Se você fizesse uma seleção de belezas naturais do Brasil que gostaria de conhecer, quais destinos incluiria? Provavelmente a lista seria longa, afinal nosso país é riquíssimo quando se trata da natureza!
Para ter uma ideia, um estudo do Journal of Sustainable Forestry estima que 14% de todas as espécies de árvores do planeta se encontram no Brasil. Assim também é nossa fauna, que leva o título de mais diversa do mundo. Inclui quase 130 mil espécies de animais, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Nada mais sensato para nós, viajantes conscientes, do que colaborar com a preservação de toda essa riqueza! Se você concorda com esse pensamento, vale conhecer dois destinos nacionais ótimos para praticar o ecoturismo. Embarque conosco nas belezas naturais do Pantanal e dos Lençóis Maranhenses.
Pantanal
Um dos 6 biomas brasileiros, o Pantanal é a maior planície inundável do mundo. No entanto, o período de cheias acontece apenas de outubro a abril, quando é necessário o uso de barcos e cavalos como meio de transporte. No resto do ano, é possível transitar normalmente pela região, que se divide entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.



O ecossistema do Pantanal
Outro fator essencial para a diversidade do Pantanal é ser um mosaico de ecossistemas, já que abrange parte da Amazônia, da Mata Atlântica e do Cerrado, além do Charco boliviano. Por toda essa relevância ambiental, o bioma foi declarado Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera pelas Nações Unidas no ano 2000.
Vale citar que existem projetos muito comprometidos com preservação de espécies típicas do Pantanal, por exemplo da arara-azul e da onça-pintada. Por isso, é tão importante buscar opções de acomodações que priorizam a sustentabilidade e o desenvolvimento da comunidade local na viagem ao Pantanal. Assim, podemos viver a experiência de contemplar a vida selvagem sem prejudicá-la de nenhuma forma!


Lençóis Maranhenses
Mais um destaque entre as belezas naturais do Brasil é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Esse oásis em meio a uma imensidão de dunas chega a ter 36 mil lagoas cristalinas, algumas com até 40 metros de altura! E as surpresas não param por aí. Aliás, o que impressiona é o poder da natureza em formar cenários tão grandiosos.



Os lençóis se estendem por 1550 km², isso equivale a uma cidade de São Paulo inteira e ainda sobram alguns quilômetros. Generosas também são as chuvas por lá, mas não pense que isso é um fator ruim. É justamente a alta pluviosidade a responsável pela formação das lagoas – por outro lado, há o período de secas.
Quando viajar para os Lençóis Maranhenses
Muita atenção ao escolher quando visitar a região no norte do Maranhão! De janeiro a abril, as lagoas começam a encher. Entre maio e setembro, há pouca chance de chover, com ápice entre junho e agosto porque as lagoas já estão bem cheias. Já de outubro a dezembro, quase não há chuva e as lagoas passam a secar.


Preservação
No quesito turismo consciente, o governo maranhense se empenha em manter intocada essa maravilha da natureza. Da mesma forma, são muito valorizados os costumes e tradições locais. Faz parte da experiência conhecer também os povoados no entorno do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, saborear a tradicional mandioca frita e tomar uma água de coco na pura tranquilidade de uma rede.
Cuidar dessa nossa terra, linda por natureza, é o mínimo que podemos fazer para retribuir!
Se você se interessa por belezas naturais do Brasil:
Teste seus conhecimentos com nosso quiz sobre destinos nacionais
Conheça nossa programação completa pelo Brasil e pelo mundo