PARA MANTER A MENTE BRILHANDO

13.11.2019 em Novidades e Inspirações.
Autor do post: Lila Guimarães, jornalista e colaboradora da Donato.

Aqui neste blog escrevemos especialmente para quem aprecia o hábito de viajar, aproveitando o melhor da vida em tempos de maturidade e liberdade. Mas o mundo é tão ilimitado que até perto de casa é possível viver experiências excepcionais. Em São Paulo, por exemplo, existem lugares dos mais interessantes. São museus, centros culturais, ou espaços de conhecimento que têm em comum uma atmosfera charmosa capaz de reunir pessoas com a mesma vontade de se manter em movimento, mesmo quando não estão viajando. Afinal, o horizonte é onde não vemos limites! A seguir, listamos alguns desses lugares onde acontecem palestras, cursos e oficinas de arte e outros assuntos.

MIS – Museu da Imagem e do Som

A curadoria do MIS aposta em cursos teóricos e práticos, de curta ou média duração, em diferentes áreas como: Cinema, Fotografia, História da Arte, Áudio, Vídeo e Novas Mídias. Os destaques da próxima leva de cursos, com inscrições abertas são: Visitando museus pelo mundo; A história da música no cinema; e Mitos, monstros e a magia do cinema. Todos ainda para acontecer este ano na sede que fica no Jardim Europa. Para ver a programação completa de cursos no MIS clique aqui!

IMS – Instituto Moreira Salles

O centro cultural é focado na Fotografia. Além das exposições imperdíveis e agenda com filmes e shows, o instituto que fica na Av. Paulista tem uma grade quase permanente de cursos e oficinas que abordam questões técnicas e filosóficas que envolvem a arte da fotografia. Os destaques: Negativo preto e branco: pesquisa tonal; Grupo de estudos: Escritos de fotógrafos e artistas; e Teorias contemporâneas da imagem em diálogo com a fotografia: Modzain, Baudrillard, Didi-Huberman e Rancière. Para ver a programação completa do IMS clique aqui!

Instituto Italiano de Cultura

Em plena Av. Higienópolis, um casarão histórico em estilo neoclássico abriga o Instituto Italiano de Cultura, fundado em 1950 para difundir a cultura e o idioma italianos em São Paulo. O instituto tem agenda agitada o ano inteiro, festivais de cinema e gastronomia e visitas guiadas permanentes. Este ano, celebraram Leonardo da Vinci e encerrando as atividades em torno desse que foi um dos italianos mais notórios de todos os tempos, vai acontecer ainda em novembro a palestra Leonardo e cozinha da Renascença entre cenografia e invenções e a projeção do documentário “Leonardo 500”.  Para saber mais, clique aqui!

Casa do Saber

Com sedes no Rio de Janeiro e e em São Paulo, assim como o IMS e o MIS, a Casa do Saber reúne um time de pensadores e especialistas em áreas como Arte, Literatura, Psicanálise, Filosofia, Gastronomia, Religião e outras. Basta entrar no seu site para se admirar com a variedade de temas e de profissionais tarimbados em cada um deles. Existem opções de cursos online, além dos presenciais que costumam ser muito mais interessantes, pois também são uma oportunidade de trocar ideias e conhecimento com outros participantes. Destaques entre cursos e palestras: A busca por significado; Grandes questões de agora (apenas online neste momento); Felicidade: uma preocupação desnecessária; Sonhar: por quê e para quê?. Veja o menu completo de atividades da casa clicando aqui!

b_arco

Um centro cultural discreto e muito charmoso em Pinheiros, o b_arco também é ponto de encontro de pessoas que gostam de se reciclar em suas áreas (principalmente artísticas) ou de se aventurar em novos conhecimentos. Tem um pequeno café, salas de exposição e de aula e uma livraria com títulos raros e poéticos Destaque para o curso de média duração (são 4 meses) Toca literária: oficina de escrita criativa, com Marcelino Freire que há doze anos vem formando uma geração de novos e promissores escritores através do seu método.

Com a certeza de que existem ainda muitos outros lugares com esse potencial de agregar conhecimento e novas experiências, em breve publicaremos mais uma pesquisa com outra lista repleta de possibilidades para as mentes e almas inquietas. Acompanhe por aqui!

Foto: Fachi Marín no Unsplash

Matérias relacionadas

TER UM OBJETIVO É IMPORTANTE EM TODAS AS FASES DA VIDA

Sentir que você tem um senso de propósito na vida pode ajudá-lo a viver mais, não importa a idade, de acordo com uma pesquisa publicada na Psychological Science, revista da Association for Psychological Science.

MOMENTOS PRAZEROSOS DETERMINAM VIDA MAIS LONGA

Depois de descobrir que a longevidade está relacionada aos momentos de satisfação e felicidade experimentadas ao longo do tempo, pesquisadores da University College, de Londres, entre outras instituições, mergulharam mais na questão.

MÚSICAS PARA VIRAR O ANO BRINDANDO A VIDA!

Para celebrar no Ano Novo em família ou entre amigos queridos, preparamos uma playlist com músicas leves e animadas com um clima de descontração na medida certa. Entre soul, jazz, bossa nova e releituras de hits nostálgicos, reunimos mais de 40 músicas para tocar na noite da virada!

Ver todos os posts

Para participar com seus relatos, fotos ou sugestões de assuntos e viagens, por favor envie um e-mail para [email protected]