Nada melhor do que viver bem, dia após dia, ter uma vida criativa e ativa na companhia de amigos e da família! Essas, afinal, são conquistas de uma vida inteira que, com a maturidade, ganharam um outro sabor.
Agora, é tempo de curtir, se dedicar às alegrias dos momentos que transbordam o raro valor do simples e do essencial. Experiências que a médica e professora Francy Patrício compartilha com a gente em entrevista para a nossa série de matérias e vídeos MEU TEMPO NO MUNDO.
Depois de 43 anos divididos entre os cuidados com os dois filhos, uma carreira de sucesso na medicina pediátrica e cargos acadêmicos de destaque, Francy celebra a liberdade da nova fase! Sem aquelas preocupações de sempre, com os filhos crescidos e as atividades de trabalho reduzidas, é tempo de olhar para dentro e fazer tudo o que mais gosta.
Francy Patrício em foto por Victor Affaro
Clube de leitura, aulas de aquarela, canto no coral e viagens pelo Brasil e o mundo preenchem sua vontade de viver intensamente. “Tenho sempre companhia e minha vida é cheia de compromissos. Nessa fase da vida é muito importante ter amigos. Vamos ao cinema, teatro, tomamos chope. A amizade é um tesouro, e com o passar do tempo ela também vai amadurecendo, mas temos que cultivar”, nos contou Francy.
Uma das motivações para as viagens é também a possibilidade de se conectar com pessoas novas, como aconteceu recentemente durante uma viagem pela Amazônia. “Estava com pessoas muito interessantes e foi tudo muito bom. Fazer amizades é um dos prazeres de qualquer viagem, além de adquirir experiência de vida e de relacionamento.”
Sobre a passagem pela Amazônia, ela fala com emoção e destaca como um dos episódios mais marcantes da vida, onde viu cenários estonteantes ao longo do Rio Negro, por onde navegou em um cruzeiro que não pode esquecer. “Me considerava uma brasileira envergonhada porque não conhecia a Amazônia. Manaus também tem coisas lindas e é cheio de contraste, como todo o Brasil. Agora quero conhecer o Pará, visitar a Ilha de Marajó, Alter do Chão e suas ilhas fluviais. Gosto de ir ao exterior, mas têm coisas no Brasil que eu quero ver mais.”
Fora daqui, ela ainda tem o sonho de conhecer Machu Picchu para ver de perto sua história em monumentos a céu aberto e seus sítios arqueológicos, outro assunto que a interessa e muito! Depois dessa conversa, a impressão que Francy nos deixou foi de que, seja onde for, é sempre tempo de se deixar tocar e transformar, renovar e estar de corpo e alma vibrantes neste mundo que hoje temos nas mãos!
Leiam mais sobre a série MEU TEMPO NO MUNDO aqui!
Vejam a seguir um trecho da entrevista da Francy Patrício:
Livro digital MEU TEMPO NO MUNDO
Juntamos todas as histórias dessa série em um só local.
Baixe gratuitamente aqui.