Em 2024, a Finlândia foi eleita o país mais feliz do mundo pelo 7º ano consecutivo – e as razões para esse feito são inquestionáveis. Afinal, a nação é amplamente conhecida por seus cuidados com os habitantes, que incluem suporte social, excelente sistema de saúde, liberdade de expressão e ausência de corrupção.
Mas o que a difere de outros países também admiráveis na Escandinávia? De acordo com o site Visit Finland, a alegria dos finlandeses está na natureza, na alimentação e na simplicidade dos momentos cotidianos.
Saúde no equilíbrio
Com paisagens diversificadas, as cidades finlandesas oferecem infinitas oportunidades para aumentar uma sensação de equilíbrio interior. Seus espaços públicos incentivam práticas positivas para a saúde, além disso, facilitam o convívio dos habitantes.
Momentos de autocuidado, como as tradicionais saunas, são comuns entre os finlandeses. Aliás, a sauna seca surgiu neste país e está enraizada na cultura local – a estimativa é que existam milhões delas espalhadas pela Finlândia. Tranquila e restauradora, essa é uma experiência que comumente reúne amigos e familiares.

Design, arquitetura & criatividade
Às margens do Mar Báltico, Helsinque é uma metrópole movimentada, repleta de energia e criatividade. Na capital finlandesa, a simplicidade reina suprema e a alegria está presente em cenários do cotidiano – por exemplo, na arquitetura e no design.
Um dos destaques no horizonte é a Biblioteca Central, conhecida como Oodi. De frente para o Parlamento da Finlândia, sua localização simboliza a relação entre o governo e a população, bem como relembra o compromisso das bibliotecas finlandesas em promover aprendizagem ao longo da vida, cidadania ativa, democracia e liberdade.


Prazer na alimentação
Da floresta, saem morangos e mirtilos, assim como tantas outras frutas amadas pelos finlandeses. Dos campos, são colhidos a aveia, o trigo e o centeio usados na fabricação de pães, alimentos indispensáveis nas mesas.
Fato é que os finlandeses apreciam a tradição culinária de seu país, já que também valorizam os momentos das refeições, sejam eles em restaurantes de alta gastronomia – abundantes no país – ou caminhando pela cidade. Comer um mousse de salmão à beira-mar ou degustar filetes de arenque nos mercados são vivências triviais, que combinam alimentação e bem-estar na rotina dessa população.


Natureza como um estilo de vida
De norte a sul, a Finlândia é um território privilegiado pela natureza. Conhecido como um dos países mais sustentáveis do mundo, cerca de 70% de seu território é coberto por áreas verdes. Só na capital, são dezenas de parques abertos à população.


Então, é natural que os espaços verdes façam parte do dia a dia dos finlandeses. Aos finais de semana, andar de bicicleta ou fazer um piquenique são muito bem-vindos. Ou até mesmo se aventurar pelas paisagens ao norte do país, que oferecem experiências emocionantes na neve. Por exemplo, passear em um trenó puxado por renas, esquiar ou buscar a famosa Aurora Boreal.



Desvende o país mais feliz do mundo
Se a Finlândia está na sua Bucket List, certamente gostará de conhecer nosso grupo com acompanhamento: Lapônia – Caminhos da Aurora Boreal, que acontece em março de 2025.