RETROSPECTIVA DONATO: GRUPOS DE 2021

16.12.2021 em Viagens e Destinos.
Autor do post: Priscila Esteves, publicitária e colaboradora da Donato.

Qual a sensação de explorar novos ares após tantos meses reclusos? Para nós, que respiramos viagens há décadas, desbravar o mundo novamente é uma verdadeira dádiva!

Sabemos que esse é apenas o início e ainda é necessária muita cautela. Aliás, voltar a viajar com segurança só foi possível com a escolha dos parceiros certos em cada destino e viajantes compreensivos e comprometidos.

Em 2021, foram 6 grupos ao total: 5 pelo Brasil e 1 internacional. Cada um deles rendeu lindos registros fotográficos, boas amizades e memórias para toda a vida. Conheça um pouquinho de como foi viajar em grupo com a Donato este ano!

Lembrando que todos os roteiros seguiram as medidas de segurança necessárias e exigidas pelos respectivos destinos.

Lençóis Maranhenses

Milhares de lagoas cristalinas cercadas por dunas compõem o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, destino que tivemos o prazer de revisitar recentemente. Por sinal, essa maravilha da natureza brasileira é um dos locais mais requisitados pelos viajantes Donato nos últimos anos.

 O visual estonteante das lagoas no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Nossa escolha de agosto para o grupo aos Lençóis Maranhenses foi feita a dedo. Nesse mês, podemos deslumbrar as lagoas em seu ápice, afinal é quando estão cheias após o período de chuvas e o clima está ameno e mais agradável.

Pôr do sol sobre os Lençóis Maranhenses em vídeo da viajante Virginia Bauer

“Adorei a viagem. O grupo é muito animado e coeso, os programas foram ótimos e o Ronaldo o tempo todo foi atencioso e dedicado. O Mailson foi um guia nota dez, competente, sempre alegre e companheiro. Espero fazer outras viagens com a Donato. Abraço bem apertado a todos.”

Elisabeth Camargo (1ª viagem com a Donato), sobre o grupo aos Lençóis Maranhenses

 

Expedição Paisagens Gastronômicas: Serra da Mantiqueira

Em setembro, vivemos uma inesquecível experiência gastronômica a poucos quilômetros da capital paulista, cercados pela natureza revigorante da Serra da Mantiqueira. Essa foi nossa Expedição Paisagens Gastronômicas, que incluiu visitas a produtores de destaque em Santo Antônio do Pinhal e região.

azeites sabiá

azeites sabiá Degustação dos premiados Azeites Sabiá

O roteiro foi desenvolvido em parceria com o projeto Paisagens Gastronômicas, livro que desvendou o interior paulista em busca dos responsáveis pelos alimentos de qualidade que compõem a mesa brasileira.

restaurante entre vilas

restaurante dona chica

empório dos melos Restaurante Entre Vilas em São Bento do Sapucaí, Restaurante Dona Chica e Empório dos Mellos em Campos do Jordão também entraram na nossa programação

“Indico este roteiro, por ser diferente de roteiros conhecidos e por adquirir conhecimento sobre os ingredientes da alimentação que estamos saboreando: desde o plantio até chegar à mesa.”

Maria Eliza Azevedo (1ª viagem com a Donato), sobre o grupo à Serra da Mantiqueira

 

Armênia e Geórgia

Território singular entre Europa e Ásia, o Cáucaso é lar da Armênia e da Geórgia – dois países pequenos em extensão, mas repletos de espiritualidade e de um povo hospitaleiro. Nossa retomada internacional em setembro de 2021 teve como cenário uma natureza majestosa e mosteiros milenares.

Tbilisi Geórgia City tour em Tbilisi, capital da Geórgia

Tbilisi Geórgia Ponte da Amizade, em Tbilisi

yerevan armênia Visita ao The Cascade em Yerevan, capital armênia

templo de garni armênia Visita ao Templo de Garni, na Armênia

Além disso, fomos surpreendidos com uma culinária rica em influências, cores, temperos e excelentes vinhos. Isso porque os georgianos foram pioneiros na fermentação da bebida, há 8 mil anos!

Khachapuri, prato típico da Geórgia, em vídeo da viajante Carla Rocha

“Participei dessa viagem como se fosse a primeira da minha vida. Depois de um tempo confinada em casa, confesso que estava bastante insegura, mas o profissionalismo e o atendimento de forma pedagógica e carinhosa da Donato me ajudaram a restabelecer minha segurança logo ao início da viagem. Foi encantador!”

