É indiscutível a paixão mundial pela culinária italiana. E não poderia ser diferente no Brasil, um país que abriga milhões de descendentes de imigrantes vindos do país da bota. Por isso, esses sabores fazem parte da nossa herança cultural e, para muitos, se manifestam em receitas que aquecem o coração e despertam memórias afetivas.

Se você também aprecia a cozinha típica da Itália, então continue a leitura para descobrir alguns dos pratos mais amados por lá. Nesta matéria, nos dedicaremos a explorar as tradições da Puglia, uma região onde comer é uma celebração aos bons encontros!
Massas artesanais, vinhos primorosos e sobremesas que são uma verdadeira tentação. Afinal, como não amar essa combinação de sabores?
Para fisgar pelo estômago: pães, massas & mais
Um clássico da culinária italiana, a focaccia se destaca como um símbolo gastronômico de Bari, a capital da Puglia. Com sua cobertura generosa de tomates cereja secos ao sol, o pão traduz a simplicidade, bem como a riqueza da dieta mediterrânea. Ao saborear uma fatia que acabou de sair do forno, rodeado por amigos e familiares, é possível sentir a tradição dessa receita que atravessa gerações.
Focaccia de tomate
Outra criação icônica da Puglia é o ciceri e tria, um prato que combina macarrão e grão de bico. Seu preparo é cuidadoso: é necessário embeber o grão de bico durante a noite toda e só então cozinhá-lo lentamente, junto a uma seleção de vegetais sazonais aromáticos. O destaque, no entanto, fica por conta do macarrão, que é feito do zero, numa demonstração do compromisso italiano com a autenticidade e a qualidade.
Massa tipo orecchiette feita à mão
Aliás, fazer a própria massa é praticamente um ritual familiar, conduzido com maestria pelas nonnas. Na região, é habitual encontrar as matriarcas sentadas na frente das casas enquanto moldam o tradicional macarrão orecchiette. E antes mesmo do prato principal, os locais gostam de iniciar a refeição com um antepasto – que, na língua italiana, significa literalmente: antes do prato. Por exemplo, o queijo fresco e cremoso tipo burrata.
Burrata, queijo típico da Puglia
Um deleite para os apreciadores de vinho
Nos últimos anos, a Puglia emergiu como uma das regiões vinícolas mais efervescentes do sul da Itália, produzindo vinhos de caráter único. Enquanto mais uvas vermelhas são cultivadas, vinhos DOC como Aleatico di Puglia, Alezio e Barletta têm conquistado o paladar dos apreciadores.

O Aleatico, conhecido por suas notas de frutas vermelhas e flores, é um vinho suave e aromático. O Alezio, por sua vez, oferece uma complexidade frutada e um final longo. Já o Barletta é robusto e encorpado, trazendo consigo a essência dos solos da Puglia. Essa diversidade de vinhos se harmoniza perfeitamente com os pratos típicos, elevando ainda mais a experiência gastronômica.
A verdadeira Dolce Vita
Impossível falar sobre a culinária italiana sem citar as sobremesas. De fato, os italianos não abrem mão de um toque de doçura após as refeições ou como acompanhamento do cafezinho. Na Puglia, os doces levam ingredientes simples, porém significativos. Por exemplo, amêndoa, trigo, figo e marmelo, que são a base para boa parte das sobremesas.
Pasticciotto, pastelaria típica da região
Entre as mais populares, está o pasticciotto, uma massa crocante recheada com creme, chocolate ou geleia e coberta com gema de ovo. Outra iguaria é o sporcamuss, que no dialeto da Puglia significa “boca suja”. Este doce recheado com creme e coberto de açúcar provoca sorrisos, uma vez que é impossível comê-lo sem sujar o rosto.
Com sua culinária afetiva, vinhos encorpados e doces irresistíveis, a Puglia nos proporciona uma experiência sensorial para levar sempre na memória!
Puglia com a Donato
Convidamos você a desvendar esses sabores direto da fonte, explorando a Puglia e tudo que ela tem a oferecer. A viagem promete ser uma celebração de cultura, história e, claro, gastronomia.

Conheça este grupo com acompanhamento, de 13 a 24 de outubro de 2025.
+ Conteúdos que você pode gostar:
E-book: Culinária ao redor do mundo.


