10 CURIOSIDADES SOBRE O EGITO QUE VOCÊ PROVAVELMENTE NÃO CONHECIA

11.11.2021 em Viagens e Destinos.
Autor do post: Priscila Esteves, publicitária e colaboradora da Donato.

Quando o assunto é curiosidades sobre o Egito, a lista é extensa e reforça o quanto o país é emblemático, misterioso e diverso. Com mais de 5 mil anos de história e um legado cultural e arquitetônico incontestável, a nação norte-africana desperta o imaginário até os dias de hoje.

Elencamos 10 fatos sobre o Egito antigo e atual que são bem curiosos!

Adoração aos gatos no Egito Antigo

Reverenciados como criaturas divinas, capazes de trazer boa sorte, os gatos ganhavam estátuas e até joias no Antigo Egito. Uma provável razão para essa afeição aos felinos foi seu valor para garantir o sustento dos egípcios. Afinal, eles combatiam os ratos que infestavam a região, evitando a destruição das colheitas de grãos e cereais.

gatos adorados no antigo egito

gatos adorados no antigo egito Estátuas de gatos encontradas ainda hoje nos mercados do Egito

Cleópatra, poder em vida e mistério após a morte

Mulher mais poderosa do Antigo Egito, Cleópatra governou por 22 anos e se destacou não apenas por sua beleza e caráter sedutor, mas pela inteligência e sagacidade. Fluente em nove idiomas, a rainha egípcia de origem ptolomaica foi imortalizada por sua história de poder e conquistas.

cleopatra rainha do Egito  Representação da rainha Cleópatra

Quanto à sua morte, a teoria mais aceita é a de que ela se suicidou ao permitir a picada de uma cobra venenosa. Um dos maiores mistérios da arqueologia, entretanto, é o paradeiro de sua tumba. Incansáveis, arqueólogos continuam a buscar e acreditam que estão no caminho certo. Quando descoberta, certamente terá um grande impacto na História!

A tradição das alianças de casamento

Se hoje usamos o anel no dedo anelar é porque, há milênios, os egípcios acreditavam que esse dedo tinha uma veia ligada diretamente ao coração. Mais tarde, a Igreja Católica incorporou a troca de alianças para representar o amor e o compromisso assumidos perante a Deus – já o formato em círculo representa o infinito.

A importância da negociação nas compras

Para quem caminha pelas ruas do Egito atualmente, negociar é algo cultural. Vale dizer que os comerciantes são insistentes para abordar clientes, mas também são abertos para abaixar o valor. Por isso, os viajantes que tentam barganhar geralmente conseguem um preço bem melhor do que o inicialmente proposto.

mercados egito souvenirs

mercados egito souvenirs

mercados egito souvenirs Lojas de souvenirs com produtos típicos do Egito, como tecidos e especiarias

Especialidades médicas entre os egípcios antigos

Embora misturada com a magia, a medicina no Egito Antigo era avançada, incluindo especialidades e técnicas usadas até hoje. Por exemplo, cirurgias de remoção de tumores, colocação de próteses e até tratamentos dentários. A mumificação foi essencial para tudo isso, pois permitiu extenso conhecimento da anatomia humana.

A origem do calendário como conhecemos

Os egípcios da Antiguidade foram responsáveis pelo calendário de 365 dias subdividido em 12 meses de 30 dias. No entanto, antes dessa convenção, eles já organizavam a agricultura de acordo com as variações das águas do Rio Nilo em três momentos: inundações, semeadura e colheita. Para antecipar essas estações, também usavam as estrelas como referencial.

curiosidades sobre o Egito Rio Nilo

Rio Nilo Egito  Nilo, rio essencial para o desenvolvimento social e econômico da região nordeste africana

Programas de TV sem beijo

Outra curiosidade sobre o Egito atual é a restrição de demonstrações de afeto. Beijos e abraços entre casais não são bem vistos em locais públicos, enquanto em programas de televisão ou cinema são inexistentes. Porém, é normal homens darem três beijos na bochecha para se cumprimentarem.

Benefício incomum da maquiagem

Mais do que um sinal de vaidade, acreditava-se que os egípcios antigos se maquiavam a fim de invocar a proteção dos deuses. Já no século XXI, um estudo de pesquisadores franceses descobriu que o cosmético servia como escudo para os olhos.

Nefertiti maquiagem egípcia  Representação da rainha Nefertiti com maquiagem típica egípcia

Não havia antibióticos naquela época, então o chumbo – usado em pequena concentração na maquiagem – ativava o sistema imunológico. Assim, poderiam combater bactérias comuns nas águas paradas do Nilo e tratar infecções oculares.

Egito Antigo e suas tradições familiares modernas

No que diz respeito à família, os costumes egípcios da Antiguidade eram bastante atuais. Por exemplo, o divórcio era permitido e as mulheres podiam ficar com os filhos e com parte dos bens do casal. Elas tinham autonomia, inclusive, para se casarem novamente. Além disso, casais que não conseguiam ter filhos eram incentivados a adotar.

A engenhosidade das pirâmides

Sem dúvidas, uma das maiores curiosidades sobre o Egito são suas pirâmides monumentais. Apesar de alguns acreditarem que essa foi uma façanha sobrenatural, a ciência consegue explicar a engenhosidade por trás da construção.

De acordo com cientistas da Universidade de Liverpool e do Instituto Francês de Arqueologia Oriental, os blocos de pedra eram deslocados com espécies de trenós de madeira. Os trabalhadores também contavam com o auxílio de cordas, alavancas e planos inclinados.

Pirâmide de Gizé Egito  As três mais famosas pirâmides do Egito, na península de Gizé: Quéops, Quéfren e Miquerinos

pirâmide de Quéops Egito Pirâmide de Quéops (“a Grande Pirâmide”), com 140 metros de altura e 230 metros de base

 

Conheça nosso grupo com acompanhamento para o Egito, que acontece de 23 de fevereiro a 06 de março de 2022

 

Quer receber a proposta diretamente no seu e-mail?

É só preencher o formulário abaixo!


Se você se interessa por curiosidades sobre o Egito, também vai gostar de ler:

Egito, uma dádiva do Nilo para a humanidade

 

Matérias relacionadas

10 FILMES IRLANDESES QUE VOCÊ PRECISA ASSISTIR

Assistir a filmes irlandeses é uma ótima forma de se aprofundar nessa cultura antes de uma visita. Para quem tem o destino na lista de desejos pelo mundo, ou simplesmente é um apaixonado pela sétima arte, indicamos uma lista com histórias inspiradoras.

BOAS DICAS PARA VOCÊ VIAJAR SEM SAIR DE CASA

Nossa equipe buscou diversas fontes de conhecimento, inclusive experiências de outros viajantes, para criar um conteúdo rico e interativo. Nessa matéria você irá encontrar um compilado de livros digitais, quizzes e playlists que criamos especialmente para inspirá-los nessa jornada de descobertas!

TRADIÇÕES AO REDOR DO MUNDO: QUANTAS DELAS VOCÊ CONHECE?

Estar aberto a explorar o novo é um hábito que podemos adquirir bem antes de embarcar, por exemplo ao ler sobre curiosidades e tradições ao redor do mundo. Clima, história, crenças e gastronomia são alguns dos muitos fatores que, combinados, tornam cada cultura simplesmente única! Elencamos cinco nações e contamos alguns de seus costumes mais marcantes. Quantos deles você conhece?

Ver todos os posts

Para participar com seus relatos, fotos ou sugestões de assuntos e viagens, por favor envie um e-mail para [email protected]

WhatsApp Chat×
Atendimento WhatsAppx
Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira das 9h às 18h