ÁFRICA DO SUL: BELEZA, VINHO E ANCESTRALIDADE

04.09.2019 em Viagens e Destinos.
Autor do post: Lila Guimarães, jornalista e colaboradora da Donato.

O que faz você viajar? Às vezes, é exatamente a resposta para esta pergunta que define o próximo destino! Quando sentimos aquela vontade de sair do lugar comum, de conectar com novos conhecimentos em paisagens diferentes é porque está na hora de ir para longe. É hora de cruzar o Oceano Atlântico e também encontrar do outro lado uma parte da nossa história.

África do Sul

A África toda é pura ancestralidade e cultura, mas a África do Sul, não à toa, está entre os lugares mais desejados do mundo para quem gosta de viajar. Lá, o estilo de vida contemporâneo é charmoso e cheio de originalidade e, em um pulo, estamos no meio dos cenários mais selvagens e inspiradores da região.

Olhar no mapa também pode ajudar a escolha da próxima viagem, pesquisar na Internet, ou mesmo conversar com amigos. Por isso, procuramos o Ronaldo Donato, diretor da Donato Viagens (leia mais sobre ele clicando aqui!), para saber mais sobre as suas experiências no país, que guarda na lembrança com uma das melhores pelo mundo.

Aliás, é para lá que a Donato vai com um grupo em maio de 2020 (contamos mais aqui!), e o roteiro partiu de ideias e vivências do próprio Ronaldo. “Muitos relacionam à África só com safari e não é só isso. Lógico que o safari é um ponto alto que tem que ser visitado, mas Cape Town (Cidade do Cabo) também surpreende. É uma cidade linda, moderna com alta gastronomia e perto de uma região de vinhos onde tive uma experiência incrível! O bairro Bo-Kaap, área que era definida exclusivamente para moradia dos escravos importados pelo domínio holandês e que hoje é um ponto turístico com suas casas coloridas, o Cabo da Boa Esperança, com toda sua história das navegações, são memórias marcantes e que realmente valem. Além disso, é possível sentir a alegria e o calor das pessoas que, embora tenham um passado recente sofrido, é um povo que faz de tudo para você se sentir bem!”, nos contou Ronaldo.

africa do sul viagem em grupo

  Vista aérea da Cidade do Cabo, foto Dan Grinwins, no Unsplash

cidade do cabo africa do sul

Bairro Bo-Kaap, foto Claudio Fonte, no Unsplash

Regiões produtoras

Ainda na Cidade do Cabo, Ronaldo também destaca a vida noturna de Waterfront com seus restaurantes e bares que são como um portal que nos levam aos melhores sabores africanos, especialmente, de seus vinhos famosos pela qualidade. Lá ele conheceu vinhos especiais como os dos vinhedos Delaire Graff e Babylonstoren, que ficam em pequenas cidades produtoras ali da região.

Franschhoek e Stellenbosch ficam a uma hora de carro da Cidade do Cabo. Essa viagem curta é linda e revela uma cultura antiga e muito verdadeira do vinho. Vinícolas e fazendas ali se transformaram em hospedarias e recebem de forma acolhedora os visitantes para imersões que podem ser de um dia ou mais.

Segundo a sommelière Luciana Natale*, Stellenbosch é um dos principais centros produtores de vinho da África do Sul, um lugar de pesquisa que produz vinhos com uvas utilizadas em Bordeaux (“corte bordalês”): a Cabernet Sauvignon, a Cabernet Franc e a Merlot. Já Franschhoek é um distrito pequeno, com vinhos de minúscula produção e de alta qualidade, com tintos de altíssima gama das uvas Shiraz, Cabernet Sauvignon e Merlot.

Vale Constantia é outra a região produtora de vinho nos arredores da Cidade do Cabo, e que será visitada no roteiro da Donato. Histórica, sua primeira fazenda vinícola foi fundada em 1685 por Simon Van der Stel. Podemos dizer então que Constantia é a mais antiga em produção de vinhos da África do Sul. Uma tradicional e renomada fonte de sabores dos mais antigos aos mais novos e premiados, como os produzidos na Constantia Glen, por exemplo.

vinícolas africa do sul

Vinhedo em Stellenbosch, foto Matthieu Joannon, no Unsplash

Vinhos especiais

“O Vin de Constance, da vinícola Klein Constantia, é um dos vinhos doces mais famosos do mundo, pois foi um dos preferidos do Napoleão Bonaparte, que, segundo relatos, consumia uma garrafa por dia durante seu exílio em Santa Helena. O vinho estaria também entre os preferidos Alexandre Dumas e Charles Baudelaire. Parece que será distribuído no Brasil a partir de setembro. Esperamos!”, nos contou Luciana.

A sommeliére ainda lembra que a uva emblemática, produzida quase exclusivamente no país, é a Pinotage (um cruzamento de Pinot Noir com Cinsault), mas a uva mais plantada é a branca Chenin Blanc. Por isso, para quem ama vinho, a ideia é também procurar por rótulos com essas uvas para que a experiência in loco seja a mais completa e autêntica possível.

Com esse panorama amplo de sabores e cenários, a África do Sul, como disse Ronaldo, é mesmo surpreendente e um lugar que merece ser conhecido. Ainda mais para quem quer juntar tantas paixões numa viagem só!

vinhos sul africanos

Brinde com vinho branco, foto Matthieu Joannon, no Unsplash

*Luciana Natale é sommelière formada pela ABS/SP (Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo) e ASI (Association de La Sommellerie Internacionale), professora, palestrante e consultora no mercado de vinho. Ministra aulas particulares ou em grupo para quem quer noções básicas ou se aprofundar no assunto. Também trabalha com elaboração de cardápios em restaurantes, treinamento de pessoal, e harmonização. Entre os endereços de São Paulo para os quais criou opções de harmonização com doces e salgados, está a Confeitaria Dama, considerada a melhor da cidade. Para entrar em contato com ela, deixamos aqui seu e-mail: [email protected]

Conheça o roteiro para a África do Sul clicando aqui!

 

Quer receber a proposta dessa viagem diretamente no seu e-mail?

É só preencher o formulário abaixo!


Matérias relacionadas

UM ENCONTRO COM O PURO SABOR DO VINHO SICILIANO

Alguns lugares no mundo são conhecidos por suas paisagens únicas e inconfundíveis. Outros, marcam por traços de sua cultura ou pelo sabor. A Itália é famosa por tudo isso e mais um pouco!

UMA VIAGEM PELOS 5 SENTIDOS NO CARMELO RESORT & SPA

No Carmelo Resort & Spa, cada momento traz um despertar de sensações. Completamente imerso na natureza, esse refúgio de luxo no Uruguai estimula nossos 5 sentidos em ambientes únicos e perfeitos para relaxar!

DICAS PARA EXPERIMENTAR DELICIOSOS VINHOS SUL-AMERICANOS

Uma lista de vinhos sul-americanos para experimentar o potencial da região e um papo sobre a bebida que amamos com a sommelière e viajante Eliane Mascarenhas.

Ver todos os posts

Para participar com seus relatos, fotos ou sugestões de assuntos e viagens, por favor envie um e-mail para [email protected]

WhatsApp Chat×
Atendimento WhatsAppx
Preencha os campos abaixo para falar com a nossa equipe

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira das 9h às 18h