Quando o assunto é curiosidades sobre o Egito, a lista é extensa e reforça o quanto o país é emblemático, misterioso e diverso. Com mais de 5 mil anos de história e um legado cultural e arquitetônico incontestável, a nação norte-africana desperta o imaginário até os dias de hoje.
Elencamos 10 fatos sobre o Egito antigo e atual que são bem curiosos!
Adoração aos gatos no Egito Antigo
Reverenciados como criaturas divinas, capazes de trazer boa sorte, os gatos ganhavam estátuas e até joias no Antigo Egito. Uma provável razão para essa afeição aos felinos foi seu valor para garantir o sustento dos egípcios. Afinal, eles combatiam os ratos que infestavam a região, evitando a destruição das colheitas de grãos e cereais.


Cleópatra, poder em vida e mistério após a morte
Mulher mais poderosa do Antigo Egito, Cleópatra governou por 22 anos e se destacou não apenas por sua beleza e caráter sedutor, mas pela inteligência e sagacidade. Fluente em nove idiomas, a rainha egípcia de origem ptolomaica foi imortalizada por sua história de poder e conquistas.

Quanto à sua morte, a teoria mais aceita é a de que ela se suicidou ao permitir a picada de uma cobra venenosa. Um dos maiores mistérios da arqueologia, entretanto, é o paradeiro de sua tumba. Incansáveis, arqueólogos continuam a buscar e acreditam que estão no caminho certo. Quando descoberta, certamente terá um grande impacto na História!
A tradição das alianças de casamento
Se hoje usamos o anel no dedo anelar é porque, há milênios, os egípcios acreditavam que esse dedo tinha uma veia ligada diretamente ao coração. Mais tarde, a Igreja Católica incorporou a troca de alianças para representar o amor e o compromisso assumidos perante a Deus – já o formato em círculo representa o infinito.
A importância da negociação nas compras
Para quem caminha pelas ruas do Egito atualmente, negociar é algo cultural. Vale dizer que os comerciantes são insistentes para abordar clientes, mas também são abertos para abaixar o valor. Por isso, os viajantes que tentam barganhar geralmente conseguem um preço bem melhor do que o inicialmente proposto.



Especialidades médicas entre os egípcios antigos
Embora misturada com a magia, a medicina no Egito Antigo era avançada, incluindo especialidades e técnicas usadas até hoje. Por exemplo, cirurgias de remoção de tumores, colocação de próteses e até tratamentos dentários. A mumificação foi essencial para tudo isso, pois permitiu extenso conhecimento da anatomia humana.
A origem do calendário como conhecemos
Os egípcios da Antiguidade foram responsáveis pelo calendário de 365 dias subdividido em 12 meses de 30 dias. No entanto, antes dessa convenção, eles já organizavam a agricultura de acordo com as variações das águas do Rio Nilo em três momentos: inundações, semeadura e colheita. Para antecipar essas estações, também usavam as estrelas como referencial.


Programas de TV sem beijo
Outra curiosidade sobre o Egito atual é a restrição de demonstrações de afeto. Beijos e abraços entre casais não são bem vistos em locais públicos, enquanto em programas de televisão ou cinema são inexistentes. Porém, é normal homens darem três beijos na bochecha para se cumprimentarem.
Benefício incomum da maquiagem
Mais do que um sinal de vaidade, acreditava-se que os egípcios antigos se maquiavam a fim de invocar a proteção dos deuses. Já no século XXI, um estudo de pesquisadores franceses descobriu que o cosmético servia como escudo para os olhos.

Não havia antibióticos naquela época, então o chumbo – usado em pequena concentração na maquiagem – ativava o sistema imunológico. Assim, poderiam combater bactérias comuns nas águas paradas do Nilo e tratar infecções oculares.
Egito Antigo e suas tradições familiares modernas
No que diz respeito à família, os costumes egípcios da Antiguidade eram bastante atuais. Por exemplo, o divórcio era permitido e as mulheres podiam ficar com os filhos e com parte dos bens do casal. Elas tinham autonomia, inclusive, para se casarem novamente. Além disso, casais que não conseguiam ter filhos eram incentivados a adotar.
A engenhosidade das pirâmides
Sem dúvidas, uma das maiores curiosidades sobre o Egito são suas pirâmides monumentais. Apesar de alguns acreditarem que essa foi uma façanha sobrenatural, a ciência consegue explicar a engenhosidade por trás da construção.
De acordo com cientistas da Universidade de Liverpool e do Instituto Francês de Arqueologia Oriental, os blocos de pedra eram deslocados com espécies de trenós de madeira. Os trabalhadores também contavam com o auxílio de cordas, alavancas e planos inclinados.


Leia também: