Nosso novo espaço para compartilhar histórias de Viagens & Viajantes começa a ganhar relatos inspiradores com olhar de quem guardou na memória grandes momentos, vividos em viagens com a Donato!

Cada viagem é única e uma experiência vivida de forma particular. Nosso desejo por aqui é encontrar tudo o que nos motiva a ultrapassar barreiras e ir em busca de novos territórios e histórias para contar, como as que Eliane compartilha a seguir. Ela e o marido, Oscar Couto já conheceram alguns destinos na companhia de nossos grupos de viagem, como Peru, Bálcãs, Escandinávia, Oeste do Canadá, entre outros. Aqui, Eliane lembra dos Bálcãs e seus momentos mais marcantes.

Uma viagem inesquecível

O que torna uma viagem inesquecível? São tantas as respostas! O estado de espírito que nos embala, os encantos dos locais visitados, as companhias com as quais partilhamos impressões, os hotéis, o guia, a organização e programação da viagem…. Conseguir reunir o máximo destas tantas variáveis em uma mesma viagem é, sem dúvida, torná-la inesquecível!

Pensando sobre as muitas viagens que já fizemos com a Donato, difícil é definir qual delas se tornou inesquecível. Todas elas recobram o desejo de “quero mais”. Assim, escolhi uma das mais recentes que surpreendeu pela diversidade de paisagens e culturas: a viagem aos Bálcãs, entre Croácia, Montenegro, Bósnia e Sérvia.

Viagem em grupo Bálcãs Hvar Croácia  Casal Eliane e Oscar em Hvar, na Croácia

Imaginação x Realidade

Conhecíamos um pouco da História da Península Balcânica por ter sido palco de guerras e invasões desde a Antiguidade e especialmente pelo muito que assistimos das guerras ocorridas no final do último século. Já havíamos escutado também sobre o turismo que cresce na região, mas a imaginação não dá conta da realidade. Assim, foi uma grande surpresa a viagem que fizemos em maio de 2015.

Croácia

Percorremos a maravilhosa costa da Croácia, visitando cidades encantadoras, algumas que constam dos roteiros habituais como Dubrovnik e Split, e outras lindas, pequenas e pouco conhecidas, onde pudemos bem observar aquilo que sempre nos encanta nas viagens: a população local, as crianças, os estudantes, as feiras, os mercados. Enfim, pudemos ver a vida pulsar.

 Porto de Split, na Croácia

Bósnia

Na Bósnia visitamos uma cidade que impacta por sua beleza e por sua diversidade cultural, Mostar. Conhecemos também a famosa cidade de Saravejo, tão repleta de História. Pelos caminhos, sempre lindas paisagens.

cidade Mostar Bósnia Bálcãs  Cidade de Mostar, na Bósnia

Segredos para uma boa viagem

Estar em bons hotéis é também, para nós, um fator que faz a diferença em uma viagem. Estivemos hospedados em hotéis de características diversas, mas alguns excepcionalmente bons como foram, por exemplo, o de Rovinj, onde nos momentos de descanso podíamos desfrutar de uma maravilhosa estrutura de lazer. Em Belgrado, ficamos no lindo hotel assinado pelo arquiteto brasileiro Isay Weinfeld.

Belgrado Square Nine Hotel Isay Weinfel Square Nine Hotel, projetado por Isay Weinfel

Outro aspecto de fundamental importância a acrescentar quando falamos de uma viagem inesquecível é ter pessoas especiais que nos apresentem ao desconhecido: os guias locais. Nas muitas viagens que fizemos com a Donato, constatamos o cuidado e a seleção na escolha destas pessoas que nos apresentam ao que vemos e ao que não podemos ver, pois é aquilo que está na essência dos locais: a sua cultura. Nesta viagem, tivemos guias que traziam em seus relatos tanto orgulho de sua origem, tanta emoção em relação aos muitos dramas vividos, que em muito humanizaram os locais visitados.

Por termos repetidas vezes experimentado vivências tão significativas, continuamos em busca de novas experiências. Até a próxima viagem!

+ Próximas viagens com a Donato

 

Matérias relacionadas

VIAGENS SONHADAS

De criança, nas férias na fazenda de meu pai, Suely e eu sonhávamos com as viagens que faríamos juntas. E desde lá viajamos muito, com Qamal, com a Donato Viagens, nossos filhos, sobrinhos e tantos amigos, por cantos os mais diferentes no Brasil e no Mundo. Destas experiências familiares e pessoais, tão gostosas e ricas, e das nossas experiências profissionais, sem percebermos foi sendo criado um projeto conjunto: “Europa e Arte”.

A PROVENÇA PARA SER VIVIDA E LEMBRADA

Para Marly Vidal, viajar é uma paixão antiga. Em 2001, ela conheceu o projeto de roteiros de arte que costumamos realizar ao menos uma vez por ano. O destino, daquela vez, era pela Europa incluindo a região da Provença, na França. Não teve dúvidas de que seria mais uma oportunidade de estar em contato com um mundo muito maior, experimentando vida, arte e cultura em boa companhia.

ADMIRÁVEL MUNDO SEMPRE NOVO

Um casal, 42 anos de viagens e muitos destinos explorados! Essa é a história de Augusto e Lygia, viajantes sempre com novos rumos e experiências. Desde o início foi assim… primeiro o Brasil como um imenso e diverso território a ser descoberto.

Ver todos os posts

Para participar com seus relatos, fotos ou sugestões de assuntos e viagens, por favor envie um e-mail para [email protected]