CINEMA E VIAGENS: 8 FILMES PARA VOCÊ CONHECER O MARROCOS

18.06.2019 em Viagens e Destinos.
Autor do post: Priscila Esteves, publicitária e colaboradora da Donato.

Se você sonha em conhecer o Marrocos, uma boa dica antes de arrumar as malas é se aprofundar nessa cultura e seus cenários mais marcantes.

Rico em paisagens naturais, o Marrocos é uma das joias para a produção cinematográfica mundial. O país africano já foi set de mais de 140 filmes somente entre 2006 a 2010, de acordo com o jornal belga Le Soir. Mas sua relevância para o cinema não é recente. No último século, as cidades marroquinas receberam uma série de grandes produções e clássicos aclamados pela crítica.

Nesse post, listamos 8 filmes gravados no país para você ampliar seus horizontes.

Casablanca (1942)

Não há dúvidas de que “Casablanca” é um clássico do cinema de todos os tempos, principalmente por conta do contexto histórico em que foi lançado. A cidade marroquina abriga uma história de amor cativante entre o casal de atores Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Além disso, o romance é também um retrato do regime autoritário nazista no Marrocos durante a Segunda Guerra Mundial.

Assista ao trailer aqui.

Cidade Casablanca Marrocos

Ruas de Casablanca

Gladiador (2000)

Vencedor de cinco prêmios Oscar em 2001, incluindo o de Melhor Filme, “Gladiador” é uma superprodução norte-americana. Apesar de não se passar no Marrocos, o país de cenários variados foi o escolhido para essas filmagens.

Ambientada no Império Romano de 180 d.C., a história mostra um jogo de poder e vingança. Como personagens principais, apresenta Commodus, filho do imperador Marco Aurélio, e Maximus, comandante do exército. Com grandes atuações de Joaquin Phoenix e Russell Crowe, o filme ainda poderá ter uma continuação em breve.

Assista ao trailer aqui.

Babel (2006)

“Babel” conta com a direção do premiado cineasta Alejandro González Iñárritu e um elenco que inclui Brad Pitt e Cate Blanchett. O drama se inicia nas paisagens montanhosas do Marrocos, onde duas crianças locais manejam um rifle dado pelo pai para que cuidassem da criação de cabras da família.

Enquanto testam o alcance da arma, o tiro acerta uma turista americana e é tido como ato terrorista pela polícia marroquina. Ao mesmo tempo, o filme trabalha outras três histórias em países distintos, que encontram similaridade em temas como xenofobia e solidão.

Assista ao trailer aqui.

Lawrence da Arábia (1962)

Durante a Primeira Guerra Mundial, o Oriente Médio também vivia seus próprios conflitos. “Lawrence da Arábia” conta a história real da guerra entre o exército inglês e o Império Otomano, que dominava a região nesse período. É quando o oficial inglês Lawrence (Peter O’Toole) usa seu vasto conhecimento sobre a cultura árabe para unir as tribos, que brigavam entre si, contra o inimigo em comum: os turcos.

Para essa luta épica, foi escolhida a cidade de Ait Ben Haddou. Certamente, um visual inconfundível! O filme levou sete estatuetas do Oscar em 1963, incluindo a de Melhor Diretor para David Lean.

Assista ao trailer aqui.

Ait Ben Haddou Marrocos África Ait Ben Haddou

A Múmia (1999)

Em “A Múmia”, o Marrocos serve de cenário para uma cidade fictícia egípcia. A história se passa na década de 1920, quando um grupo de arqueólogos encontra uma tumba perdida. Liderados por Rick o’Connell (Brendan Fraser) e Evelyn (Rachel Weisz), o grupo acidentalmente traz uma múmia de volta à vida. Então, se inicia uma antiga maldição que liberta as dez pragas do Egito. A continuação “O Retorno da Múmia”, de 2001, também foi gravada no país.

Assista ao trailer aqui.

Rede de Mentiras (2008)

Em “Rede de Mentiras”, o Marrocos representa o Oriente Médio em um suspense envolvente. Um agente secreto norte-americano, interpretado por Leonardo DiCaprio, tem a perigosa missão de capturar o terrorista jihadista Al-Saleem. Para isso, conta com a ajuda do veterano da CIA Ed Hoffman (Russell Crowe). Embora ficcional, o enredo trata de um tema bastante atual e relevante.

Assista ao trailer aqui.

Cruzada (2005)

A cidade de Ouarzazate, no sul do Marrocos, é um dos principais destinos para as produções de Hollywood. Por exemplo, o sucesso de bilheteria “Cruzada”, que retrata a retomada de Jerusalém pelos muçulmanos no século XII. A produção foi baseada em personagens reais, como o jovem francês Balian (Orlando Bloom), que decide dedicar sua vida a manter a paz na Terra Santa.

Assista ao trailer aqui.

Ouarzazate Marrocos África Cidade de Ouarzazate

Othello (1952)

Dirigido e estrelado por Orson Welles, “Othello” é uma adaptação da tragédia de William Shakespeare. A trama gira em torno de Othello, um general mouro que foge para se casar com Desdêmona, filha de um aristocrata. Entretanto, as intrigas de seu subordinado, Iago, fazem ele questionar a fidelidade da esposa. Para contextualizar, os mouros são povos árabes originários de países norte africanos, entre eles, o Marrocos.

Assista ao trailer aqui.

 

Quer conversar com as nossas consultoras de vendas?

É só preencher o formulário abaixo!


Matérias relacionadas

7 FILMES PARA MERGULHAR NA CULTURA ESPANHOLA

Inspirados pelas cidades apaixonantes do Sul da Espanha, que nos esperam em março de 2019, já começamos a viajar sem sair de casa. Aqui, compartilhamos 7 dicas de filmes que retratam a alma do país e seu passado, dirigidos e interpretados por grandes representantes do cinema espanhol.

BELEZA E SENSIBILIDADE: MARROCOS

No Marrocos, o verbo de lei é mergulhar, fundo, e se envolver com a sua cultura ancestral em um universo estético reconhecidamente peculiar, e cinematográfico. Se é impossível resistir ao charme do país, por tantos motivos, juntamos aqui pelo menos algumas chances de tocar em toda beleza e sensibilidade da história e do povo marroquino.

AUSTRÁLIA PARA CONHECER, REVER E SE SURPREENDER

Mais de uma década depois da nossa última visita à Austrália, estamos entusiasmados para rever esse lugar incrível sob uma nova perspectiva. Em uma conversa com a Roberta Donato, ela nos contou o que existe de mais especial nessa programação e por que ela é diferente de tudo que já fizemos!

Ver todos os posts

Para participar com seus relatos, fotos ou sugestões de assuntos e viagens, por favor envie um e-mail para [email protected]

WhatsApp Chat×
Atendimento WhatsAppx
Preencha os campos abaixo para falar com a nossa equipe

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira das 9h às 18h