Dinâmica, acolhedora, repleta de história, ótima gastronomia e belezas naturais: Lima encanta quem viaja ao Peru. Se você deseja visitar o país, não deixe de incluir essa cidade surpreendente na programação. Para inspirá-lo, listamos alguns de seus principais atrativos!
Além dos itinerários clichês
Enquanto a maioria dos roteiros ao Peru inclui a capital apenas como um local de passagem, poucos viajantes realmente conhecem tudo que a região tem a oferecer. E, certamente, um dos destaques é sua riqueza cultural. Fundada em 1535 pelos colonizadores espanhóis e intitulada “Cidade dos Reis”, Lima passou por invasões, guerras e rebeliões.


Hoje, seu centro histórico é Patrimônio Cultural da Humanidade da UNESCO, pela arquitetura colonial preservada. São mais de 600 monumentos importantes presentes apenas no Convento de São Francisco, declarado também Patrimônio da Humanidade. Da mesma forma, a cidade possui numerosos espaços culturais, museus e galerias de arte.

Verão com clima favorável em Lima
Aos que temem dias chuvosos quando viajam, não há motivos para se preocupar! Afinal, a curiosa frase “não chove em Lima” tem um bom fundamento. De fato, é extremamente raro haver precipitações na cidade. Isso acontece, pois sua localização entre a costa do Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes dificulta a formação de nuvens carregadas.
Apesar de estar próxima da linha do Equador, a capital não sofre com o calor extremo. No verão, a temperatura costuma variar de 20 a 27 graus. Aliás, é interessante visitar Lima neste período para desfrutar de dias mais ensolarados e evitar a névoa que aparece durante períodos mais frios.

Bairros charmosos e orla convidativa
Lima é plana, então andar a pé pela cidade é uma atividade muito tranquila e agradável. Durante as caminhadas, vale conhecer o bairro de Barranco – uma região boêmia, habitada por inúmeros artistas, fotógrafos e escritores. Ali também está a icônica Ponte dos Suspiros, inspirada na famosa ponte de Veneza que leva o mesmo nome.

Indispensável ainda desfrutar de Miraflores, onde está um dos pontos mais charmosos da orla. Devido à sua beleza geográfica, vida cosmopolita e cena cultural, o bairro é o preferido de quem busca conhecer a capital peruana. Para tornar o cenário ainda mais interessante, lá é possível contemplar pessoas voando de parapente.


Lima: um paraíso gastronômico
Considerada a capital gastronômica da América do Sul, Lima é um point para diversos chefs e restaurantes renomados. Por isso, não é de se surpreender que a cidade seja sede do melhor restaurante do mundo em 2023. O título recente é do Central, que já havia levado o primeiro lugar na América Latina entre 2014 e 2016.
No quesito culinária, o Peru realmente se destaca pela amplitude de sabores. A partir da infusão das cozinhas indígena e espanhola, bem como a influência asiática na região, foram criados pratos únicos – como o lomo saltado e o tradicional ceviche. Contamos mais sobre a fascinante culinária peruana neste outro post.

Localização estratégica
Quem se hospeda em Lima tem a facilidade de poder visitar outras cidades e regiões próximas, que oferecem experiências muito interessantes. Por exemplo, o Santuário Arqueológico de Pachacamac: um dos centros religiosos mais visitados do antigo Peru.


A cerca de 45 km da capital, também temos acesso à Hacienda Los Ficus. A fazenda é um local muito agradável para aproveitar a natureza, além disso, o passeio permite aos visitantes conhecerem mais sobre a criação do Cavalo de Passo Peruano e suas características próprias.


Com excelente gastronomia, localização estratégica, clima favorável, orla charmosa e, sobretudo, riqueza histórica e cultural, recomendamos incluir Lima durante sua viagem ao Peru!
+ Conheça nosso roteiro de Réveillon no Peru 2023/ 2024.
Aprecia gastronomia internacional?
Então, baixe nosso e-book gratuito: Culinária ao redor do mundo.