10 FILMES IRLANDESES QUE VOCÊ PRECISA ASSISTIR

27.10.2019 em Viagens e Destinos.
Autor do post: Priscila Esteves, publicitária e colaboradora da Donato.

Assistir a filmes irlandeses é uma ótima forma de se aprofundar nessa cultura antes de uma visita. Para quem tem o destino na lista de desejos pelo mundo, ou simplesmente é um apaixonado pela sétima arte, indicamos uma lista com histórias inspiradoras. Ao fim desse post, preparamos ainda um bônus para você testar seus conhecimentos sobre o país.

Selecionamos 10 títulos para os mais variados gostos e estilos. Comédia, romance, drama ou aventura… Temos certeza que você irá se identificar com alguma dessas histórias!

Philomena (2014)

Baseado em uma história real, o filme retrata a incansável busca de Philomena Lee por seu filho perdido. Em 1952, a jovem irlandesa teve o bebê fora do casamento e então foi mandada a um convento. Lá ela conviveu pouco com a criança e foi obrigada a dá-la para adoção a um casal americano. Cinco décadas depois, Philomena decide encontrar o filho e conta com a ajuda do jornalista Martin, com quem cria um forte laço. Indicado ao Oscar de Melhor Filme em 2014, o filme tem a atuação majestosa de Judi Dench.

Clique aqui para ver o trailer.

Brooklyn (2016)

Brooklyn conta a história de Ellis Lacey, uma jovem que tem o coração dividido entre dois países: Irlanda e Estados Unidos. O primeiro é sua terra natal, o segundo é o local para onde imigrou em busca de mais oportunidades. Vivendo em Nova York, as coisas começaram a dar certo para Ellis: conseguiu um trabalho, começou a estudar e encontrou um amor, o italiano Tony. Mas quando precisa voltar para a cidade irlandesa de Enniscorthy, onde vive sua família, o drama traz à tona um dilema que pode mudar sua vida.

Clique aqui para ver o trailer.

Casa Comigo? (2010)

A comédia romântica começa com Anna e suas esperanças para ser pedida em casamento pelo namorado, Jeremy. Já que o noivado não acontece, Anna aproveita a ida dele à Irlanda para pedir ela mesma. Segundo uma antiga tradição local, o homem não pode recusar um pedido feito no dia 29 de fevereiro. Estava tudo planejado, ela só não contava com uma série de imprevistos na viagem que a levaram a pegar carona com Declan, um charmoso e grosseiro irlandês. De forma leve e cômica, o filme mostra as diferenças de costumes e sotaques entre os dois.

Clique aqui para ver o trailer.

Jimmy’s Hall (2014)

Jimmy Gralton é um comunista e defensor da liberdade de expressão, que precisa fugir da Irlanda para os Estados Unidos por conta da perseguição que sofreu. Dez anos depois, ele retorna ao condado de Leitrim em busca de uma vida tranquila. Porém seus amigos insistem para que Jimmy reabra um antigo salão de dança que costumava ser a diversão dos moradores, o que desagrada o conservador padre Sheridan. Logo, ele ganha um grande opositor.

Clique aqui para ver o trailer (em inglês).

Ventos da Liberdade (2006)

Na década de 1920, a Irlanda vivia um momento decisivo em sua história: a guerra pela independência. É nesse contexto que os irmãos Damien e Teddy se unem contra os esquadrões britânicos, que sufocavam brutalmente o movimento irlandês. No momento em que a Grã-Bretanha se sente realmente ameaçada e considera um acordo de paz, os irlandeses se dividem entre quem apoia ou não essa ideia. Essa divergência abala os irmãos, que se veem em lados opostos de uma nova guerra.

Clique aqui para ver o trailer.

Apenas uma vez (2007)

O cenário para esse romance cativante é a capital irlandesa, Dublin. A história do músico de rua Glen Hansard e da aspirante à compositora Markéta Inglová mostra uma relação sincera de apoio e compreensão. Ambos têm seus sonhos e anseios, que tomam forma quando começam a reconhecer os talentos um do outro. A oportunidade de comporem músicas juntos também faz crescer entre eles um amor verdadeiramente puro.

Clique aqui para ver o trailer.

