Em 2024, nossas lembranças de viagem guardam o sabor da descoberta. Desde os coloridos mercados asiáticos até os fiordes noruegueses, em dez expedições distintas, desvendamos paisagens exuberantes, imersos em culturas milenares e experiências sensoriais.
Em cada uma delas, sonhos foram tecidos, memórias foram forjadas, e a alma de cada viajante foi nutrida. Neste relato, convidamos você a partilhar conosco as emoções e as descobertas que marcaram essas jornadas.
Sudeste Asiático
Passeando pelos mercados vibrantes de Bangkok, nos encantamos com a simpatia e a espontaneidade dos tailandeses. Enquanto nas águas do Mekong, sentimos a verdadeira paz que envolve os cenários do Laos. Nos aprofundamos na história de força e resiliência do Vietnã e enfim seguimos rumo ao Camboja, lar dos monumentais Templos de Angkor.
Grand Palace de Bangkok, na Tailândia
Cruzeiro Fluvial Normandia
Navegando pelo norte da França, tivemos oportunidade de caminhar pelas praias que testemunharam o histórico Dia D. E, então, a atmosfera artística da região ditou o ritmo da viagem. Ali desvendamos paisagens que inspiraram o mestre Monet em Honfleur, bem como em Giverny, e nos emocionamos em Auvers-sur-Oise, onde o gênio de Van Gogh encontrou seu último refúgio.
Jardins de Monet, em Giverny
Coreia do Sul
País dos doramas e bandas de k-pop, a Coreia do Sul nos revelou seu lado além da cultura pop. Enquanto os arranha-céus preenchiam o céu da capital, templos ancestrais transbordavam a espiritualidade deste povo. Das ruínas históricas de Gyeongju ao litoral de Busan, seguimos para Singapura, onde a nação do futuro reluziu com suas construções ultramodernas.
Haedong Yonggungsa, o “Templo do Dragão” em Busan
Escandinávia
Quando o verão trouxe o calor tão esperado nos países nórdicos, pousamos em Helsinque – uma joia da arquitetura e do design. Admiramos os palácios da Suécia e a qualidade de vida excepcional da Dinamarca. Certamente, um dos momentos mais aguardados aconteceu na Noruega: uma imersão na beleza monumental dos fiordes.
Hotel Ullensvang com vista para o fiorde de Hardanger, Noruega
Cruzeiro Fluvial Douro
Antes mesmo de iniciar nossa navegação, as paisagens verdes dos Açores e o colorido das ruas de Aveiro nos cativaram. Em seguida, no Vale do Douro, as encostas cobertas de vinhas e aldeias pitorescas nos trouxeram uma perspectiva intimista de uma valiosa tradição – a vinicultura. Com o melodioso fado tocando ao fundo, brindamos a alegria e o prazer que é visitar Portugal.
Almoço acompanhado por vinhos, em Aveiro
Lençóis Maranhenses
O azul cristalino das lagoas e a imensidão das dunas marcaram nossos dias no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Após mergulhos revigorantes e um pôr-do-sol inesquecível, tivemos ainda momentos de pura descontração na capital, São Luís. Aliás, a deliciosa culinária e a receptividade dos maranhenses sempre permeiam nossas viagens por lá.
Lagoa de água doce no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Ístria
No coração da Europa, a região que abrange parte da Croácia e da Eslovênia exibiu suas paisagens bucólicas, com o eterno charme mediterrâneo. Um lugar especial para todos que apreciam a boa mesa, assim como nós. Não faltaram pelo nosso caminho degustações de vinho, azeites e ostras fresquinhas no litoral de Rovinj.
Degustação de ostras recém-capturadas em Rovinj
Grand Amazon Expedition
A bordo do hotel flutuante Grand Amazon Expedition, ao som do canto dos pássaros, sentimos o pulsar da vida às margens do Rio Negro. A cada dia, descobrimos mais um pouco da essência da Amazônia, a história dos povos originários, suas lendas e tradições. Além disso, trouxemos para casa a conscientização de se preservar a floresta e sua incrível biodiversidade.
Rumo aos igarapés da Amazônia
Japão
No País do Sol Nascente, adentramos um mundo onde tradição e modernidade se entrelaçam em perfeita harmonia. Das ruas iluminadas da capital, Tóquio, partimos rumo a um Japão rural. E logo que chegamos a Kyoto, a sensação era de caminhar pelas paisagens de um conto antigo. Contemplativo e sereno, o caminho ao topo do Monte Fuji também arrancou suspiros.
Templo em Kyoto, Japão
Cruzeiro Fluvial Mercados de Natal
Às margens do Danúbio, os tradicionais mercados europeus espalham a magia do Natal. Terra da valsa, bem como da música clássica, Viena foi a primeira parada da nossa viagem. Já em Budapeste, seguimos os aromas tentadores de especiarias, bolos e vinho quente que preenchiam o ar. Por fim, Bratislava, transpareceu seu charme medieval e enriqueceu nossa bagagem de memórias preciosas.
Mercado de Natal em Bratislava, capital da Eslováquia
+ Viagem em grupo: desvende o mundo com conforto e acompanhamento desde o embarque.
+ Não quer perder as novidades? Então, acompanhe os próximos embarques no Instagram da Donato.
+ Descubra nosso jeito de viajar, com roteiros planejados especialmente para viajantes acima dos 60.