Se você sonha em conhecer o Marrocos, uma boa dica antes de arrumar as malas é se aprofundar nessa cultura e seus cenários mais marcantes.
Rico em paisagens naturais, o Marrocos é uma das joias para a produção cinematográfica mundial. O país africano já foi set de mais de 140 filmes somente entre 2006 a 2010, de acordo com o jornal belga Le Soir. Mas sua relevância para o cinema não é recente. No último século, as cidades marroquinas receberam uma série de grandes produções e clássicos aclamados pela crítica.
Nesse post, listamos 8 filmes gravados no país para você ampliar seus horizontes.
Casablanca (1942)
Não há dúvidas de que “Casablanca” é um clássico do cinema de todos os tempos, principalmente por conta do contexto histórico em que foi lançado. A cidade marroquina abriga uma história de amor cativante entre o casal de atores Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Além disso, o romance é também um retrato do regime autoritário nazista no Marrocos durante a Segunda Guerra Mundial.
Assista ao trailer aqui.
Ruas de Casablanca
Gladiador (2000)
Vencedor de cinco prêmios Oscar em 2001, incluindo o de Melhor Filme, “Gladiador” é uma superprodução norte-americana. Apesar de não se passar no Marrocos, o país de cenários variados foi o escolhido para essas filmagens.
Ambientada no Império Romano de 180 d.C., a história mostra um jogo de poder e vingança. Como personagens principais, apresenta Commodus, filho do imperador Marco Aurélio, e Maximus, comandante do exército. Com grandes atuações de Joaquin Phoenix e Russell Crowe, o filme ainda poderá ter uma continuação em breve.
Assista ao trailer aqui.
Babel (2006)
“Babel” conta com a direção do premiado cineasta Alejandro González Iñárritu e um elenco que inclui Brad Pitt e Cate Blanchett. O drama se inicia nas paisagens montanhosas do Marrocos, onde duas crianças locais manejam um rifle dado pelo pai para que cuidassem da criação de cabras da família.
Enquanto testam o alcance da arma, o tiro acerta uma turista americana e é tido como ato terrorista pela polícia marroquina. Ao mesmo tempo, o filme trabalha outras três histórias em países distintos, que encontram similaridade em temas como xenofobia e solidão.
Assista ao trailer aqui.
Lawrence da Arábia (1962)
Durante a Primeira Guerra Mundial, o Oriente Médio também vivia seus próprios conflitos. “Lawrence da Arábia” conta a história real da guerra entre o exército inglês e o Império Otomano, que dominava a região nesse período. É quando o oficial inglês Lawrence (Peter O’Toole) usa seu vasto conhecimento sobre a cultura árabe para unir as tribos, que brigavam entre si, contra o inimigo em comum: os turcos.
Para essa luta épica, foi escolhida a cidade de Ait Ben Haddou. Certamente, um visual inconfundível! O filme levou sete estatuetas do Oscar em 1963, incluindo a de Melhor Diretor para David Lean.
Assista ao trailer aqui.
Ait Ben Haddou
A Múmia (1999)
Em “A Múmia”, o Marrocos serve de cenário para uma cidade fictícia egípcia. A história se passa na década de 1920, quando um grupo de arqueólogos encontra uma tumba perdida. Liderados por Rick o’Connell (Brendan Fraser) e Evelyn (Rachel Weisz), o grupo acidentalmente traz uma múmia de volta à vida. Então, se inicia uma antiga maldição que liberta as dez pragas do Egito. A continuação “O Retorno da Múmia”, de 2001, também foi gravada no país.
Assista ao trailer aqui.
Rede de Mentiras (2008)
Em “Rede de Mentiras”, o Marrocos representa o Oriente Médio em um suspense envolvente. Um agente secreto norte-americano, interpretado por Leonardo DiCaprio, tem a perigosa missão de capturar o terrorista jihadista Al-Saleem. Para isso, conta com a ajuda do veterano da CIA Ed Hoffman (Russell Crowe). Embora ficcional, o enredo trata de um tema bastante atual e relevante.
Assista ao trailer aqui.
Cruzada (2005)
A cidade de Ouarzazate, no sul do Marrocos, é um dos principais destinos para as produções de Hollywood. Por exemplo, o sucesso de bilheteria “Cruzada”, que retrata a retomada de Jerusalém pelos muçulmanos no século XII. A produção foi baseada em personagens reais, como o jovem francês Balian (Orlando Bloom), que decide dedicar sua vida a manter a paz na Terra Santa.
Assista ao trailer aqui.
Cidade de Ouarzazate
Othello (1952)
Dirigido e estrelado por Orson Welles, “Othello” é uma adaptação da tragédia de William Shakespeare. A trama gira em torno de Othello, um general mouro que foge para se casar com Desdêmona, filha de um aristocrata. Entretanto, as intrigas de seu subordinado, Iago, fazem ele questionar a fidelidade da esposa. Para contextualizar, os mouros são povos árabes originários de países norte africanos, entre eles, o Marrocos.
Assista ao trailer aqui.
Conheça nossa programação pelo mundo
Gosta de viajar pela leitura?
Criamos um livro digital com dicas preciosas. São 15 livros imperdíveis para conhecer o mundo!
Baixe gratuitamente aqui.
+ Dicas para viajar sem sair de casa
Quer conversar com as nossas consultoras de vendas?
É só preencher o formulário abaixo!