LA RIOJA, SEUS VINHOS E SABORES

23.04.2019 em Viagens e Destinos.
Autor do post: Lila Guimarães, jornalista e colaboradora da Donato

Visitar regiões produtoras de vinhos especiais é daquelas experiências difíceis de contar, mas impossíveis de esquecer. La Rioja, no Norte da Espanha, é ideal para quem procura uma imersão em seus sabores e tradições. Linda, ela é prolífera, extensa, e abrange três sub-regiões que são um verdadeiro paraíso para os amantes do vinho. Além disso, é considerada a “Bordeaux da Espanha”, produzindo safras que certamente estão entre as melhores e mais premiadas do mundo.

Em outubro deste ano, a Donato parte para uma viagem pelo Norte da Espanha que também passa pelas vinícolas de La Rioja para um dia inteiro de degustação. Para conhecermos mais sobre o sabor do “vinho Rioja”, conversamos com a sommelière paulistana Luciana Natale*, fã das peculiaridades da região. A ideia aqui é inspirar, claro, porque imperdível mesmo é beber direto na fonte!

 

Fotos: Copyright IStock, Getty Images e Unsplash

Para começar, Luciana destaca que a região espanhola produz vinhos encorpados, geralmente com o uso de madeira (Carvalho). “Os produtores, experientes, buscam o perfeito equilíbrio entre a madeira e a fruta, gerando vinhos de enorme complexidade, elegância e classe. A principal uva tinta de lá é a Tempranillo, mas têm enorme relevância também Garnacha, Mazuelo, Graciano, Maturana Tinta. Dentre as uvas brancas, destacam-se Macabeu, Malvasia, Garnacha Branca.”

Segundo a sommelière, existem pratos típicos que acompanham muito bem os “vinhos Rioja”: batatas a riojana (ensopado de batatas com chouriço, azeite, cebola); huevos a la riojana (ovos duros refogados numa caçarola, com alho e pimentão seco, servidos com uma espécie de rabanada); por exemplo.

Por aqui, no Brasil, é possível ir testando os sabores de La Rioja com vinhos indicados por Luciana, como o Marqués de Tomares Reserva; o Marqués de Riscal Gran Reserva; o Barón de Oja Crianza; e, segundo ela, “caro, mas excepcional”, o Viña Tondonia Reserva.

“Essa é uma região maravilhosa! E agora o mercado internacional está com uma enorme expectativa, já que, a partir de 2019, começará a produção de vinhos espumantes com as uvas de lá e que serão denominados “vinos espumosos de calidad”. Vamos esperar!”, Luciana termina com entusiasmo a nossa conversa breve, mas muito interessante!

*Luciana Natale é sommelière formada pela ABS/SP (Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo) e ASI (Association de La Sommellerie Internacionale), professora, palestrante e consultora no mercado de vinho. Ministra aulas particulares ou em grupo para quem quer noções básicas ou se aprofundar no assunto. Também trabalha com elaboração de cardápios em restaurantes, treinamento de pessoal, e harmonização. Entre os endereços de São Paulo para os quais criou opções de harmonização com doces e salgados, está a Confeitaria Dama, considerada a melhor da cidade. Para entrar em contato com ela, deixamos aqui seu e-mail: [email protected]

Aproveitamos para indicar a leitura dos seguintes posts: 5 Dicas em São Paulo para quem ama vinhos (para quem vive ou visita a cidade, as dicas vão desde restaurante à escola de vinho); Um encontro com o puro sabor do vinho siciliano (um relato sobre um dia de degustação com almoço harmonizado, na Vinícola DonnaFugata, durante uma viagem em grupo); Dicas para experimentar deliciosos vinhos sul-americanos (as regiões mais promissoras da América do Sul e dicas de rótulos imperdíveis para experimentar no Brasil); e 5 Dicas de pratos gregos harmonizados com vinhos (uma lista de vinhos do mundo todo que podem ressaltar sabores da culinária grega).

Leiam sobre nosso roteiro pelo Norte da Espanha com passagem por La Rioja

 

Quer receber a proposta dessa viagem com todos os detalhes diretamente no seu e-mail?

É só preencher o formulário abaixo!


 

Matérias relacionadas

5 DICAS EM SÃO PAULO PARA QUEM AMA VINHOS

Viagens enogastronômicas são grandes oportunidades de encontrar sabores excepcionais pelo mundo e conhecer as particularidades de cada região. Na história da Donato, já conhecemos alguns dos vinhos mais especiais em roteiros pela Itália e a França.

DICAS PARA EXPERIMENTAR DELICIOSOS VINHOS SUL-AMERICANOS

Uma lista de vinhos sul-americanos para experimentar o potencial da região e um papo sobre a bebida que amamos com a sommelière e viajante Eliane Mascarenhas.

5 DICAS DE PRATOS GREGOS HARMONIZADOS COM VINHOS

O povo grego sempre viu sua cultura como motivo de grande orgulho, e a culinária é uma dessas tradições que ultrapassam fronteiras e muito tem a nos inspirar. Hoje, separamos 5 opções de pratos gregos e suas harmonizações com vinhos do mundo todo, sugeridos pelo sommelier Ademar Pedrosa.

Ver todos os posts

Para participar com seus relatos, fotos ou sugestões de assuntos e viagens, por favor envie um e-mail para [email protected]

WhatsApp Chat×
Atendimento WhatsAppx
Preencha os campos abaixo para começar o atendimento