Uma boa mistura de culturas e belezas naturais a perder de vista são alguns dos charmes da Bahia. Quem tem a chance de conhecer esse paraíso tropical jura que lá a energia é diferente, os dias são mais alegres e os sabores incomparáveis. Pensando na riqueza da culinária baiana, separamos 5 pratos típicos que têm um lugar reservado no coração de quem os saboreou, inclusive no nosso.
ACARAJÉ
A miscigenação do povo brasileiro está intimamente ligada à culinária. E no Nordeste as raízes africanas são lembradas, entre tantas outras formas, pelo famoso acarajé. O prato é formado por uma explosão de sabores: feijão-fradinho, cebola e sal são a base para a massa, que é frita em azeite-de-dendê e recheada com a opção que preferir, como camarão seco, vatapá, caruru ou salada.
A pimenta também é muito presente e pode ser colocada a gosto. É importante prestar atenção na diferença entre acarajé “quente” e “frio”, que não tem a ver com a temperatura do recheio e sim com a quantidade de pimenta. Quanto mais quente, mais forte!
VATAPÁ
Também trazido ao Brasil pelos africanos, o vatapá tem presença obrigatória nos tabuleiros das baianas para rechear o acarajé. Como já dizia Dorival Caymmi “quem quiser vatapá, ô, que procure fazer, primeiro o fubá depois o dendê”.
E assim seguimos a extensa lista de ingredientes, que inclui castanha de caju, gengibre, pimenta-malagueta, amendoim, coco, gengibre e camarão (podendo ser substituído por peixe, bacalhau ou carne de frango). Essa combinação de doce e salgado, a princípio exótica, é a graça do vatapá. Um sabor incomum e surpreendente!
BOBÓ DE CAMARÃO
Bem temperado e de uma cremosidade sem igual, o bobó é feito com camarões refogados em temperos verdes, tomate e alho. Depois são acrescentados o leite de coco e o purê de mandioca, marcas registradas da receita baiana.
É acompanhado por arroz e pode incluir o tradicional dendê e uma série de outros temperos, então vale conhecer as variações e escolher sua preferida. Em qualquer uma delas, uma coisa é certa: você vai se apaixonar pelo aroma antes mesmo de provar.
COCADA DE FORNO
Mas nem só de salgado se faz a culinária da Bahia. As sobremesas também são maravilhosas, especialmente porque são feitas com ingredientes fresquinhos e com todo carinho que só o preparo caseiro tem. A cocada de forno é um doce simples, que leva basicamente coco, ovos, creme de leite e leite condensado, mas muito saboroso – ainda mais quando combinado ao sorvete de creme.
TAPIOCAS VARIADAS
A tapioca foi popularizada em várias regiões brasileiras, mas é importante lembrarmos sua origem, que vem de séculos. A farinha extraída da mandioca foi um grande componente da alimentação dos indígenas no período pré-colonização, e posteriormente também para os escravos.
Bem difundida nos estados do Norte e Nordeste, hoje a tapioca é uma comida de rua na Bahia. Se quiser um toque bem tradicional, experimente com coco ralado e raspas de queijo coalho. Mas os recheios são muito versáteis, permitindo ingredientes salgados e doces!
Se essas iguarias te deixaram com água na boca, que tal separar um dia para preparar as receitas em casa?
Quer conversar com nossas consultoras de vendas?
É só preencher o formulário abaixo!
Aprecia gastronomia internacional?
Baixe nosso e-book: Culinária ao redor do mundo