18.03.2025 em
Destinos Internacionais. Autor do post: Priscila Esteves,
publicitária e colaboradora da Donato.
Quantas emoções cabem em apenas um dia desvendando o Marrocos? Os aromas das especiarias, a atmosfera vibrante dos souks e a hospitalidade dos povos berberes são uma presença constante. E cada um desses momentos nos prepara para um dos cenários mais enigmáticos no país: a imensidão do Saara.
Descubra como é viver essa experiência!
Um oásis pelo caminho
8h – Ao acordar no L’Hotel By Chateau De Sable, sinta o acalento do sol da manhã em Erfoud. Tome um café da manhã reforçado, então se prepare para um dia repleto de vivências pelo deserto marroquino.
Piscina do L’Hotel By Chateau De Sable
9h – É o momento de conhecermos Rissani: um verdadeiro oásis de tamareiras. Pelo caminho, burros amistosos dão as boas-vindas e logo você irá avistar, entre as muitas árvores que enfeitam a cidade, um palmeiral centenário que merece ser explorado de perto.
Cidade de Rissani, nos arredores de Erfoud.
Diversos destinos pelo mundo se orgulham de suas heranças culturais, no entanto, em poucos deles essa herança segue viva no cotidiano de seu povo. Um próspero reino independente durante a Idade Média, Rissani é hoje um desses locais.
Pelas ruas, podemos ver a alma do Marrocos em souks vibrantes e seus comerciantes, que certamente vão oferecer a você uma saborosa tâmara. E não é apenas “papo de vendedor”, já que essas frutas são famosas por aqui e talvez as melhores que irá provar na vida.
Sabores que marcam
13h – De volta ao hotel em Erfoud, um cheiro marcante de especiarias anuncia que é hora do almoço. A gastronomia marroquina é composta por influências de povos diversos, por exemplo, berberes, árabes, mediterrâneos e europeus. Isso resultou em pratos aromáticos, ricos em temperos e personalidade.
Não deixe de provar o autêntico cuscuz marroquino, que leva amêndoas torradas, uvas-passas e damascos. Pães caseiros, assim como os tajines (ensopados feitos em panela de barro), também são indispensáveis à mesa.
Tajine, prato tradicional da culinária marroquina.
Próxima parada: Saara
15h – Um dia no Marrocos não seria completo sem o maior deserto quente do mundo. Seguindo pelas dunas do Erg Chebbi, o trajeto em veículo 4×4 leva apenas uma hora, mas já é capaz de causar em nós a emoção dos primeiros exploradores do Saara.
No Merzouga Luxury Camp, a recepção é calorosa – como dita a tradição marroquina. E um aroma familiar preenche o ar: o chá de hortelã. Afinal, a bebida é sinônimo de hospitalidade no país, em qualquer hotel, restaurante ou casa por onde passamos.
O típico chá de hortelã, acompanhado por tâmaras.
A magia da noite no deserto
18h – Já devidamente instalados nas tendas, podemos caminhar pelas areias douradas rumo ao pôr-do-sol. Com vista para as dunas, drinks estão à nossa espera para um brinde à beleza do deserto. A’asht!
Tendas do Merzouga Luxury Camp.
20h – O cair da noite convida a uma confraternização calorosa em volta da fogueira. Boa comida nos espera, bem como uma apresentação com músicas tradicionais marroquinas, que alegram o jantar.
Jantar temático no Merzouga Luxury Camp.
22h – Observe o manto de estrelas que cobre o céu e desfrute de um final de noite pleno de tranquilidade. Enfim, em sua tenda privativa, é a hora de escutar apenas o silêncio, que embala o sono e renova as energias para um novo dia de aventuras!
+ Para viver muito mais do que um dia no Marrocos:
No Marrocos, o verbo de lei é mergulhar, fundo, e se envolver com a sua cultura ancestral em um universo estético reconhecidamente peculiar, e cinematográfico. Se é impossível resistir ao charme do país, por tantos motivos, juntamos aqui pelo menos algumas chances de tocar em toda beleza e sensibilidade da história e do povo marroquino.
CINEMA E VIAGENS: 8 FILMES PARA VOCÊ CONHECER O MARROCOS
Se você sonha em conhecer o Marrocos, uma boa dica antes de arrumar as malas é se aprofundar nessa cultura e seus cenários mais marcantes. Listamos 8 filmes gravados no país para você ampliar seus horizontes!
A maturidade é uma parte natural da vida. Um processo que não apenas transforma o corpo, mas também molda a percepção do mundo ao nosso redor. Essa fase, portanto, é repleta de nuances e também impactada por fatores sociais, culturais e econômicos. Descubra como diferentes sociedades valorizam e integram seus membros mais experientes, proporcionando uma rica visão sobre o amadurecimento!