A Croácia combina cidades históricas a uma natureza privilegiada, com um clima ensolarado e que convida o viajante a curtir sem pressa alguma. Lar de praias paradisíacas, fortalezas medievais e regiões vinícolas, o destino ainda exibe um parque entre os mais deslumbrantes do mundo!
Continue lendo para descobrir seis lugares indispensáveis em um roteiro para a Croácia.
Muralhas de Dubrovnik
Dubrovnik é uma das cidades mais amadas da Croácia, com belas praias e construções emblemáticas. Seu título de “Pérola do Adriático” não foi dado à toa, afinal, ela se reergueu após o domínio de diversos povos e bombardeios sofridos em sua Guerra de Independência, em 1991.


Hoje, Dubrovnik transparece essa força e resiliência em sua arquitetura. Sua cidade murada é a atração preferida dos aficionados por história, sobretudo medieval. Caso você não tenha reconhecido, o local foi cenário da série da HBO “Game of Thrones”, uma ficção épica sobre o poder entre dinastias.
Caminhar por essas ruas é como entrar em um portal ao passado, simplesmente emocionante!
Parque Nacional dos Lagos de Plitvice
O parque nacional mais conhecido da Croácia também figura na concorrida Lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO. São 16 lagos unidos por cachoeiras, que formam um visual único no mundo! Mostramos mais nesse outro post do nosso blog.


Através de uma rede de caminhos, os visitantes podem acessar facilmente as inúmeras cachoeiras e as margens rochosas do lago. Certamente, Plitvice é um dos passeios mais esperados em nosso grupo com acompanhamento para a Croácia.
Cidade Alta de Zagreb
Um local indispensável para sua lista do que fazer na Croácia é a capital, Zagreb. Mais especificamente, a Cidade Alta, onde se destacam edifícios imponentes, bem como museus, igrejas e outros monumentos ancestrais.

Ali encontramos a tradicional Igreja de São Marcos, com seu telhado de azulejos coloridos, formando os brasões de armas da Croácia. Zagreb guarda uma história quase milenar e, ainda assim, tem alma jovem e um clima vibrante que vale sentir de perto.

Para conhecer mais profundamente a capital croata, recomendamos a leitura desse outro post.
Região vinícola de Zagorje
No quesito vinicultura, talvez a Croácia não seja o primeiro país que vem à sua mente. No entanto, ela surpreende ao ser responsável por vinhos excelentes, em especial, os feitos com uva branca. Aliás, a história croata na produção dessa bebida é antiga: foi trazida pelos gregos há pelo menos 2.500 anos!
E quem visita Zagorje tem o prazer de descobrir os resultados dessa prática, uma vez que a região foi presenteada com características naturais excepcionais para a vinicultura. Além disso, a conexão do povo local com a produção de vinho é lendária e carregada de sentimento.


Se você aprecia bons vinhos, então vai gostar do nosso e-book (livro digital) exclusivo sobre o tema. Clique aqui para baixar gratuitamente.
Centro histórico de Zadar
Um dos mais novos Patrimônios Mundiais da UNESCO na Croácia, o centro histórico de Zadar é como um grande museu a céu aberto. O local é bem tranquilo e perfeito para ser descoberto caminhando, já que essa é uma zona exclusiva para pedestres.

A chamada “Cidade Velha” está situada em uma península, o que torna o visual ainda mais charmoso e inspirador. Algumas atrações imperdíveis por lá são as ruínas romanas da Praça do Fórum e a Igreja de São Donato, do século IX.

Ilha de Hvar
Por fim, é indispensável mergulhar no cristalino Mar Adriático. A Croácia é famosa por seu litoral paradisíaco, sendo a ilha de Hvar uma das mais lindas e ensolaradas. Quem vive em Hvar tem cerca de 115 dias de sol por ano, acredita?

Então, já era de se esperar que os croatas (e turistas) amam desfrutar desse clima agradável à beira-mar. Mas a cidade também tem outros atrativos em ruas rústicas de paralelepípedos. Por exemplo, o Castelo Fortica – uma imponente fortaleza com vista magnífica!

Que tal incluir a Croácia em sua lista de desejos pelo mundo?
Leituras relacionadas: