DICAS PARA EXPERIMENTAR DELICIOSOS VINHOS SUL-AMERICANOS

26.02.2019 em Viagens e Destinos.
Autor do post: Lila Guimarães, jornalista e colaboradora da Donato.

Faz algum tempo abrimos os olhos para vinhos produzidos fora da Europa e passamos a valorizar também outros rótulos com sutilezas que encantam o paladar dos mais exigentes. Alguns países da América do Sul, como Chile e Argentina, têm gerado safras especiais e ganhado destaque nesse universo repleto de ofertas. Além das adegas e das lojas especializadas, hoje em qualquer mercado é possível encontrar vinhos de origens diversas. Ficou fácil o acesso aos bons vinhos (de todos os preços, para todos os bolsos) e certa a dúvida na hora de escolher o que levar para casa.

Conversamos sobre o assunto com a sommelière e idealizadora da Escola do Vinho, em Recife, Eliane Mascarenhas. Ela nos contou suas impressões sobre os vinhos sul-americanos, peculiaridades de algumas das regiões produtoras mais expressivas e ainda aponta seus rótulos preferidos.

“O Novo Mundo e a América do Sul têm vinhos maravilhosos! Gosto muito dos chilenos, os argentinos também estão incríveis, assim como os brasileiros, estes principalmente quando são espumantes. No Chile, a uva emblemática é a Carmenère, apesar de ser a Cabernet Sauvignon a casta mais plantada. A Argentina possui as maiores plantações da uva Malbec, e no Brasil tem-se como importante a uva Merlot. Mendoza, na Argentina, domina a produção de vinho do país e em Salta encontramos os vinhedos mais altos do mundo, em torno de 3.000 de altitude (a altitude influencia o sabor e as características de cada tipo de vinho, às vezes trazendo mais acidez e leveza para a bebida). Os vinhedos do Chile se estendem por uma área superior a 900 km. Então, escolher um vinho da América do Sul para levar para casa é, hoje, uma ótima oportunidade de viver uma excelente experiência”, disse Eliane que tem uma história de amor antiga com os vinhos.

“Há muitos anos me interesso por vinhos, mas só consegui me dedicar a estudos aprofundados quando me aposentei, há quatro anos, e fiz cursos na ABS (Associação Brasileira de Sommeliers) e na WSET (Wine & Spirit Education Trust), sendo certificada como Sommelière. Também sempre gostei de viajar. Quando fiz os cursos, passei a programar passeios que incluíssem atividades enogastronômicas e visitas a vinícolas. Recentemente estive na Serra Gaúcha e em Mendoza”, completou a sommelière que no ano passado foi à Provence com a Donato e lá certamente provou vinhos excelentes.

Com muito mais do que curiosidade e uma bagagem cada vez mais robusta, Eliane tem a sua lista de vinhos preferidos e, da América do Sul, destaca os seguintes rótulos:

. DV Catena Vineyard Designated Nicasia Vineyard 2003 (Argentina)

. Alfa Crux Malbec 2006 (Argentina)

. Sol de Sol 2007 (Chile)

. Villa Francioni Sauvignon Blanc 2009 (Brasil)

. Miolo RAR 2005 (Brasil)

Todos ótimas opções também para presentear. Anotado?

Outra dica para quem gosta da bebida é acompanhar os grupos de viagem da Donato que incluem experiências com os melhores vinhos da região. Em outubro, Mendoza e Salta estão na nossa agenda (conheçam o roteiro aqui)!

Foto: Vicki Smith

 

Matérias relacionadas

5 DICAS EM SÃO PAULO PARA QUEM AMA VINHOS

Viagens enogastronômicas são grandes oportunidades de encontrar sabores excepcionais pelo mundo e conhecer as particularidades de cada região. Na história da Donato, já conhecemos alguns dos vinhos mais especiais em roteiros pela Itália e a França.

5 DICAS DE PRATOS GREGOS HARMONIZADOS COM VINHOS

O povo grego sempre viu sua cultura como motivo de grande orgulho, e a culinária é uma dessas tradições que ultrapassam fronteiras e muito tem a nos inspirar. Hoje, separamos 5 opções de pratos gregos e suas harmonizações com vinhos do mundo todo, sugeridos pelo sommelier Ademar Pedrosa.

DICAS DE COMO VIAJAR MAIS EM 2019

Para quem já viajou demais ou para aqueles que ainda precisam realizar alguns sonhos antigos pelo mundo, o texto de hoje reúne dicas práticas e básicas para que em 2019 todos possam viajar mais! Afinal, a vida assim fica muito mais interessante, os dias mais coloridos e ainda temos a chance de guardar as melhores paisagens na memória!

Ver todos os posts

Para participar com seus relatos, fotos ou sugestões de assuntos e viagens, por favor envie um e-mail para [email protected]