Quando você pensa em uma viagem ao Peru, qual é o primeiro local que vem à mente?
Provavelmente, as ruínas da mística Machu Picchu. Embora a Cidade Perdida dos Incas seja indispensável em um roteiro para lá, existe muito mais para se desvendar em seus arredores do que a maioria imagina.
Na Donato, valorizamos um contato ainda maior com a cultura peruana, seu povo hospitaleiro e culinária rica em cores e aromas. E são experiências assim que fazemos questão de proporcionar aos nossos viajantes.
Chinchero
Famoso pela alta qualidade têxtil, Chinchero é um pequeno povoado a cerca de 30 km de Cusco. Enquanto caminhamos por suas ruas, podemos desvendar como é a vida e os costumes dos povos nativos. Vestidos com roupas típicas, muitos deles ainda falam a língua Quechua, dialeto oficial dos Incas.



Aliás, tradicional mesmo em Chinchero é sua feira dominical. Uma atmosfera colorida se forma entre tecidos e outros produtos artesanais, em sua maioria feitos com lã de alpaca. Então, essa é a maior oportunidade para assistirmos aos artesãos tingindo e tecendo os fios de lã com maestria.









Salinas de Maras
A cidade de Maras se destaca desde antes do Império Inca, já que é solo para um mineral muito importante: o sal. O cenário em que se formam suas salinas é tão inusitado quanto bonito, com milhares de poços de água salgada. Ali, acontece a evaporação da água e é feita a extração de sal rosa em um espetáculo visto a céu aberto!


Moray
Outra prova da engenhosidade Inca é o centro arqueológico de Moray. O local funcionava como um laboratório agrícola: cada um dos terraços possuía seu próprio microclima, de acordo com a profundidade. Assim, poderiam testar quais tipos de vegetais, tubérculos ou plantas funcionariam em diferentes condições climáticas. Incrível, não?



Lago Huaypo
Um dos lagos mais cênicos do Peru, Huaypo é cercado por uma paisagem verdejante a 3.500 metros acima do nível do mar. Por si só, já vale a visita. Mas nada como unir o útil ao agradável e aproveitar a vista para se deliciar com a culinária local!

Ingredientes primordiais para os peruanos, por exemplo, milho e batata, não poderiam faltar. Além disso, uma série de sabores da cozinha internacional entraram na combinação. Assim, descobrimos um menu que une alta gastronomia e simplicidade em pratos para se comer com os olhos.






Por tudo isso, fazer um piquenique às margens do Lago Huaypo é uma vivência que certamente marca a memória – e o paladar!


Aliás, se você é apreciador da boa mesa e quer conhecer mais sobre a história da culinária peruana, recomendamos essa outra matéria do nosso blog.
Quer viver essa experiência?
Todos os passeios desse post estão incluídos em nosso próximo grupo ao Peru, que acontece em abril de 2025. Conheça o roteiro dia a dia clicando aqui.


