O complexo de Abu Simbel impressiona até mesmo os viajantes que já se depararam com outros famosos monumentos egípcios. Esses templos guardam algo de majestoso, sobretudo, enigmático e são impossíveis de se esquecer. A seguir, contamos por que consideramos essa atração indispensável em um roteiro para o Egito!

Por dentro da história

No reinado de Ramsés II, o sul do Egito ganhou um de seus maiores projetos arquitetônicos de todos os tempos. Esculpido na rocha, o complexo de Abu Simbel consiste em dois templos: um dedicado ao faraó e o outro a Nefertari, sua primeira esposa.

Templos de Abu Simbel
 Os dois templos de Abu Simbel

O maior deles retrata o faraó, incluindo quatro estátuas colossais que parecem “vigiar” a entrada. Aos seus pés, estão imagens dos inimigos conquistados por ele. Já o menor templo é igualmente belo e mostra a rainha com a mesma importância de Ramsés II. De acordo com pesquisadores, as construções datam de 1264 a.C. e levaram cerca de 20 anos para serem finalizadas!

Templo Ramsés II Abu Simbel
 Templo dedicado a Ramsés II
Templo Nefaertari Abu Simbel
 Templo dedicado a Nefertari

Apesar da história milenar, o local só foi redescoberto em 1813 pelo explorador suíço John Lewis Burckhardt. Graças a essa expedição, hoje temos o privilégio de conhecer Abu Simbel com toda a riqueza de detalhes de seu exterior, assim como as muitas salas de seu interior.

Curiosidades sobre os templos

Você sabia que a atual localização de Abu Simbel e não é a original? Entre 1964 e 1968, os templos foram deslocados para uma zona 65 metros mais alta. Essa decisão evitou que eles desaparecessem sob a água, já que essa era uma possível consequência da construção da represa de Aswan.

Após um apelo da UNESCO, diversos países se mobilizaram para tornar possível esse deslocamento, que custou aproximadamente 36 milhões de dólares! Um projeto ambicioso, mas essencial para manter a salvo esse legado egípcio para a humanidade.

reconstrução Abu Simbel
 Templo de Nefertari em 1968, após realocação

Por que visitar Abu Simbel?

Para começar, a relevância histórica do complexo de Abu Simbel é indiscutível – tanto que o local entrou para a lista de Patrimônios da Humanidade da UNESCO em 1979. Certamente, essa é uma daquelas vivências que enriquecem nossa bagagem cultural pelo mundo.

 Detalhes na fachada do Templo de Ramsés II

Além disso, vale citar que a atração vem ganhando destaque no Egito. Em 2017, por exemplo, o número de visitantes em Abu Simbel cresceu 160% em comparação ao ano anterior. Não à toa, aparece com milhares de avaliações cinco estrelas no TripAdvisor – principal site de opiniões relacionadas a turismo.

Viva essa experiência com assessoria total

Se o Egito está na sua lista de desejos, então saiba que é imprescindível escolher bem as empresas para realizar os passeios por lá. Na Donato Viagens, trabalhamos apenas com excelentes parceiros locais. Assim, contamos com toda a logística necessária para realizar um roteiro pelo país.

viagem em grupo Egito
viagem em grupo Egito
 Grupo da Donato no Egito, em março de 2019

Há décadas, promovemos grupos para esse destino. Por isso, afirmamos que ter uma programação bem definida e assessoria desde o embarque garante uma experiência completa e livre de preocupações no Egito! Conheça nosso grupo com acompanhamento, de 21 de fevereiro a 04 de março de 2023.

Se interessa pela história egípcia? Então, leia também:

10 curiosidades sobre o Egito que você provavelmente não conhecia

Egito, uma dádiva do Nilo para a humanidade

 

Mais Histórias

Próximos grupos

Se você tem paixão spor viajar, queremos te conhecer.

Se você gosta de estar sempre cercado de pessoas...

Atendimento WhatsApp

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira das 9h às 18h.

Contato

Estamos à disposição de segunda a sexta-feira das 9h às 18h para tirar dúvidas sobre os melhores roteiros nacionais e internacionais.

Contato

Estamos à disposição de segunda a sexta-feira das 9h às 18h para tirar dúvidas sobre os melhores roteiros nacionais e internacionais.