COMO ARRUMAR A MALA DE VIAGENS PERFEITA — UM GUIA COMPLETO

11.10.2019 em Novidades e Inspirações.
Autor do post: Priscila Esteves, publicitária e colaboradora da Donato.

Quem nunca teve dúvidas na hora de arrumar a mala para viajar? Se você está começando agora a conhecer mais do mundo ou se já está acostumado a bater cartão no aeroporto, mas ainda não encontrou um método que funcione para organizar a bagagem, esse post foi feito para você! Criamos um guia completo para te ajudar nessa missão. Vamos lá?

Por fora da mala — escolha do modelo, tamanho e identificação

Resistente, prática e segura: a mala ideal

Para ser sua aliada pelo mundo afora, a mala precisa aguentar as longas jornadas nas esteiras dos aeroportos. Por isso, vale investir em modelos feitos com materiais resistentes, como o policarbonato. Outra dica é optar pelas rodinhas que giram 360º, facilitando imensamente a caminhada. Com elas você não precisará puxar a mala, apenas empurrar levemente, pois deslizam praticamente sozinhas.

mala de rodinhas viagem Mala com rodinhas 360º

A segurança também é primordial. Os modelos mais modernos costumam ter trava com senha já embutida na mala, mas se a sua não tiver, procure comprar um cadeado com senha ao invés de chave. Dessa forma, você não corre o risco de perdê-la em algum lugar ou esquecer no hotel.

Nos aeroportos, também existe a opção de contratar o envelopamento das malas com plástico filme. Esse serviço tende a proteger a bagagem contra riscos e arranhões, no entanto, nada garante que ela não seja aberta para inspeção dos agentes de segurança. Para evitar preocupações, carregue objetos de valor sempre na mala de mão, ok?

bagagem de mão viagem aeroporto Itens importantes e de valor devem ficar na sua mala de mão

Mala despachada X mala de mão

Para as malas despachadas, opte pelos materiais que suportam melhor o impacto, afinal, o transporte para entrar e sair da aeronave pode ser um pouco brusco. No caso das malas de mão, as de tecido também são interessantes, pois são mais maleáveis para se adequarem aos espaços reduzidos nas cabines do avião.

Em ambos os casos, um conselho importantíssimo: atente-se ao peso e ao número de bagagens incluídas no seu bilhete aéreo. Não existe uma regra única, isso pode variar de acordo com a companhia aérea e o assento contratado (classe econômica, comfort, executiva).

bagagem despachada viagem Leve em consideração o número de volumes despachados

Antes de arrumar a mala, visite o site da companhia para checar a franquia de bagagem. Agora se você já é um viajante Donato, fique despreocupado! Todas essas informações serão enviadas em um mini guia, repleto de outras dicas fundamentais para sua viagem (programação, clima, voos, hotéis, o que levar, indicações de restaurantes e muito mais).

guia viagem Material pré-viagem da Donato: caderno com a programação e dicas sobre o destino, porta documentos e cinta de mala bordada com o nome do viajante

Quer acompanhar nossos grupos e ver todas as novidades que postamos nas redes sociais? 
Siga a Donato no Facebook e no Instagram

Para deixar a mala com a sua cara 

Nada pior do que ter a mala trocada na esteira do aeroporto, certo? Para evitar esse aborrecimento, é bem simples. Coloque uma identificação pessoal, como fitas coloridas ou adesivos de lugares que você já visitou — ela ficará com a sua cara e você ainda terá souvernirs dessas viagens. Para quem já viaja com a Donato, nós recomendamos colocar a tag e a cinta de mala que são dadas como brinde na reunião pré-viagem.

tag mala viagem Tag de mala da Donato, na parte de dentro há um espaço para o viajante escrever seus dados pessoais

Por dentro da mala: tudo (e apenas) o que você realmente precisa

Conheça o destino para onde você vai

Sabe aquela frase “menos é mais”? Na hora de arrumar a mala, use ela como um mantra. Escolher peças de cores neutras e que combinam entre si é uma boa ideia, depois você pode variar apenas os acessórios. Pode ter certeza que o visual ficará completamente diferente!

Mas antes de tudo, verifique o clima previsto para a região na época da sua viagem e, especialmente, a variação de temperatura. Alguns sites como Accuweather, Climatempo e Weather são indicados para fazer essa busca.

arrumar a mala viagem verão A mala precisa refletir a estação do ano durante a época visitada

Evidentemente que os lugares mais quentes facilitam na hora de arrumar a mala. Já para os destinos mais frios, temos alguns truques. Primeiro, vista-se em camadas. Melhor do que um casaco super pesado é vestir algumas peças leves, mas que juntas trarão o mesmo resultado.

Uma segunda pele ou malha térmica, um suéter confortável e uma jaqueta corta-vento são uma ótima combinação. Aliás, o corta-vento é nosso must have em praticamente todas as viagens. Esse tipo de casaco tem uma tecnologia que mantém a temperatura do corpo e é uma peça leve e compacta. Depois de dobrado, fica bem pequeno e nem é necessário passar.

jaqueta corta vento A jaqueta corta-vento é um item indispensável para destinos mais frios

Outra dica: priorize conforto acima de tudo. Um sapato de salto alto pode ser elegante, mas será que faz sentido levar para um destino no campo ou em cidades com chão de paralelepípedo? Roupas que amassam fácil ou muito delicadas podem ser dispensadas também.