O cerco de Jadotville (2016)

O ano de 1961 marcou a vida do exército irlandês durante a Crise da República do Congo, na África Central. Enviados pela ONU para uma missão de paz, eles são encurralados por milhares de soldados congoleses, chefiados por mercenários das corporações de mineração. Apesar de estarem em menor número, os 150 irlandeses resistem bravamente. O filme original Netflix retrata com maestria a saga desses heróis de guerra, que nunca tinham estado em um campo de batalha antes.

Clique aqui para ver o trailer.

Em Nome do Pai (1993)

Em 1974, o jovem irlandês Gerry Conlon e três amigos são acusados de um atentado a bomba realizado pelo IRA nos arredores de Londres. Quando os quatro são acusados, o pai de Gerry decide ajudá-los a saírem de prisão, mas acaba na mesma situação. Com a advogada Gareth Peirce, começa a saga para provar sua inocência, algo difícil diante das irregularidades cometidas pela polícia britânica. A história retrata o caso real dos “Guildford Four”, que ganhou notoriedade no mundo inteiro.

Clique aqui para ver o trailer (em inglês).

O guarda (2011)

O thriller tem como personagem principal Gerry Boyle, um policial irlandês valentão que trabalha na pequena cidade de Galway. Após o sumiço de um colega, se inicia uma profunda investigação sobre tráfico de drogas na região e Gerry é obrigado a trabalhar com o agente do FBI Wendell Everett. Os dois claramente não têm uma boa relação, mas precisam unir forças para resolver o caso que toma proporções internacionais.

Clique aqui para ver o trailer.

Agnes Browne – o despertar de uma vida (1999)

Agnes Browne é uma recente viúva que precisa criar sozinha seus sete filhos pequenos na década de 1960. Na cidade de Dublin, ela se torna comerciante em um mercado ao ar livre para sustentar toda a família. É quando encontra sua melhor amiga e confidente, e também o padeiro local Pierre, por quem tem interesse. Essa nova fase traz a Agnes uma esperança de recomeço e a possibilidade de formar novamente uma família.

Clique aqui para ver o trailer (em inglês).

Esperamos que tenham gostado das nossas dicas. Agora é só escolher seu preferido, preparar a pipoca e o sofá para passear pelos cenários mais icônicos da Irlanda!

 

BÔNUS: Teste seus conhecimentos sobre a Irlanda

Clique aqui para fazer o teste!

 

+ Conteúdos que podem te interessar

Vídeo: explore os cenários irlandeses com a Donato

Playlist do Spotify com músicas tradicionais da Irlanda e da Escócia

Ebook: 15 livros imperdíveis para conhecer o mundo

 

Quer receber a proposta dessa viagem diretamente no seu e-mail?

É só preencher o formulário abaixo!


 

Matérias relacionadas

CINEMA E VIAGENS: 8 FILMES PARA VOCÊ CONHECER O MARROCOS

Se você sonha em conhecer o Marrocos, uma boa dica antes de arrumar as malas é se aprofundar nessa cultura e seus cenários mais marcantes. Listamos 8 filmes gravados no país para você ampliar seus horizontes!

BOAS DICAS PARA VOCÊ VIAJAR SEM SAIR DE CASA

Nossa equipe buscou diversas fontes de conhecimento, inclusive experiências de outros viajantes, para criar um conteúdo rico e interativo. Nessa matéria você irá encontrar um compilado de livros digitais, quizzes e playlists que criamos especialmente para inspirá-los nessa jornada de descobertas!

7 FILMES PARA MERGULHAR NA CULTURA ESPANHOLA

Inspirados pelas cidades apaixonantes do Sul da Espanha, que nos esperam em março de 2019, já começamos a viajar sem sair de casa. Aqui, compartilhamos 7 dicas de filmes que retratam a alma do país e seu passado, dirigidos e interpretados por grandes representantes do cinema espanhol.

Ver todos os posts

Para participar com seus relatos, fotos ou sugestões de assuntos e viagens, por favor envie um e-mail para [email protected]

WhatsApp Chat×
Atendimento WhatsAppx
Preencha os campos abaixo para falar com a nossa equipe

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira das 9h às 18h