Blog

POR QUE NUNCA DEIXAR DE VISITAR PORTUGAL?

10 de novembro de 2017 em Novidades e Inspirações. Escrito por Lila Guimaraes.

Sabe aqueles lugares tão familiares e especiais que parecem estar sempre ali esperando por uma visita? Como a casa de um amigo de muitos anos ou de um primo que está com a porta aberta na esperança por um breve reencontro. São lugares que passam por nosso imaginário diversas vezes pela vida, de onde vêm histórias, livros e pessoas com as quais temos afinidades de diferentes naturezas.

Pensamos em ir para praias paradisíacas, centros cosmopolitas, cenários exóticos e paisagens remotas. Para muitos viajantes tais destinos com características impactantes acabam sendo prioridade, mas não podemos negar a majestade dos países europeus e de lugares clássicos também no topo dos mais desejados do mundo. Portugal, sem dúvida é um deles, para onde sempre queremos voltar e, para quem ainda não conhece, um lugar para o qual não se pode deixar de ir. Tudo isso porque ele é muito mais do que familiar!

Torre de Belém, em Lisboa

Lisboa

Sua força sobre nossa história, nosso idioma, costumes e ritmos é tamanha que Portugal é como uma segunda casa. Melhor ainda, seu povo hospitaleiro nos faz sentir totalmente à vontade e bem-vindos. O calor que sentimos em Portugal em encontros com seus sabores e paisagens é diferente.

Casas em Alfama, bairro histórico em Lisboa

Andar pelas ruas do Bairro Alto ou de Alfama, em Lisboa, é um resgate da nossa própria identidade. Pelas ladeiras e esquinas boêmias e convidativas dos bairros mais antigos, a atmosfera é poética com bares e restaurantes de onde o som do fado sai apaixonado. São instantes para viver em dimensões do passado, presente e futuro, pois nada será esquecido. A brisa que vem do Rio Tejo, a vista da Praça do Comércio, suas casas de azulejo e igrejas monumentais, Sintra e Cascais… tudo isso é imperdível!

Cascais

O gosto do mar português, dos vinhos das regiões do Alentejo e do Douro, o vinho do Porto, o pastel de Belém que parece ter sido feito por uma avó carinhosa e tantos outros sabores. Todas as tradições que ganham hoje em dia releituras contemporâneas em restaurantes badalados e deliciosos, são mais uma prova de que Portugal está em constante movimento. O país recebe cada vez mais visitantes e abre novas janelas para experiências também em arte e gastronomia.

No Porto, ainda mais nostalgia, uma sensação que não se explica, mas que todo brasileiro pode sentir. Parte de nossas raízes brotam ali também. Évora, Fátima e a medieval Óbidos trazem ventos de fé e conexões ancestrais de forma avassaladora. O litoral de Aveiro e de Nazaré, cenários estonteantes, assim como visitar a histórica Coimbra encanta.

Vista das casa de Porto

Aveiro

Sintra

Coimbra

Cada ponto de um roteiro clássico em Portugal nos reforça a ideia de que este é um país que merece ser revisitado de tempos em tempos. Assim, temos a sensação de que não perdemos nenhuma parte da nossa própria história, sempre ainda em construção, repleta de novidades e de uma dinâmica que instiga redescobertas preciosas, a cada nova viagem!

Inspirados por esse universo acolhedor, desenhamos um roteiro que parte em maio do ano que vem! Aproveitamos para indicar a leitura do dia a dia que organizamos para viver e reviver o melhor de Portugal, veja clicando aqui!