LONGEVIDADE EM DIA: AS MELHORES ATIVIDADES PARA A MATURIDADE

28.03.2018 em Longevidade.
Autor do post: Lila Guimarães, jornalista e colaboradora da Donato.

Se cuidar da saúde sempre foi importante, na fase mais madura da vida os cuidados não precisam ser redobrados, apenas focados naquilo que o corpo mais precisa. Basta consultar um bom profissional da área de saúde para entender como alcançar benefícios e prevenção com certas atividades físicas, e saber como elas garantem qualidade de vida e longevidade.

Para quem anda com aquela vontade de finalmente encontrar uma atividade regular, indicamos algumas das mais apropriadas. Conversamos com o especialista no assunto Rafael Riera de Farias*, Professor e Mestre em Educação Física, que também destacou alguns pontos importantes para levar em conta na hora de escolher um caminho mais saudável para o corpo e a alma.

O corpo é uma máquina

Antes de tudo, Rafael chama atenção para algumas condições normais do corpo na fase mais madura da vida e alerta para perda natural de massa muscular, de hidratação, algumas questões como hipertensão e desgastes nas articulações e na estrutura óssea. Para driblar esses efeitos do tempo, e prolongar o bom funcionamento da nossa máquina, sem dúvida, é preciso alimentá-la com movimento, e injetar força e energia na busca por sua autonomia e liberdade.

“Atividade física para a fase da maturidade, hoje em dia, vai muito além da hidroginástica ou de exercícios de baixo impacto. Para as pessoas mais ativas e com condições físicas boas, a melhor recomendação é a musculação para evitar a perda muscular, garantindo disposição até mesmo para o mais trivial do cotidiano como subir uma escada, carregar sacolas, sentar e levantar. Além disso, um corpo firme corre menos risco de quedas e de sofrer fraturas”, nos contou Rafael.

Independência e mobilidade

De fato, uma vida saudável e dinâmica pede independência e mobilidade. Tudo isso se preserva ou pode ser reconquistado, caso necessário. Para evitar dificuldades no dia a dia ou doenças cardiovasculares, as atividades físicas são o melhor antídoto! Quando aliadas a uma boa alimentação e o consumo adequado de água (de 2 a 3 litros por dia) fazem milagre!

Atividades mais apropriadas 

ALONGAMENTO

Alongar pode ser um bom começo para preparar o corpo para uma rotina mais ativa. O alongamento é muito importante, e com um trabalho de força (musculação, por exemplo) forma os pilares contra a perda da flexibilidade e da mobilidade articular. Quem sente a cadeia muscular encurtada acaba tendo dificuldades como amarrar um sapato ou pegar um objeto no chão, por exemplo. É uma atividade que pode ser feita também antes ou depois de um exercício aeróbio (caminhada ou corrida, para os mais ativos). Para os hipertensos, a dica para um alongamento saudável é não permanecer muito tempo na mesma posição e encarar a atividade como um momento de relaxamento.

PILATES E YOGA

Trabalhos de força e alongamento também podem ser encontrados numa mesma atividade como o pilates e as diversas modalidades da yoga. Aliás, existem tipos de yoga mais leves que trabalham as posturas (ásanas) com ajuda de acessórios como cintos e blocos de madeira. Outras mais meditativas que focam na respiração e algumas que apostam em ritmo e repetição exigindo mais fôlego e um trabalho muscular mais intenso. A dica aqui é pesquisar a modalidade mais adequada para o seu físico ou para o seu estilo de vida. Em todos os casos, a yoga ainda é um portal para o autoconhecimento e a expansão da consciência.

CAMINHADA

Investir um tempo diário ou pelo menos três vezes por semana em caminhadas é preventivo, ativa o sistema circulatório e traz outros benefícios como redução de inchaço, de peso e de estresse. Para quem ainda não tem o hábito de caminhar, uma dica é começar aos poucos: dez minutos de caminhada tranquila num primeiro dia e, a cada semana, ir aumentando o tempo e a intensidade. Para perder calorias, obter melhoras no condicionamento físico e ativar o sistema cardiovascular, o ideal é uma caminhada um pouco mais intensa. Sinta o seu cansaço, ele deve ser leve, e encontre um nível intermediário de energia nos movimentos para um trabalho completo.

NATAÇÃO

Outra fórmula de sucesso é combinar natação com musculação. Os benefícios da natação são inúmeros, o contato com a água é extremamente relaxante e prazeroso. Além disso, é um aeróbio regulador de pressão. O meio aquático também reduz o impacto das articulações e causa uma leve pressão no tórax, exigindo mais do diafragma e consequentemente estimulando a capacidade respiratória. A natação também pode ser encarada como um lazer e até mesmo uma atividade competitiva. Segundo Rafael, existem cada vez mais competições para pessoas acima dos 50 até os 90 anos. Assim como times de polo aquático de 65+.

WATSU

Ainda na água, o watsu é um alongamento passivo e guiado por um profissional na piscina aquecida. Há quem procure a técnica apenas para desestressar, como uma terapia. Para relaxar totalmente é possível fechar os olhos, ficar em silêncio, e se entregar aos movimentos leves e lentos que proporcionam alívio de dores musculares e na coluna. O watsu ainda trabalha confiança e meditação.

DANÇAS

Danças também são muito recomendadas. Elas ativam a capacidade cognitiva, trabalham coordenação motora, memória, ritmo equilíbrio, e nos fazem entrar em contato com a arte e a criatividade. A dança, em qualquer idade, é uma ferramenta de expressão que traz bem-estar e alegria, além de condicionamento físico.

Corpo, mente e espírito

Desopilar a mente durante as atividades físicas é natural e mais um dos seus efeitos maravilhosos. Por isso, também é indicado fazer atividades ou passeios ao ar livre, em cenários de natureza farta e ar puro. Quem tem o costume de viajar, não deixe de aproveitar as caminhadas por parques como o Torres del Paine, por exemplo, na Patagônia. Aliás, existem muito outros lugares no mundo perfeitos para isso! O melhor de estar em dia com a boa forma é aproveitar ainda mais a vida e o mundo!

* Rafael Riera de Farias é professor com licenciatura plena em Educação Física, Mestre em Educação Física na área de pesquisa sobre os Aspectos Biopsicossociais do Exercício e os Enfoques Biológicos (UERJ). Especialista em Treinamento Desportivo e Fisiologia no Exercício e Especialista em Atividade Física para Grupos Especiais & Reabilitação Cardíaca.

Para quem quiser entrar em contato: [email protected]

 

Matérias relacionadas

DE REPENTE 60!

Uma reflexão sobre o tempo que passa sem a gente perceber e as possibilidades hoje em dia na fase mais plena da maturidade.

O QUE ENSINAR AOS MAIS NOVOS?

O que ensinar aos mais novos enquanto aprendemos juntos uma outra consciência sobre envelhecer nos diferentes momentos da vida? A proposta é: vamos nos olhar frente a frente e imaginar um espelho entre nós que mostra uma das poucas verdades da vida. Criança ou adulto, jovens ou velhos, todos estão no mesmo processo.

PARA COMEÇAR O ANO COM O PÉ DIREITO E MUITA ENERGIA

Agora que o ano oficialmente começou e já retomamos as atividades normais, compromissos e tarefas, por que não colocar em prática também nossas metas de saúde? Se seu objetivo para este ano é ter ainda mais energia e cultivar o bem-estar, hoje compartilhamos algumas dicas de alimentação preciosas!

Ver todos os posts

Para participar com seus relatos, fotos ou sugestões de assuntos e viagens, por favor envie um e-mail para [email protected]