De todos os países europeus que você já considerou visitar, alguma vez incluiu a Croácia nos planos? Se a resposta for não, talvez ainda precise conhecer o potencial escondido nesse destino. Estar fora dos roteiros convencionais torna a Croácia ainda mais especial para quem tem a oportunidade de estar em suas terras. Também para aqueles que já sonharam com o país, e muito provavelmente com suas praias límpidas, contamos por que a capital, Zagreb, merece tanto nossa visita quanto as cidades litorâneas.
Quando elegemos a Croácia para a programação da Donato em 2019, Zagreb se mostrou a porta de entrada do país pela facilidade de voos para lá. Enquanto muitos a consideram apenas um lugar de conexão, optamos por mergulhar na histórica e, ao mesmo tempo, dinâmica capital croata. Além de um tour pelos principais pontos, teremos uma tarde livre na cidade, algo que valorizamos para nossos viajantes buscarem seus interesses pessoais. Para quem quer começar a sonhar com a Croácia ou planejar a melhor forma de aproveitar os momentos livres durante nosso grupo, contamos a seguir o que há de mais interessante em Zagreb!
MERGULHO NA HISTÓRIA
Quem viaja em busca de conhecer novas culturas sabe a importância de entender o contexto de cada local. A Croácia é um país que, na realidade, já foi vários e esteve sob a influência de diversos impérios nos últimos séculos. Mais recentemente, fez parte da Iugoslávia como uma República Socialista – só conseguindo sua independência, a muito custo, na década de 1990. A guerra croata de Independência deixou sua marca na sociedade, com fortes conflitos e bombardeios pelo país, mas felizmente, os ataques a Zagreb não conseguiram apagar suas construções centenárias.
Quem anda pela capital hoje, especialmente pelas áreas históricas, tem a certeza de se maravilhar com a arquitetura. Zagreb é dividida em Cidade Alta e Cidade Baixa, com atrações em ambas, mas é na Cidade Alta que se destacam edifícios imponentes, museus, igrejas e tantos outros redutos carregados de história. É fácil e tranquilo passear pelas charmosas ruas de paralelepípedo e encontrar essas preciosidades, como a Praça de São Marcos. Passando o portão medieval – o único remanescente desse período – começa nossa viagem pelo passado.
Praça de São Marcos vista de cima
Logo avistamos um dos maiores ícones croatas, a Igreja de São Marcos, com seu telhado de azulejos coloridos, formando os brasões de armas da Croácia e de outras regiões significativas para o país. Mais adiante, a Torre Lotrščak captura nossa atenção por algumas razões: o edifício medieval tem uma das vistas mais bonitas da cidade e também guarda uma tradição curiosa – pontualmente ao meio dia, desde o século XIX, um canhão anuncia o horário. A poucos minutos de caminhada, a Praça Ban Jelačić representa a resistência ao poder da aristocracia na Croácia, simbolizada pela estátua do general Josip Jelačić, um verdadeiro herói nacional!
Praça Ban Jelačić
CAPITAL JOVEM
Mas nem só de passado é feita Zagreb, ela também é dinâmica e sinônimo de juventude. O lado descontraído dessa metrópole europeia é visto, e vivido, nas ruas! Tkalčićeva é a mais famosa delas, um ponto de encontro para os locais e também visitantes que querem sentir a energia da cidade. Durante o dia ou à noite, em ambientes reservados ou com mesinhas ao ar livre e música ao vivo, são inúmeras opções de restaurantes e cafés – difícil é escolher o preferido.
Rua Tkalčićeva
NATUREZA E ARTE SE COMPLETAM
Zagreb abriga mais de 400 km² de área verde, e é na Cidade Baixa que irá se encantar com alguns dos parques mais lindos e fotogênicos. O Zrinjevac Park nos convida a passear por seus jardins preservados e a sentar em um de seus bancos para simplesmente desfrutar a tranquilidade ao redor. Ele é dividido em seções, com destaque para o Pavilhão da Música, além de monumentos e fontes que são cartão-postal da cidade.
Pavilhão da Música no Zrinjevac Park
Muitos museus, teatros, bibliotecas e universidades também são presenteados com natureza à sua porta. Entre eles, o Pavilhão da Arte, sede de grandes eventos artísticos. A poucos quarteirões, a Praça Trg Maršala Tita tem ares austríacos. Ela abriga o Teatro Nacional Croata, um edifício elegante projetado por arquitetos vienenses para ser a casa do balé, da ópera e do teatro. Você pode apreciar visitas culturais, ou não, fato é que cada um desses edifícios tem a natureza como uma atração por si só.
Pavilhão da Arte
Teatro Nacional Croata na Praça Trg Maršala Tita
SABORES LOCAIS E SOUVENIRS
Zagreb é uma cidade para ser descoberta a pé, com muitos pontos bem próximos um do outro. Quando estiver na Rua Tkalčićeva (point de restaurantes e bares), aproveite para conhecer a origem dos sabores deliciosos que provou. Caminhando por 5 minutos, chegamos à principal feira ao ar livre da capital, o Mercado Dolac. Todos os dias, das 6h30 às 15h, ele exibe os ingredientes mais frescos, como frutas, embutidos e laticínios – uma dica: não deixe de experimentar os queijos! Fora as comidas, o mercado é repleto de flores, artesanatos, produtos têxteis e os souvenirs mais autênticos que poderá levar para a casa.
Mercado Dolac
Zagreb também é doce! Por lá, o fim da tarde sugere um café acompanhado de alguma sobremesa típica, e esse é um costume local que nós adoraremos seguir! A Confeitaria Amélie, uma das mais procuradas da cidade, pertinho do Mercado Dolac, oferece bolos e tortas tentadoras e com um visual de dar água na boca. A Doceria Vincek é outra bastante prestigiada, especialmente por seus sorvetes. Ambas garantem uma pausa açucarada, tão merecida após um dia de passeios.
Enfim, visitar Zagreb é se deparar com uma sociedade que lutou para ter sua identidade e hoje pode valorizar isso. No coração da Croácia, sentimos a autenticidade nas ruas: a arquitetura, as praças, os mercados e centros culturais, cada pedaço da cidade deixa transparecer a beleza de uma das capitais mais surpreendentes da Europa!
Nossa programação em grupo pelo mundo
Quer conversar com as nossas consultoras de vendas?
É só preencher o formulário abaixo!