SUL DA ESPANHA: UMA TERRA DE PAIXÕES SECULARES

19.09.2019 em Viagens e Destinos.
Autor do post: Priscila Esteves, publicitária e colaboradora da Donato.

Com um clima bem saudosista, decidimos revisitar na memória os cenários da nossa última viagem ao Sul da Espanha, que aconteceu em março. Já que perdemos o costume de revelar fotografias, é sempre válido buscar os registros digitais dos lugares mais especiais por onde passamos. Afinal, relembrar é viver!

Vasculhamos o acervo do Ronaldo Donato, que foi o acompanhante desse grupo, em busca dos melhores clicks. Vamos juntos relembrar esse destino irresistível?

Paisagens cinematográficas: obras da natureza e das mãos humanas

Nossa chegada ao Sul da Espanha logo revelou o charme contagiante da Costa do Sol. Destino preferido de quem curte o verão na Europa, essa região litorânea é acolhedora por natureza e recebe com a mesma alegria em qualquer estação do ano. O azul do Mediterrâneo é seu cartão postal, um visual que tivemos o prazer de conhecer na simpática e sofisticada Marbella.

marbella sul da espanha Porto de Marbella, na famosa Costa do Sol

Outro cenário digno de tela de cinema está em Ronda, uma cidade surpreendente na Andaluzia. Construída na encosta de um desfiladeiro, ela arranca suspiros e convoca as câmeras a todo momento. Na Ponte Nova é difícil explicar a sensação de grandiosidade diante dessa proeza da engenharia, que tem quase 100 metros de altura e levou 42 anos para ser finalizada! Inesquecível também foi nossa visita à Praça de Touros, considerada o berço da tourada moderna.

puente nuevo ronda sul da espanha Ponte Nova na cidade de Ronda

praça de touros ronda sul da espanha Grupo na Praça de Touros de Ronda

Arte, história e cultura: uma região rica em tradições

Em Málaga, aceitamos o convite para desvendar seu passado. A cidade é um reduto de arte e cultura, onde a arquitetura é uma atração por si só. Terra natal do pintor Pablo Picasso, ela abriga o Centro Pompidou com obras de grandes artistas, como Frida Khalo, René Magritte e o próprio Picasso. Impossível não notar o exterior da galeria com sua icônica construção em formato de cubo — linda e fascinante, não?

Centro Pompidou Málaga sul da espanha Grupo em frente ao Centro Pompidou, Málaga

O Sul da Espanha é também uma região que foi fortemente influenciada por outras culturas, especialmente a árabe. Em Sevilha, conhecemos de perto a herança histórica de 800 anos de ocupação desses povos. Destaque para o Real Alcázar, formado por um complexo de suntuosos palácios. Seu interior é delicadamente decorado com a arte moura, e no exterior exibe belos jardins ornamentados.

real alcazar sevilha sul da espanhaInterior do Real Alcázar, em Sevilha

Já em Córdoba ficamos inspirados com a Mesquita-Catedral. Datada do século X, essa é uma lembrança de tempos grandiosos, quando a cidade estava em seu apogeu e era considerada a mais próspera da Europa. É também o monumento mais importante de todo Ocidente islâmico, com mosaicos e adornos únicos.

mesquita cordoba sul da espanhaGrupo na Mesquita de Córdoba

Com a vista estonteante da Serra Nevada ao fundo, Granada é mais uma agradável surpresa no Sul da Espanha. Lá descobrimos Alhambra, uma fortificação excepcional que exibe diversos elementos da arquitetura islâmica. Essa cidade murada inclui palácios, pátios e torres, e foi declarada Patrimônio Mundial em 1984 devido à importância que representa para a humanidade.

alhambra granada sul da espanha

alhambra granada sul da espanhaVisita do grupo a Alhambra

Sul da Espanha para despertar o paladar: aperitivos, vinhos, azeites… e mais!

A experiência em solo espanhol só é completa quando provamos sua inconfundível gastronomia. O país não vive sem suas famosas tapas, aperitivos servidos nos bares e geralmente acompanhados por bebidas. São nessas ocasiões que podemos sentir a essência dos espanhóis e o valor que dão a esses encontros, afinal, o ato de comer é também parte essencial do convívio!

E é lógico que nossa jornada pelo Sul da Espanha foi regada a excelentes vinhos. Bebemos direto da fonte em Jerez de la Frontera, cidade dos vinhos fortificados que levam seu nome. Degustamos ainda alguns dos melhores azeites extra virgens do mundo em Casabermeja. Já em Serra de Huelva descobrimos o sabor marcante do jamón ibérico, que é produzido tradicionalmente nessa região espanhola.

vinicola sul da espanha

vinicola sul da espanha Mesa posta para o nosso grupo durante degustação de vinhos

Aos apreciadores de bons vinhos, indicamos nosso livro digital com dicas e histórias sobre a bebida. Baixe gratuitamente aqui.

Mais do que degustar, tivemos a oportunidade de aprender os segredos dessas produções. Desde o momento em que a azeitona é colocada no moinho até o produto final de seus azeites. Do cultivo das uvas aos aromas preciosos de seus vinhos renomados. Do cuidado e respeito com os recursos naturais para a criação dos animais.

Cada uma dessas experiências envolve práticas seculares, passadas de geração em geração. Talvez seja esse o segredo do Sul da Espanha, a paixão pelas tradições e pelas belezas dessa terra deslumbrante.

 

+ Veja para onde a Donato te leva nos próximos meses

 

Que tal relembrar outras viagens com a gente?

Nossas melhores lembranças navegando pelo Rio Reno

O romantismo poético de Viena

 

Matérias relacionadas

COMER, BEBER E AMAR NO SUL DA ESPANHA

O sul da Espanha é como um daqueles amores que não dá para esquecer. Essa terra de sol radiante é intensa em cada sensação, do paladar ao coração, tudo é repleto de história e autenticidade. Agora, começamos a viajar por suas cidades e a imaginar o quanto cada uma delas têm de precioso.

ÁFRICA DO SUL: BELEZA, VINHO E ANCESTRALIDADE

O que faz você viajar? Às vezes, é exatamente a resposta para esta pergunta que define o próximo destino! Quando sentimos aquela vontade de sair do lugar comum, de conectar com novos conhecimentos em paisagens diferentes é porque está na hora de ir para longe.

7 FILMES PARA MERGULHAR NA CULTURA ESPANHOLA

Inspirados pelas cidades apaixonantes do Sul da Espanha, que nos esperam em março de 2019, já começamos a viajar sem sair de casa. Aqui, compartilhamos 7 dicas de filmes que retratam a alma do país e seu passado, dirigidos e interpretados por grandes representantes do cinema espanhol.

Ver todos os posts

Para participar com seus relatos, fotos ou sugestões de assuntos e viagens, por favor envie um e-mail para [email protected]