CULINÁRIA LIBANESA: 5 PRATOS QUE VOCÊ PRECISA PROVAR

20.06.2022 em Novidades e Inspirações.
Autor do post: Priscila Esteves , publicitária e colaboradora da Donato.

Os apreciadores da boa mesa encontram na culinária libanesa pratos extraordinariamente diversos e aromáticos. A riqueza em temperos, ervas, frutas, verduras e legumes frescos caiu no gosto dos brasileiros e hoje podemos celebrar essa verdadeira herança gastronômica dos libaneses em nosso país.

Aliás, vale citar que a comunidade libanesa no Brasil supera a população do Líbano. De acordo com o Itamaraty, existem entre 7 e 10 milhões de descendentes de libaneses no Brasil, sendo que a população total do Líbano é de aproximadamente 6,8 milhões.

Então, é mais do que natural essa influência se apresentar, entre tantas formas, na gastronomia – uma paixão que ultrapassa fronteiras!

Que tal descobrir os sabores mais marcantes da culinária libanesa? Confira nossa seleção de pratos que você precisa provar:

Tabule, uma opção leve e nutritiva

culinária libanesa

Certamente, o tabule é um dos pratos mais apreciados no Líbano! Lá é frequentemente consumido como um aperitivo, assim como na salada. A receita inclui triguilho, tomate, suco de limão, pimenta, cebola, salsa, hortelã e outras ervas. Essa é uma combinação refrescante e, ao mesmo tempo, perfeita para refeições mais leves!

Veja a receita aqui.

Kibe: a verdadeira conexão Brasil – Líbano

kibe libanês

Se tem um prato libanês que se difundiu em nosso país, esse é o kibe! Consiste em um bolinho de massa de triguilho ou semolina, recheado com carne temperada com ervas, podendo ser servido cru, assado ou frito. Um preparo simples, mas que pode despertar a memória afetiva de muitos brasileiros!

Veja a receita aqui.

Coalhada seca para acompanhar os pães

Coalhada seca prato libanês

Acompanhamento indispensável nas mesas de culinária libanesa, a coalhada seca pode ser preparada em casa sem segredos. A princípio, você irá precisar de um iogurte natural cujo soro foi praticamente todo filtrado, além de azeite e alguns temperos. O resultado? Um creme firme e muito saboroso!

Veja a receita aqui.

Homus, outro clássico da culinária libanesa

homus receita libanesa

Também conhecido como “pasta árabe”, o homus tem como estrela o grão-de-bico. Embora tenha fama no Líbano, a autoria do prato é disputada entre diferentes países árabes – que variam a quantidade de tahine (pasta de gergelim), alho e limão. Em todas as suas versões, esse creme é ótimo para acompanhar pães e vegetais!

Veja a receita aqui.

Para adoçar, Baklava é a pedida

baklava culinária libanesa

Baklava é um tipo de pastel feito com uma pasta de nozes trituradas, envolvida em massa filo e banhada em xarope ou mel, existindo variedades que incluem pistache, avelãs e sementes de gergelim, papoula ou outros grãos.

Veja a receita aqui.

Origens da nossa família

Você sabia que a família Donato também é descendente de sírio-libaneses? Nosso fundador, Qamal Donato, era filho de imigrantes que chegaram ao Brasil no início do século XX. Por isso, falar sobre essa culinária também é relembrar um pouco da nossa história!

família donato 1ª geração da família Donato no Brasil, década de 1960

Tanto em viagens quanto no Brasil, Ronaldo – filho de Qamal e co-fundador da Donato – faz questão de incluir na rotina esses sabores típicos que tanto ama. Além de colocar a mão na massa, ele conhece alguns dos melhores restaurantes de culinária árabe em São Paulo. E, já que o tema pede, Ronaldo aproveitou para compartilhar seus preferidos!

Melhores restaurantes libaneses em São Paulo

Pode anotar que vem dica boa por aí, afinal, todos foram testados e aprovados pela família Donato:

Farabbud

Um local simples e descontraído com comida elegante e especialidades árabes em ambiente moderno e informal.

Endereço: Alameda dos Anapurus, 1253 – Moema, São Paulo. Conheça mais.

Sainte Marie Gastronomia

Restaurante libanês familiar, que serve pratos árabes tradicionais, por exemplo quibe cru e esfirras de queijo de cabra.

Endereço: R. Dom João Batista da Costa, 70 – Jardim Taboão, São Paulo. Conheça mais.

Brasserie Victoria

Orgulho e referência da cultura e culinária libanesa em São Paulo, o local tem opção à la carte, bem como buffet à vontade.

Endereço: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 545 – Itaim Bibi, São Paulo. Conheça mais.

Saj Restaurante Árabe

A rede oferece muitas receitas de família cheias de história, com alimentos frescos e saborosos.

Endereço: São diversas unidades na grande São Paulo e cidades próximas. Conheça mais.

 

Para provar a deliciosa culinária libanesa direto da fonte:

Conheça nosso grupo “Líbano e Turquia”, que acontece de 12 a 24 de outubro de 2022.

Matérias relacionadas

5 RESTAURANTES EM SÃO PAULO PARA CONHECER O MUNDO

A culinária é uma paixão que ultrapassa fronteiras. Não à toa, os restaurantes são locais que sempre atraem nossos olhares quando visitamos um novo destino. Para conhecer pratos típicos do mundo todo, separamos 5 dicas de restaurantes em São Paulo que valem a visita!

ANTIGOS SEGREDOS DE JERUSALÉM NOS PRATOS MAIS DESEJADOS DO MUNDO

Assaf Granit é um dos chefs mais badalados do momento. Ele e sua comida conquistaram território internacional e representam juntos a força cultural e histórica de Isarel, especialmente, de sua capital onde o chef nasceu e cresceu. O chef é a cara de uma Jerusalém que sabe orquestrar lindamente passado, presente e futuro.

5 DICAS DE PRATOS GREGOS HARMONIZADOS COM VINHOS

O povo grego sempre viu sua cultura como motivo de grande orgulho, e a culinária é uma dessas tradições que ultrapassam fronteiras e muito tem a nos inspirar. Hoje, separamos 5 opções de pratos gregos e suas harmonizações com vinhos do mundo todo, sugeridos pelo sommelier Ademar Pedrosa.

Ver todos os posts

Para participar com seus relatos, fotos ou sugestões de assuntos e viagens, por favor envie um e-mail para [email protected]