesquecível experiência gastronômica a poucos quilômetros da capital paulista, cercados pela natureza revigorante da Serra da Mantiqueira. Essa foi nossa Expedição Paisagens Gastronômicas, que incluiu visitas a produtores de destaque em Santo Antônio do Pinhal e região.


O roteiro foi desenvolvido em parceria com o projeto Paisagens Gastronômicas, livro que desvendou o interior paulista em busca dos responsáveis pelos alimentos de qualidade que compõem a mesa brasileira.



“Indico este roteiro, por ser diferente de roteiros conhecidos e por adquirir conhecimento sobre os ingredientes da alimentação que estamos saboreando: desde o plantio até chegar à mesa.”
Maria Eliza Azevedo (1ª viagem com a Donato), sobre o grupo à Serra da Mantiqueira
Armênia e Geórgia
Território singular entre Europa e Ásia, o Cáucaso é lar da Armênia e da Geórgia – dois países pequenos em extensão, mas repletos de espiritualidade e de um povo hospitaleiro. Nossa retomada internacional em setembro de 2021 teve como cenário uma natureza majestosa e mosteiros milenares.




Além disso, fomos surpreendidos com uma culinária rica em influências, cores, temperos e excelentes vinhos. Isso porque os georgianos foram pioneiros na fermentação da bebida, há 8 mil anos!
Khachapuri, prato típico da Geórgia, em vídeo da viajante Carla Rocha
“Participei dessa viagem como se fosse a primeira da minha vida. Depois de um tempo confinada em casa, confesso que estava bastante insegura, mas o profissionalismo e o atendimento de forma pedagógica e carinhosa da Donato me ajudaram a restabelecer minha segurança logo ao início da viagem. Foi encantador!”
Maria Inês Borges (1ª viagem com a Donato), sobre o grupo para Armênia e Geórgia
Pantanal e Chapada dos Guimarães
Entre as riquezas brasileiras, o Pantanal exibe o título de Patrimônio Natural da Humanidade. Já no Cerrado, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães exibe imponentes formações rochosas, mirantes e cachoeiras deslumbrantes!

Em outubro, nosso grupo teve como destino o estado do Mato Grosso, onde respiramos o ar puro e praticamos o turismo consciente. Nesta região tão biodiversa, seguimos o ritmo ditado pela natureza e pelas mais belas tradições locais.


“Agradecemos a cada um de vocês deste grupo, que fizeram desta viagem um passeio inesquecível. E agradecemos ao Ronaldo e à Donato pela organização, pelo profissionalismo e carinho por cada um de nós.”
Mauro e Valéria Santoni, sobre o grupo para o Pantanal e Chapada dos Guimarães
Campo Bahia Hotel Villas Spa
E que tal simplesmente descansar em um hotel pé na areia no sul da Bahia? Em novembro, o Hotel Campo Bahia nos proporcionou total infraestrutura para uma semana revigorante neste litoral ensolarado.


Com ambiente intimista em meio a um oásis tropical, a estadia contou também com alta gastronomia e exclusivo Spa L’Occitane. Não à toa, o hotel foi escolhido pela prestigiada seleção alemã em sua estadia no Brasil durante a Copa do Mundo de 2014.
Cruzeiro Fluvial pela Amazônia
Navegar pela Amazônia é sempre uma experiência transformadora para nossos viajantes. Por isso, a região entrou para a programação de grupos pela terceira vez em novembro de 2021.

A bordo do hotel flutuante 5 estrelas Iberostar Heritage Grand Amazon, desfrutamos de uma culinária deliciosa e cenários belíssimos. A cada dia, os passeios nos mostraram a essência da Amazônia, a história dos povos locais e a profunda importância da preservação da natureza!


“Foi minha primeira experiência com a Donato. Acompanhava as viagens pelas redes sociais e sempre com muita vontade de fazer parte. Foi a primeira de muitas que virão. Porque viajar já é muito bom, viajar em boa companhia faz a viagem se tornar uma experiência inesquecível.”
Sonia Rufato (1ª viagem com a Donato), sobre o grupo Cruzeiro Fluvial pela Amazônia
Explorar o mundo em boa companhia e com roteiros cuidadosamente planejados para o viajante 60+: esse é o jeito Donato de viajar! Nossa programação para o próximo ano está repleta de novidades, vamos juntos?
Conheça nosso calendário de grupos com acompanhamento
Leia mais depoimentos de quem já viajou com a gente