Roteiro de viagem dos mais tradicionais para os amantes da História da Humanidade e com uma localização privilegiada no sul do continente europeu, a Grécia é também um território de muita beleza natural e de novidades como restaurantes badalados e hotéis charmosos. É pra lá que partimos numa viagem que privilegia lugares icônicos como a capital Atenas e as ilhas Mikonos e Santorini.
Por todo canto, ruínas e templos nos lembram que o berço da civilização foi ali, de onde movimentos e filosofias partiram para influenciar todo o mundo ocidental. Essa atmosfera de conhecimento e arte é densa em todo o país, mas é possível sentir pelas ruas um certo frescor dos dias atuais, de uma cultura contemporânea que se encontra nos cafés e lojas das cidades.
Hoje, destacamos alguns dos lugares mais charmosos para visitar na Grécia, entre um Patrimônio da Humanidade e outro, e olha que são muitos! Venha viajar conosco por Atenas, Mikonos e Santorini.
Atenas: uma viagem pela história e arquitetura
Para fazer valer o título de capital histórica da Europa, a cidade é sede de algumas das maiores obras-primas da arquitetura, como o lendário Partenon, além de uma série de teatros e museus renomados. Mas visitar a mitológica Atenas vai muito além de uma viagem ao passado.
Uma Grécia cosmopolita é revelada em caminhadas pelas ruas pitorescas de Atenas. Saborear um prato autêntico da culinária mediterrânea ou relaxar com um drink no The Athenian Callirhoe Hotel são experiências singulares quando se tem a vista proporcionada pelo hotel. O ponto alto é o bar do terraço, onde a sensação é de estarmos no primeiro plano de uma pintura com a magnífica Acrópole logo ao fundo.
Fachada do The Athenian Callirhoe Hotel
Interior do The Athenian Callirhoe Hotel
Bar do terraço no The Athenian Callirhoe Hotel com vista para Acrópole
Mikonos e suas surpresas
Uma das ilhas mais procuradas da Grécia, Mikonos é a combinação perfeita entre tradição e novidades. A arquitetura realça a herança histórica preservada ao longo dos séculos, como as famosas casinhas brancas com portas e janelas coloridas, igrejas a perder de vista e moinhos de vento.
Mikonos com suas casinhas brancas e azuis
Andando pelas simpáticas ruas de paralelepípedo de Mikonos também descobrimos a face “descolada” da ilha, boutiques famosas e lojas de produtos artesanais são algumas das surpresas por lá. O centro de Mikonos, assim como o de outras ilhas da região, foi construído para confundir invasores na antiguidade, por isso os caminhos parecem labirintos… E isso é o que torna tudo mais interessante!
Ruas de paralelepípedo em Mikonos
Passeios e compras em Mikonos
A dica é utilizar o tempo livre para se aventurar sem medo e descobrir de uma forma agradável cada cantinho escondido. A recompensa serão souvenirs que representam toda simplicidade e beleza do destino, muitos feitos artesanalmente e com todo o carinho. Por aqui encontramos artigos de decoração e grifes locais que ganharam destaque mundial, como Veloudakis. Para roupas e acessórios, Soho-Soho, na Rua Matogianni é uma das boutiques mais conhecidas e repleta de variedades.
Outro destaque são as joias, lembranças preferidas de muitos viajantes que passam por Mikonos. É praticamente impossível caminhar pelo Centro e não se deparar com uma dessas lojas, onde podemos comprar peças de prata e ouro de uma delicadeza sem igual e feitas à mão. Independente do orçamento para compras, vale o passeio!
Santorini: encantos sob a terra e no mar
O visual do mar azul intenso combinado às construções todas brancas é realmente paradisíaco em Santorini, daqueles que parecem ter saído de algum sonho bom. Na vila de Oia, ver o pôr do sol sobre o mar é impagável, um momento para levar para sempre na memória.
Pôr do sol na vila de Oia, Santorini
Ainda em Santorini, um deleite para o paladar são os vinhos considerados por muitos os melhores do país – e, para melhorar, vendidos a preços acessíveis. Sua produção é bem interessante, aproveitando o calor e as propriedades minerais do solo vulcânico para a plantação das uvas.
Nessa região chamada de caldeira de Santorini, visitar uma vinícola é mais do que um presente ao paladar, já que a vista aqui é igualmente maravilhosa. As erupções vulcânicas ao longo de milênios foram responsáveis por essas formações peculiares, que pedem para serem admiradas. Se em terra os encantos são muitos, passear de barco pelas encostas é uma forma de ampliar os olhares pelas ilhas gregas e contemplar essa vista dos deuses.
Degustação de vinhos gregos com vista para o mar
Encostas vulcânicas em Santorini
Conheça um pouco mais dos sabores da Grécia com a dica de 5 pratos gregos harmonizados com vinhos.