5 DICAS BÁSICAS PARA VOCÊ APRENDER A DOMINAR O SPOTIFY

08.11.2018 em Novidades e Inspirações.
Autor do post: 60 Mais, na plataforma 60mais.com.br

Você já deve ter se deparado com uma situação na qual está tranquilo, fazendo alguma coisa, e de repente escuta uma música que trás memórias incríveis e pensa, “nossa, eu nem lembrava mais dessa música”.

Ou um outro momento, no qual escuta uma música boa e quer muito ter a possibilidade de ouvir outras vezes, quando quiser.

Pois bem, o Spotify, maior serviço de streaming de músicas do mundo, existe para te trazer nostalgia, novas descobertas e um universo completo de ritmos e estilos musicais em apenas alguns cliques.

Criado em 2008, em Estocolmo na Suécia, o Spotify é um serviço chamado de “freemium”, ou seja, ele oferece seus serviços gratuitamente com algumas limitações que envolvem anúncios no meio das músicas, limite de troca de faixas e bloqueio de downloads. Já na versão paga do programa, você pode ouvir as músicas que quiser livre de propagandas, pode trocar de faixa quantas vezes quiser e ainda fazer o download delas para ouvir quando estiver sem sinal de internet.

Agora, vamos para as dicas básicas que lhe farão um verdadeiro maestro do Spotify!

Dica Nº1 – Como acessar

O Spotify pode ser usado tanto no seu computador, quanto no seu smartphone. No computador você precisará entrar no site www.spotify.com e fazer o download do software. Existem versões disponíveis tanto para Mac quando para Windows. Já no Smartphone, basta acessar a App Store, se você tem um iPhone, ou o Google Play, se você tem um Android, e buscar por “Spotify”.

Tanto na versão do computador quanto na do smartphone, assim que você baixar o programa estará recebendo a versão básica, ou seja, grátis. Caso queira contratar a versão Premium e ficar livre de anúncios e obter os outros benefícios, você precisará acessar o site novamente (www.spotify.com), clicar em “Premium”, na barra superior do site, e realizar sua assinatura.

Para alegria geral da nação, o primeiro mês é grátis!

Dica Nº2 – Entendendo a tela inicial

Assim que você entrar no Spotify já vai se deparar com uma série de sugestões de músicas, artistas e playlists. Todas essas sugestões são personalizadas e feitas especialmente para você. Como? O Spotify usa algoritmos inteligentes de programação para entender o seu gosto musical e por meio deles lhe oferecer novas descobertas que você tem grande chance de gostar. Por isso, vale a pena prestar atenção na tela inicial e dar uma navegada por ali.

Quanto mais músicas você ouvir, mais o Spotify vai entender o seu gosto e aprimorar as sugestões.

Dica Nº3 – Como buscar, curtir e seguir

Outras ações que ajudam a aprimorar a curadoria automática do Spotify são as ações de buscar, curtir e seguir. Buscando no campo de busca você pode digitar o nome da música, do artista e até mesmo colocar um estilo musical que deseja ouvir. A partir daí, o Spotify vai lhe entregar a música ou o artista, e mais uma variedade de playlists prontas baseadas no que você buscou.

Exemplo: se você buscar por “músicas relaxantes”, o Spotify vai lhe oferecer uma série de sugestões de playlists, álbuns, artistas e músicas que são relaxantes e você pode gostar.

Curtindo – Se você gostar/curtir alguma música e quiser salvá-la, basta clicar no símbolo positivo (+) que fica logo ao lado do título da música. Ao clicar, ela irá direto para a sua biblioteca. Para encontrá-la, é só clicar em “biblioteca” e depois em “músicas”. Todas as músicas que você salvar (+) estarão ali.

Seguindo – Para seguir um artista ou uma playlist e ter ela sempre disponível na sua biblioteca sem ter que buscar por ela novamente, basta estar na página inicial da playlist ou do artista e clicar em “seguir”. O botão vai estar logo abaixo da capa do álbum ou da playlist.

Lembre-se que quanto mais ações você fizer dentro do Spotify, mais ele vai entender o seu gosto musical e entregar uma curadoria completa e certeira.

Dica Nº4 – Criando sua própria playlist

Sim! Você pode criar sua própria playlist, deixar o celular ou computador de lado e ficar ali tranquilo ouvindo suas músicas preferidas sem se preocupar em ficar buscando ou trocando de música a cada três minutos.

No computador – Na barra lateral esquerda, onde você encontra a lista da biblioteca você vai encontrar o botão “+ Nova Playlist”. Uma nova tela vai abrir e você vai poder nomear a playlist como quiser, adicionar uma descrição e escolher uma imagem de capa. Para adicionar músicas, basta estar na faixa que você quer, clicar nos três pontinhos (…) que aparecem ao lado do título e então selecionar “Adicionar a playlist”. Sua lista de playlist vai aparecer e você poderá clicar na que quiser para adicionar a faixa escolhida.

No Smartphone – Já no celular, você precisará acessar sua página de playlist, descer até o final dela e então clicar o no botão “Criar Playlist”. O restante dos passos para adicionar músicas são os mesmos do computador.

Dica Nº5 – Ir para Rádio

Função subestimada do Spotify, o botão “Ir para rádio” foi uma das invenções mais incríveis do programa. Você vai encontrá-la clicando nos três pontinhos (…) ao lado dos títulos das músicas. Ao clicar nesse botão, o Spotify cria automaticamente uma nova playlist baseada na música que você estava ouvindo. Ou seja, se você está ouvindo uma música, gostou do estilo e quer ouvir mais músicas parecidas, basta clicar nos três pontinhos (…), depois em “Ir para rádio” que o programa vai lhe mostrar uma série de músicas relacionadas para você ouvir por horas e horas. Incrível não é?

Agora é só aumentar o som ou colocar os seus fones de ouvido e deliciar os seus ouvidos com novas descobertas e viagens ao passado!

Quer colocar as dicas em prática? Indicamos algumas playlists da Donato Viagens:

Os bons tempos de Carnaval (ouça aqui.)

Para ouvir à beira-bar (ouça aqui.)

Para brindar a vida no Réveillon (ouça aqui.)

Conheça o Projeto 60 Mais

 Site: https://60mais.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/60mais/

 Instagram: @60mais_oficial

 

Matérias relacionadas

DICAS DE COMO VIAJAR MAIS EM 2018

Para quem já viajou demais ou para aqueles que ainda precisam realizar alguns sonhos antigos pelo mundo, o texto de hoje reúne dicas práticas e básicas para que em 2018 todos possam viajar mais! Afinal, a vida assim fica muito mais interessante, os dias mais coloridos e ainda temos a chance de guardar as melhores paisagens na memória!

5 DICAS EM SÃO PAULO PARA QUEM AMA VINHOS

Viagens enogastronômicas são grandes oportunidades de encontrar sabores excepcionais pelo mundo e conhecer as particularidades de cada região. Na história da Donato, já conhecemos alguns dos vinhos mais especiais em roteiros pela Itália e a França.

O MUNDO NA CABECEIRA: 8 LIVROS PARA INSPIRAR OS VIAJANTES!

Juntamos a fome com a vontade de comer e indicamos 8 livros para os apaixonados por literatura e viagens! Grandes escritores, inspirados por paisagens e culturas diversas, nos convidam como guias para nossos sentidos e imaginação.

Ver todos os posts

Para participar com seus relatos, fotos ou sugestões de assuntos e viagens, por favor envie um e-mail para [email protected]