Blog

ANTES DO ANO ACABAR, QUE TAL UMA VOLTA PELO UZBEQUISTÃO?

11 de maio de 2018 em Novidades e Inspirações. Escrito por Lila Guimaraes.

Certos sonhos parecem ousados e alguns planos de vida vamos deixando para depois. Uma das dicas mais importantes para realizar tudo que nos propomos é colocar prazos, cumprir metas, e isso serve principalmente para as viagens! Aliás, já falamos sobre o assunto no texto Dicas de como viajar mais em 2018 (leiam clicando no título da matéria).

Em novembro está marcada uma viagem que nossa equipe fez questão de repetir, vamos ao Uzbequistão, um paraíso histórico e cultural na Ásia Central que nos faz contemplar a grandeza do espírito humano. Um país religioso, mas de atmosfera leve e alegre que inspira, e onde todos podem se sentir bem-vindos!

+ Vejam o dia a dia do nosso roteiro pelo Uzbequistão em novembro!

viagem para o uzbequistao

Se existe hoje um país incomum e extraordinário de braços e portas abertas para se apresentar ao mundo, ele é o Uzbequistão! Com pouco mais de 20 anos de independência da União Soviética, o país ainda é um território desconhecido e pouco explorado, cheio de boas surpresas para quem se interessa em sair do lugar comum. Os relatos são os melhores, especialmente relacionados ao encontro com um povo simples e sorridente.

Isso já encanta de primeira e faz valer essa viagem com título de “exótica”. Os uzbeques, aliás, têm como um costume carinhoso o ato de colocar a mão sobre o coração para agradecer ou reverenciar um encontro amistoso. Assim, fica fácil se sentir à vontade num país que pouco fala outros idiomas (como o universal inglês), além do seu oficial uzbeque e do russo. A comunicação entre visitantes e locais é de outra natureza, sutil, regida pela empatia e pelo desejo de troca.

Essa sensação faz parte de uma estadia num lugar de cultura e história diferentes das nossas e rica em episódios dramáticos, de retomada e de fé. Por todo canto, há inspiração e a percepção de que foi exatamente a força humana do seu povo a maior responsável pelo país ser o que é hoje: um potencial para o turismo, mesmo sendo vizinho de uma região marcada por tantos conflitos como o Oriente Médio.

Por todas as cidades, madrassas, mausoléus e mesquitas trazem poesia e imponência à sua arquitetura. Há muito azul turquesa, o que simboliza a fé em Alá. Apesar da maioria da população ser muçulmana, não existe traço de fanatismo religioso e por isso, igrejas católicas, evangélicas e sinagogas fazem parte de uma composição interessante e harmônica nas paisagens urbanas.

Antigas tradições em pequenos rituais diários sobre a mesa, nas vestimentas e decoração de todo lugar também convidam para um passeio pela arte preservada do país que foi uma importante parada da Rota da Seda. São mil motivos para visitar o país, antes mesmo deste ano terminar!

Leia mais sobre o Uzbequistão e outros destinos especiais: O mapa do mundo na sua mão!

Dicas de como viajar mais em 2018!