Quem aprecia a boa gastronomia volta para casa realizado em uma viagem para a Ístria. Localizada majoritariamente na Croácia e na Eslovênia, essa península encanta também pela beleza de seu litoral e cidades medievais repletas de história.
Nesta matéria, você irá se aprofundar na culinária da região, reconhecida pelos excelentes vinhos e restaurantes renomados. E deixamos o melhor para o final: descubra quais pratos você não pode deixar de provar na Ístria!
Uma gastronomia de contrastes
A gastronomia da Ístria tem como característica principal a cozinha tradicional rural. Ao mesmo tempo, o destino foi responsável pelos primeiros restaurantes croatas de luxo e uma importante tradição vinícola.
Dita a “região mais italiana da Croácia”, a Ístria tem uma notória influência dos italianos – na arquitetura, na cultura e também na culinária. Aliás, é bem provável sentir os sabores típicos de cidades mediterrâneas na culinária croata.

Com mais de 242 km de costa e paisagens espetaculares, a península tem uma culinária rica em pescados e frutos do mar. É conhecida também pela produção de queijos, ostras, azeites, além das famosas trufas brancas e negras.

Inclusive, o caçador de trufas croata Giancarlo Zigante levou o recorde de maior trufa branca do mundo em 1999. Na época, ele se surpreendeu ao encontrar uma trufa pesando 1,3 kg. Segundo ele, o solo argiloso, as florestas e o clima ameno da Ístria fornecem condições ideais para o crescimento desse tipo de cogumelo.
Terra fértil para a vinicultura
Apelidada de “Toscana croata”, a Ístria é um território naturalmente dotado para produzir vinhos de grande mineralidade e aromas típicos. Berço das uvas Malvasia Istriana e Refosco d’Istria, apresenta também outras castas bem interessantes, como o Moscatel de Momjan, que dá origem a vinhos aromáticos levemente adocicados.

Restaurantes premiados na Ístria
Apaixonada por sua culinária, a Ístria busca levar seus preparos à excelência. Por isso, os restaurantes croatas e eslovenos vem ganhando mais admiradores e reconhecimento mundial. Em 2021, por exemplo, a Eslovênia foi nomeada a Região Europeia de Gastronomia por sua ênfase em produtos locais e culinária sustentável.
E o reconhecimento se estende também à célebre lista de restaurantes com estrela Michelin. Na cidade croata de Rovinj e arredores, existem hoje nove restaurantes estrelados. Além disso, quem inclui a capital eslovena no roteiro da viagem para a Ístria tem acesso a mais 21 restaurantes contemplados com estrelas Michelin.
Pratos típicos que você precisa provar
Para ter uma experiência completa em sua viagem para a Ístria, não deixe de degustar os principais sabores da região. Entre eles:
Mussels na Buzaru
Ostras e mexilhões são ingredientes essenciais para a cozinha da Ístria, então quando estiver nas cidades costeiras, não perca a oportunidade de prová-los em todo seu frescor. Neste prato, os mexilhões são combinados a azeite, alho, salsa e vinho para criar um molho equilibrado, que conquista até os paladares mais exigentes.

Fuži com trufas
Iguaria apreciada mundo afora, as trufas são um acompanhamento perfeito para massas. Por exemplo, a do tipo “fuži” – típica da Ístria. Dica extra: procure restaurantes com a indicação “tartufo vero”, pois isso significa que eles atendem aos altos padrões locais para manusear e servir trufas.
Risoto negro com frutos do mar
O segredo para a coloração incomum deste risoto é a tinta da lula, que confere também um sabor marcante ao prato. Apesar de ser típico da Dalmácia (região mais ao sul), está presente em diversos restaurantes na Croácia. E, já que é um verdadeiro clássico, vale entrar na lista!

Ombolo
Outro sabor inconfundível deste destino é o ombolo, que consiste em lombo de porco temperado, curado e defumado para criar um sabor especial. É uma boa pedida nos konobas (pequenos restaurantes croatas), podendo ser servido sozinho, assim como em pratos mais elaborados.
Kremšnita
É lógico que não poderíamos esquecer a patisserie, afinal, quem não gosta de um bom doce? Tradicional da Eslovênia, kremšnita é um bolo feito à base de massa folhada e creme de baunilha. Também é conhecido como “Bled Cream Cake”, uma referência ao cenário mais famoso do país e local de origem do bolo: o Lago de Bled.
Vale lembrar que Bled é uma cidade mais ao norte do país, no entanto, geralmente é incluída nos roteiros de viagem para a Ístria por causa de seus muitos encantos.

Pasareta
Este não é um prato, mas sim uma bebida não alcoólica muito amada pelos moradores da Ístria. Com um tom vermelho vibrante, a pasareta leva uma mistura simples de açúcar, água e aroma de frutas. A receita familiar surgiu em 1924, ou seja, é uma das preferidas dos croatas há 100 anos!
Viagem para a Ístria com a Donato
Desenvolvemos um roteiro para você explorar o melhor da gastronomia da Ístria, bem como suas cidades históricas e paisagens deslumbrantes. Nossa programação para a Croácia e a Eslovênia é repleta de experiências e, ao mesmo tempo, equilibrada para os viajantes da maturidade.
Conheça este grupo com acompanhamento, de 06 a 19 de setembro de 2024.