Faça algumas reflexões: Eu vou usar essa peça com certeza? Ela combina facilmente com outras três peças que estou levando? Vou me sentir confortável vestindo? Se a resposta for não, você já sabe o que deve fazer!

roupas arrumar a mala viagem Separe roupas confortáveis e que fazem sentido para a sua viagem

O que levar nas necessaires

Em relação aos produtos de higiene pessoal, reflita para levar apenas o necessário. Quando nos hospedamos em hotéis bacanas, já podemos contar com as amenities: sabonetes, shampoos, condicionadores e loções corporais. Também é fácil encontrar nas farmácias os produtos em tamanho reduzido, ou comprar embalagens pequenas próprias para viajar.

E já que estamos nesse assunto, não esqueça que a bagagem de mão só permite embalagens com conteúdo líquido ou pastoso inferior a 100ml — é regra e muitos aeroportos seguem à risca, ok? Se precisar levar líquidos com você, fique esperto quanto a isso e coloque os recipientes em uma necessaire transparente para facilitar na hora do raio-x, caso seja necessário.

amenities loccitane As amenities são uma praticidade oferecida pelos hotéis

Como organizar: dicas preciosas na hora de arrumar a mala

A organização faz toda a diferença

Existem alguns conselhos que são universais e todos nós já ouvimos falar, mas na hora de guardar as roupas na mala às vezes esquecemos. Deixar por baixo tecidos mais grossos ou que não amassam é uma delas. Guardar meias e outros itens pequenos dentro dos sapatos também poupa bastante espaço, assim como enrolar as roupas ao invés de dobrar. Mas nossa melhor dica é separar as roupas em organizadores de mala.

kit organizador arrumar a mala Kit de organizadores de mala da Donato

Quem viaja com a Donato há algum tempo provavelmente já ganhou nossos organizadores personalizados. Se você ainda não tem, é fácil comprar esses kits em diversos tamanhos e cores (clique aqui para ver uma busca na internet). Agrupar os itens parecidos irá te ajudar a encontrá-los com facilidade, além de deixar a mala organizada.

Por exemplo, os aparelhos eletrônios e fios: câmera, notebook, carregadores e a querida bateria portátil, que é nossa dica para ter carga no celular o dia inteiro sem depender de uma tomada. Lembrando que os plugs de tomada e a voltagem variam em cada destino, você pode conferir uma lista aqui ou aguardar o guia da Donato com todas essas informações para sua próxima viagem.

Crie o seu próprio guia 

Esperamos que tenha gostado dessas dicas, válidas para todos os tipos de viajantes. Mas ressaltamos que o conteúdo da mala deve sempre levar em consideração seus gostos e necessidades particulares. Que tal criar uma lista com alguns itens essenciais para usar como um guia pessoal? Assim você garante uma arrumação mais tranquila e não corre o risco de esquecer nada, como aquele par de óculos reserva ou a caixinha de remédios.

lista viagem arrumar a mala É muito importante criar sua lista de itens indispensáveis

Agora é só colocar as dicas em prática! Salve essa matéria nos seus favoritos para revisitar quando quiser e coloque uma música bem animada para começar a arrumação. Se precisar de inspiração, criamos uma playlist no Spotify com uma seleção musical especial para essa ocasião. Clique aqui para ouvir!

+ Conheça nosso calendário digital com os grupos da Donato para 2020

+ Leia os depoimentos dos nossos viajantes

 

Matérias relacionadas

DICAS DE COMO VIAJAR MAIS EM 2019

Para quem já viajou demais ou para aqueles que ainda precisam realizar alguns sonhos antigos pelo mundo, o texto de hoje reúne dicas práticas e básicas para que em 2019 todos possam viajar mais! Afinal, a vida assim fica muito mais interessante, os dias mais coloridos e ainda temos a chance de guardar as melhores paisagens na memória!

5 DICAS BÁSICAS PARA VOCÊ APRENDER A DOMINAR O SPOTIFY

O Spotify, maior serviço de streaming de músicas do mundo, existe para te trazer nostalgia, novas descobertas e um universo completo de ritmos e estilos musicais em apenas alguns cliques. Hoje contamos algumas dicas básicas que lhe farão um verdadeiro maestro do Spotify!

BOAS DICAS PARA VOCÊ VIAJAR SEM SAIR DE CASA

Nossa equipe buscou diversas fontes de conhecimento, inclusive experiências de outros viajantes, para criar um conteúdo rico e interativo. Nessa matéria você irá encontrar um compilado de livros digitais, quizzes e playlists que criamos especialmente para inspirá-los nessa jornada de descobertas!

Ver todos os posts

Para participar com seus relatos, fotos ou sugestões de assuntos e viagens, por favor envie um e-mail para [email protected]