Maria Inês Borges (1ª viagem com a Donato), sobre o grupo para Armênia e Geórgia

 

Pantanal e Chapada dos Guimarães

Entre as riquezas brasileiras, o Pantanal exibe o título de Patrimônio Natural da Humanidade. Já no Cerrado, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães exibe imponentes formações rochosas, mirantes e cachoeiras deslumbrantes!

Araras Pantanal Eco Lodge Drink de boas-vindas no Araras Pantanal Eco Lodge

Em outubro, nosso grupo teve como destino o estado do Mato Grosso, onde respiramos o ar puro e praticamos o turismo consciente. Nesta região tão biodiversa, seguimos o ritmo ditado pela natureza e pelas mais belas tradições locais.

pantanal

pantanal Pôr do sol sobre a Chapada dos Guimarães

“Agradecemos a cada um de vocês deste grupo, que fizeram desta viagem um passeio inesquecível. E agradecemos ao Ronaldo e à Donato pela organização, pelo profissionalismo e carinho por cada um de nós.”

Mauro e Valéria Santoni, sobre o grupo para o Pantanal e Chapada dos Guimarães

 

Campo Bahia Hotel Villas Spa

E que tal simplesmente descansar em um hotel pé na areia no sul da Bahia? Em novembro, o Hotel Campo Bahia nos proporcionou total infraestrutura para uma semana revigorante neste litoral ensolarado.

campo bahia hotel Grupo na entrada do hotel, antes de passar pelo “Portal dos Desejos”

campo bahia hotel

Com ambiente intimista em meio a um oásis tropical, a estadia contou também com alta gastronomia e exclusivo Spa L’Occitane. Não à toa, o hotel foi escolhido pela prestigiada seleção alemã em sua estadia no Brasil durante a Copa do Mundo de 2014.

 

Cruzeiro Fluvial pela Amazônia

Navegar pela Amazônia é sempre uma experiência transformadora para nossos viajantes. Por isso, a região entrou para a programação de grupos pela terceira vez em novembro de 2021.

Teatro Amazonas Visita ao Teatro Amazonas, em Manaus

A bordo do hotel flutuante 5 estrelas Iberostar Heritage Grand Amazon, desfrutamos de uma culinária deliciosa e cenários belíssimos. A cada dia, os passeios nos mostraram a essência da Amazônia, a história dos povos locais e a profunda importância da preservação da natureza!

floresta amazônica

cruzeiro amazônia Passeio para conhecer a fauna e a flora amazônicas

“Foi minha primeira experiência com a Donato. Acompanhava as viagens pelas redes sociais e sempre com muita vontade de fazer parte. Foi a primeira de muitas que virão. Porque viajar já é muito bom, viajar em boa companhia faz a viagem se tornar uma experiência inesquecível.”

Sonia Rufato (1ª viagem com a Donato), sobre o grupo Cruzeiro Fluvial pela Amazônia

 

Explorar o mundo em boa companhia e com roteiros cuidadosamente planejados para o viajante 60+: esse é o jeito Donato de viajar! Nossa programação para o próximo ano está repleta de novidades, vamos juntos?

 

Conheça nosso calendário de grupos com acompanhamento

Leia mais depoimentos de quem já viajou com a gente

 

Matérias relacionadas

COMO VIAJAMOS

Para quem cultiva o hábito de conhecer novos destinos ou revisitar paisagens já conhecidas e guardadas na memória, viajar é sempre uma possibilidade surpreendente! Selecionamos os melhores momentos do grupo que foi ao Sul da Itália em abril de 2017 para mostrar um pouquinho de como é viajar com a Donato.

POR QUE VIAJAR EM GRUPO COM A DONATO?

Viajar em grupo com a Donato é a escolha de quem valoriza boas companhias, atendimento personalizado e comodidade. Conheça 6 razões para embarcar conosco em sua próxima jornada pelo mundo. 

BUCKET LIST DA EQUIPE DONATO

Para todos nós que somos apaixonados por viagens, é animadora a perspectiva de retomarmos livremente nossas andanças pelo mundo! Inspirados pela Bucket List – lista de experiências indispensáveis para se viver – os integrantes da nossa equipe contam os destinos que sonham conhecer em 2021.

Ver todos os posts

Para participar com seus relatos, fotos ou sugestões de assuntos e viagens, por favor envie um e-mail para [email protected]