SYLVIA EARLE: AOS 82 ANOS UMA DAS AMBIENTALISTAS MAIS ATIVAS DO PLANETA

13.03.2018 em Novidades e Inspirações.
Autor do post: Lila Guimarães, jornalista e colaboradora da Donato.

Semana passada o Brasil deu ouvidos a uma das mais respeitadas vozes correspondentes de notícias do fundo do mar. A bióloga e oceanógrafa norte-americana Sylvia Earle veio lançar o livro A Terra é Azul e apoiar a campanha pela criação de áreas marinhas protegidas. Ela também falou para empresários e ambientalistas no auditório da Fiesp, em São Paulo, e seu discurso ecoou na mídia mais atenta.

A primeira mulher nomeada cientista chefe da NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), chamada em 1989 de Vossa Profundeza pela revista New Yorker, veio nos convencer de que é tarde, mas ainda temos tempo. Tempo que urge por uma nova consciência, novos comportamentos e medidas políticas que protejam os oceanos e a vida marinha.

Aos 82 anos e uma história com mais de 7 mil horas de mergulho, colaborações com a National Geographic e mais de 150 publicações científicas, além de inúmeros livros, Sylvia é uma inspiração e uma guia para o futuro. Afinal, aquela ideia de que o mar é uma fonte inesgotável de recursos naturais e de energia é mais do que ultrapassada e está, literalmente, indo por água abaixo. Por tudo isso, ela viaja incansavelmente pelo mundo com a missão de levar alertas que podem salvar a vida do planeta.

Uma de suas principais mensagens é que precisamos ver além. É isso que pode resgatar a saúde do mar e da humanidade. Os cenários de azul profundo das praias mais lindas e visitadas escondem, na realidade, uma história longa de negligência e destruição. Hoje, os números assustam: cerca da metade dos corais de todo o planeta já desapareceu e quase 90% dos grandes peixes já foram extintos por consequência da pesca desenfreada.

Todo esse panorama de medo e horror é o que Sylvia vem combatendo desde o início da sua carreira e, agora com o respaldo dos mais de 50 anos de experiência e atuação, ganha ainda mais influência até mesmo no governo brasileiro. Michel Temer quis ouvi-la, a nossa Marinha também. Em Brasília, ela reforçou o pleito de associações científicas e ambientalistas, que pedem a aprovação de novas áreas protegidas propostas pelo Ministério do Meio Ambiente.

Por aqui, vamos celebrar tanta vitalidade e conhecimento que podemos tirar de seus livros e pesquisas mencionadas na Internet, para quem quiser se profundar no assunto. O documentário Mission Blue, disponível no Netflix, também é uma ótima fonte de informação e mostra a luta da pesquisadora em busca da proteção dos oceanos.

Na sua visão e sensibilidade não estamos separados do mar. Em entrevista para Neil deGrasse Tyson, publicada na revista National Geographic, ela disse brilhantemente: “O oceano toca você em cada respiração, não importa quem seja ou onde esteja. É onde a maior quantidade de oxigênio da Terra é produzida, e reabastecida por minúsculos seres verdes, como o fitoplâncton. Então precisamos pensar sobre nós como parte do sistema e não como um grande chefe do Universo”.

Assistam ao TED proferido por Sylvia Earle:

 

Matérias relacionadas

91 ANOS E DESBRAVANDO O MUNDO

Nunca é tarde para fazer o que se ama. Elena Mikahilovana é mais uma inspiração, pela paixão que ela tem em conhecer novos lugares e culturas. A russa de 90 anos ganhou a admiração dos mais jovens ao postar nas redes sociais e no seu canal do Youtube suas aventuras pelo mundo afora.

O CICLISTA CENTENÁRIO QUE QUEBROU RECORDES

Como se não bastasse estar em plena forma física aos 105 anos, o francês Robert Marchand desafiou a ciência ao bater mais um recorde mundial de ciclismo. O desafio? A maior distância percorrida em uma hora por ciclistas de sua idade.

O QUE ENSINAR AOS MAIS NOVOS?

O que ensinar aos mais novos enquanto aprendemos juntos uma outra consciência sobre envelhecer nos diferentes momentos da vida? A proposta é: vamos nos olhar frente a frente e imaginar um espelho entre nós que mostra uma das poucas verdades da vida. Criança ou adulto, jovens ou velhos, todos estão no mesmo processo.

Ver todos os posts

Para participar com seus relatos, fotos ou sugestões de assuntos e viagens, por favor envie um e-mail para [email protected]