UM LUGAR SAGRADO PARA QUEM AMA OS VINHOS

06.06.2019 em Novidades e Inspirações.
Autor do post: Lila Guimarães, jornalista e colaboradora da Donato.

Quem ama vinhos, ama o universo que envolve a produção desta que é uma bebida realmente especial, e para alguns, quase sagrada. Por trás do processo que faz da uva um produto sofisticado, com nuances e aromas infinitos, existe muita história e paixão. Para “transformar água em vinho” é preciso também uma comunhão perfeita entre a natureza, com suas qualidades de solo e clima, e o homem, com sua técnica, sabedoria e refino. Juntos, milagrosamente, conseguem encantar os paladares e instigar a curiosidade dos mais atentos.

Todo esse caminho, da pura fruta a um cálice dos deuses, faz de certas regiões do mundo verdadeiros templos para os amantes do vinho. Na América Latina, vinícolas charmosas em países como a Argentina cultivam e disseminam a cultura do vinho, criando oportunidades ímpares para quem quer se aprofundar no assunto ou apenas celebrar seus sabores possíveis. Na matéria, recém- publicada aqui no BLOG DONATO, Dicas para experimentar deliciosos vinhos sul-americanos conversamos com a sommelière Eliane Mascarenhas e ela nos contou suas impressões sobre os vinhos sul-americanos, peculiaridades e também listou seus rótulos preferidos (vale a pena a leitura!).

Agora, é hora de focar em Mendoza e Salta, na Argentina, e descobrir todo o seu potencial produtor em paisagens que elevam a experiência in loco, a ser vivida plenamente em Outubro, com um roteiro que privilegia pequenas imersões nesse universo enológico (leia o roteiro completo clicando aqui).

Em Mendoza, existem mais de 550 vinícolas de todos os portes fazendo cerca de 60% de toda a produção de vinho da Argentina. E isso acontece, simplesmente, aos pés da Cordilheira dos Andes, em paisagens inspiradoras que acolhem e convidam para a contemplação, sempre na companhia de um bom vinho. E por conta da fama que a região conquistou, sendo esse grande polo produtor, fica fácil o encontro íntimo com essa cultura em passeios como a visita à Casa El Enemigo, de Alejandro Vigil, premiado enólogo das vinícolas Catena Zapata e Aleanna.

Ali é possível sentir o ambiente no qual são criados vinhos extremamente especiais e ainda captar um pouco da alma e do estilo de vida de quem está por trás de rótulos de sucesso, como os El Enemigo e Gran Enemigo. Além do almoço com degustação dos vinhos (incluindo o cotado “100 pontos” Gran Enemigo Gualtallary), a visita passa pela horta orgânica, vinhedos e outras estações onde são feitos muitos dos processos de seus vinhos que já ganharam destaque e reconhecimento no cenário internacional.

No Vale do Uco fica a Bodega Salentein, mais uma experiência enogastronômica especial, com degustação de vinhos envelhecidos, almoço e uma visita guiada às instalações da vinícola (incluindo a sala de fermentação, fracionamento e a adega subterrânea). Tudo isso regado a muita informação sobre a produção dos seus vinhos e ainda uma atividade que eles chamam de Jogo de Blend, uma “wine maker experience”, na qual os visitantes podem criar o seu próprio vinho.

Em Salta, também conhecida como um lugar boêmio ocupado por poetas e músicos, o deleite continua. É lá onde ficam os vinhedos mais altos do mundo, em torno de 3.000 de altitude em paisagens montanhosas maravilhosas. Ao pé da colina San Isidro fica um cinturão de vinhedos, de onde são colhidas as uvas de seus vinhos. Beleza de forma e cores certamente estão pelo caminho de quem vai desvendar essa região.

Cafayate é outra parada essencial para completar esse encontro com os melhores sabores argentinos. Conhecida por seus vinhos Torrontés, também produz majestosamente Cabernet Sauvignon, Malbec e Tannat, e rosés secos. Lá, é fácil encontrar uma vinícola aberta para almoços harmonizados ou para degustações que marcam o paladar, educam e formam bons conhecedores do assunto. Mendoza e Salta, de fato ficam tão perto e, sim, são irresistíveis para os amantes do vinho!

+ Leia o roteiro da viagem para Mendoza e Salta 

 

Quer receber a proposta dessa viagem com todos os detalhes diretamente no seu e-mail?

É só preencher o formulário abaixo!


Quer receber mais conteúdo sobre uma das bebidas mais amadas do mundo?

Criamos um livro digital com histórias e dicas sobre vinhos, baixe gratuitamente clicando aqui.

 

Matérias relacionadas

5 DICAS EM SÃO PAULO PARA QUEM AMA VINHOS

Viagens enogastronômicas são grandes oportunidades de encontrar sabores excepcionais pelo mundo e conhecer as particularidades de cada região. Na história da Donato, já conhecemos alguns dos vinhos mais especiais em roteiros pela Itália e a França.

LA RIOJA, SEUS VINHOS E SABORES

La Rioja, no Norte da Espanha, é considerada a “Bordeaux da Espanha”, produzindo vinhos que certamente estão entre os melhores e mais premiados do mundo. Para conhecermos mais sobre o sabor e as peculiaridades do "vinho Rioja", conversamos com a sommelière paulistana Luciana Natale.

DICAS PARA EXPERIMENTAR DELICIOSOS VINHOS SUL-AMERICANOS

Uma lista de vinhos sul-americanos para experimentar o potencial da região e um papo sobre a bebida que amamos com a sommelière e viajante Eliane Mascarenhas.

Ver todos os posts

Para participar com seus relatos, fotos ou sugestões de assuntos e viagens, por favor envie um e-mail para [email protected]

WhatsApp Chat×
Atendimento WhatsAppx
Preencha os campos abaixo para começar o atendimento