Coqueiros, brisa, mar, rede, preguiça, água de coco de um lado. Aeroporto privativo, monitores, bufês de categoria internacional, SPA, serviço eficiente e toda a tecnologia necessária do dia a dia de outro. Essa é a receita do Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba. De selvagem, este resort premium só tem a praia que se estende por uma orla de 5 quilômetros, com suas águas e ondas intermitentes.
Localizado na região de Una, no sul da Bahia, aquela ilha parecia longe demais dos eventuais turistas. Seria mais fácil construir uma ponte ligando a ilha ao continente, mas isso foi descartado, pois comprometeria a magia do lugar. E para quem tem a intenção de passar uma temporada ali, mágica parece uma palavra apropriada quando se vê de perto o grandioso resultado.
O Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba tenta pisar devagarinho naquele chão coberto de florestas. Mantém programas de preservação em seu entorno, trata a água usada pelos hóspedes, transforma o lixo orgânico em compostagem. Projetos sociais e ambientais melhoram a qualidade de vida da população local, que é preferencialmente empregada no hotel. Visitas ao hotel e incentivo às manifestações culturais da comunidade do entorno tornam o empreendimento socialmente sustentável.