BELEZA E SENSIBILIDADE: MARROCOS

04.04.2019 em Viagens e Destinos.
Autor do post: Lila Guimarães, jornalista e colaboradora da Donato.

Quem nunca ouviu dizer que no Marrocos o mundo parece ter outras cores além de todas as que conhecemos também pelas obras de arte? Aliás, a arte está por todo canto, em cada esquina, em cada monumento arquitetônico das suas históricas medinas, nos tecidos estampados e também na rica gastronomia. Tudo é um convite para ver a vida com entusiasmo.

No Marrocos, o verbo de lei é mergulhar, fundo, e se envolver com a sua cultura ancestral em um universo estético reconhecidamente peculiar, e cinematográfico. Casablanca, Lawrence da Arábia, A Múmia, O Gladiador, Bebel, Indiana Jones, Game of Thrones são apenas algumas das milhares de produções estrangeiras que buscam nas paisagens do país os cenários perfeitos para suas histórias. É exatamente por isso que é preciso ir ao Marrocos de corpo, alma e com todos os sentidos abertos!

Se é impossível resistir ao charme do país, por tantos motivos, juntamos aqui pelo menos algumas chances de tocar em toda beleza e sensibilidade da história e do povo marroquino.

NOVOS SABORES

Tradição em todo país, o chá de menta marroquino é servido depois de toda refeição, é um excelente digestivo, aromático e serve como mais um bom motivo para que a conversa à mesa se estenda. O chá é um símbolo de hospitalidade, um ritual que muitos acabam trazendo na bagagem para sempre.

Frutas e especiarias são muito comuns nos temperos da culinária marroquina. Carne de cordeiro, grãos, pães artesanais e pratos com sabores marcantes denotam a mistura de influências culturais do país. Uma oportunidade de conhecer mais profundamente o Marrocos é descobrindo truques da sua cozinha, por exemplo, participando de uma oficina de culinária.

NOVOS AROMAS

Canela, açafrão, chás, pimentas, páprica, cominho, noz-moscada, sementes de coentro, anis, gengibre, cardamomo. A lista de especiarias locais é interminável, colorindo e aromatizando as cidades em volta de seus mercados (os souks) ou nas lojas especializadas chamadas herboristeries. Nesses estabelecimentos também são vendidos incensos, óleos essenciais e perfumes sólidos carregados dos aromas locais. Os perfumes, para quem gosta, são uma ótima forma de ter a experiência gravada na pele por muito tempo ainda depois da viagem, e também para presentear alguém querido.

NOVAS TEXTURAS E CORES

Tapetes e tecidos dos mais lindos decoram hotéis e restaurantes e, claro, também são comuns nas casas de todo marroquino. Ou seja, para todo lado, cores e mais cores, em bordados e texturas diversas. Essas peças feitas à mão carregam história em seus traços, técnicas antigas de tapeçaria que resultam em estampas únicas e muito valorizadas. Um paraíso de cores para quem quer se inspirar ou voltar pra casa com toques que deixam os ambientes mais alegres, interessantes e ainda mais aconchegantes.

Dia e noite. Não há hora para comprar itens de decoração, moda e outros produtos da cultura marroquina. Os mercados, muitos a céu aberto, são inúmeros, como esses das fotos acima em Marrakesh. A pechincha é de praxe e as ofertas são variadas, para todos os gostos!

NOVOS OLHARES, ANTIGAS HISTÓRIAS

Sobre as mesas sempre bem postas, com louças de porcelana e outros objetos feitos à mão, é nítido o primor das cores e da estética marroquina. Isso encanta e cria um ambiente ideal para bons encontros e longas conversas que se transformam naturalmente em memórias especiais.

A arte da olaria também está espalhada pelas medinas, em prédios monumentais e religiosos, nos mosaicos das paredes, tetos, e dos pisos desses patrimônios da cultura mundial que nos remetem à grandiosa força do seu povo, e de sua História. Entre uma obra arquitetônica e outra, existe um mar de sabedoria a ser descoberto andando pelas ruas, e observando a vida real. Mas é em Fez, cidade considerada o centro espiritual e cultural do Marrocos, que fica a universidade mais antiga do mundo e a biblioteca Al-Qarawiyyin (também, a mais antiga do mundo). Basta uma visita por ali para captar a alma marroquina para nunca mais esquecer.

Fotos: Getty Images

 

Quer conversar com as nossas consultoras de vendas?

É só preencher o formulário abaixo!


Matérias relacionadas

TODAS AS POSSIBILIDADES DE SER FELIZ NO NORTE DA ESPANHA

Entre o sagrado e o profano, tudo acontece no Norte da Espanha! Essa mistura de atmosferas e experiências encanta! Por isso, propomos uma rápida degustação de duas cidades, Santiago de Compostela e San Sebastián, que representam bem esses climas tão opostos e complementares, e por onde é possível esbarrar sim com a felicidade.

DICAS DE COMO VIAJAR MAIS EM 2019

Para quem já viajou demais ou para aqueles que ainda precisam realizar alguns sonhos antigos pelo mundo, o texto de hoje reúne dicas práticas e básicas para que em 2019 todos possam viajar mais! Afinal, a vida assim fica muito mais interessante, os dias mais coloridos e ainda temos a chance de guardar as melhores paisagens na memória!

UMA CARTA DE AMOR AOS BÁLTICOS

O relato de uma viagem aos Países Bálticos que é uma declaração de encantamento à região, escrita de lá por Roberta Donato para seus pais, dois viajantes e também apaixonados pelas riquezas do mundo.

Ver todos os posts

Para participar com seus relatos, fotos ou sugestões de assuntos e viagens, por favor envie um e-mail para [email protected]

WhatsApp Chat×
Atendimento WhatsAppx
Preencha os campos abaixo para falar com a nossa equipe

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira das 9h às 18h