POR QUE VIAJAR TRAZ TANTA FELICIDADE?
Se você é um viajante, sabe bem do que estamos falando. Conhecer lugares novos desperta em nós uma felicidade repentina que muitas vezes se inicia no momento em que escolhemos o destino da próxima aventura.
Para quem já viajou demais ou para aqueles que ainda precisam realizar alguns sonhos antigos pelo mundo, o texto de hoje reúne dicas práticas e básicas para que todos possam viajar mais! Afinal, a vida assim fica muito mais interessante, os dias mais coloridos e ainda temos a chance de guardar as melhores paisagens na memória!
Aqui na Donato vivemos para isso e com pessoas apaixonadas por tudo o que uma boa viagem nos proporciona! Vamos então aos passos para um passaporte mais carimbado ou por mais milhas percorridas em território nacional!
Um projeto de viagem nasce com a vontade genuína de viajar! Parece óbvio pensar assim, mas não são todos que realmente querem ou se propõem a sair do lugar comum, da sua cidade, do conforto e da companhia da família para embarcar numa experiência nova longe de casa.
Viajar pode ser um desafio. Há quem sinta ansiedade ou inseguranças de todos os tipos. É natural. Mas o que faz então a gente querer se deslocar tanto e investir numa viagem diferente ou mesmo na volta a um lugar que amamos? É esse desejo de respirar um novo ar, ver outras paisagens, provar sabores inusitados e sentir que a vida está sempre nos presenteando, especialmente, quando tomamos a iniciativa.
Precisamos ver o pote de ouro atrás do tal arco-íris, saber se o frio do inverno parisiense congela o nariz ou aquece o coração quando paramos num café para tomar algo gostoso. É preciso que essa vontade seja real e forte a ponto de nos fazer tomar a primeira atitude, que na verdade é o segundo passo para viajar mais, como falamos abaixo:
São tantos os lugares maravilhosos no mundo! Dos mais exóticos e distantes aos cenários clássicos que vemos nos filmes, tem para todo gosto e toda fase da vida. Mais um segredo para quem pensar em viajar mais no próximo ano é começar uma pesquisa interior. Que tipo de viagem eu quero, eu preciso, eu ainda não fiz? Ou… será que estou com vontade de ir para os países Asiáticos? Preciso de férias no Caribe? Montanha ou litoral? Qual época do ano estarei mais preparado ou livre para isso? Quero ver o frio, viver a primavera ou o verão de algum lugar interessante no mundo? Qual o estilo de lugar que quero visitar?
Depois de tantas perguntas e algumas respostas, vamos à pesquisa de fato. Pela Internet ou em conversas com amigos, vamos descobrindo particularidades dos lugares que temos curiosidade de visitar. Entendemos a dinâmica, clima e melhor época do ano para explorar seus recantos.
Estudar o calendário do ano é importante quando temos compromissos de trabalho ou com a família. Saber quando caem os feriados para quem está na ativa é um truque para emendar com as férias e prolongar os dias de viagem. Saber as datas das festas da família como aniversário, casamento, bodas em geral, batizados e outras celebrações também nos ajudam a organizar a agenda do ano. Assim, não perdemos eventos importantes e podemos planejar com calma o melhores períodos para as viagens.
Outra dica prática e básica: ter uma agenda ou um calendário na parede de casa, marque suas datas preferidas, as estações do ano que gosta em cada continente e comece a sonhar com a viagem que está cada vez mais possível de acontecer!
Se o receio de viajar é falta de companhia ou se viajar acompanhado faz todo sentido, a dica é procurar amigos e familiares que estejam com essa mesma vontade de ver o mundo! Quem sabe uma vizinha, uma sobrinha ou um velho amigo estão com a mesma ideia e não sabem por onde começar o plano de viagem?
Outra opção para viajar acompanhado é procurar grupos que partem juntos para uma mesma experiência, como os nossos, claro! Assim tudo fica mais fácil e seguro. Viajamos com pessoas que apreciam arte, gastronomia, mas também sabem valorizar momentos simples e o silêncio para contemplar o entorno. Sempre ficamos amigos ao longo das viagens e descobrimos afinidades que marcam encontros duradouros.
Contas e previsões de gasto são colocados lado a lado neste momento do planejamento da viagem. Agora temos noção da nossa realidade e o quanto poderemos viajar. Uma viagem longa? Uma viagem mais curta? Duas viagens ou até mais?
Se viajar é uma prioridade, então já temos meio caminho andado, pois por todo o ano nos preparamos para investir no que importa. Se ainda não é um foco, mas existe muita vontade, o ideal é começarmos a destinar uma parcela do orçamento anual para as viagens. Muitas vezes, quando já sabemos para onde queremos ir, deixamos de gastar dinheiro à toa ou com bobagens que não fazem mais sentido. Para aqueles que não resistem a uma comprinha, vale lembrar que muito melhor é passear pelas lojas da Via Condotti, em Roma, ou pelas irresistíveis vitrines da Quinta Avenida em NY…
Tudo certo! Hora do embarque! Aquilo que era só uma vontade agora está prestes a marcar nossa vida para sempre. Tudo vai se transformar em memória e histórias que vamos contar aos amigos que ficaram e aos novos que fazemos pelo caminho, em cada nova cidade ou a cada grupo. Essa alegria no final de tanta especulação e planejamento não tem preço e é o que nos motiva todo ano!
Hoje em dia, é muito mais fácil viajar, temos muito mais oportunidade de conhecer o mundo do que nossos pais e avós. Somos privilegiados por isso e não temos como fechar os olhos para essa maravilha de realidade!
Nosso maior desejo para todos que nos acompanham por aqui é que esse seja um ano de desafios, de muitas viagens, de novos sonhos e realizações. Renovem o repertório de vivências, de historias e de energia! Esperamos que tenham gostado das dicas e acreditem nelas, são nossas melhores aliadas nesse momento em que o mundo está tão aberto para nos conhecer!
Gosta de viajar na leitura?
Criamos um livro digital com dicas preciosas. São 15 livros imperdíveis para conhecer o mundo!
Se você é um viajante, sabe bem do que estamos falando. Conhecer lugares novos desperta em nós uma felicidade repentina que muitas vezes se inicia no momento em que escolhemos o destino da próxima aventura.
Viajar em grupo é maravilhoso e estar entre amigos faz tudo ficar mais dinâmico. As conversas entre uma cidade e outra no ônibus ou mesmo num bom restaurante trazem outros olhares e a inigualável sensação de compartilhar o que há de mais interessante!
Viajar com a segurança de que tudo vai dar certo não tem preço! É isso que faz com que todo o caminho, desde a preparação da mala até a volta para casa, seja pleno de alegria e de tranquilidade. E é exatamente sobre isso que vamos conversar aqui, sobre como algumas escolhas impactam no valor de nossas viagens e por quê.
Para participar com seus relatos, fotos ou sugestões de assuntos e viagens, por favor envie um e-mail para [email protected]
Envie este post para um amigo!