VIAGEM PARA TURQUIA – PASSEIOS INDISPENSÁVEIS EM ISTAMBUL

25.07.2022 em Viagens e Destinos.
Autor do post: Priscila Esteves, publicitária e colaboradora da Donato.

Se uma viagem para Turquia está nos seus sonhos e planos, sem dúvidas, Istambul precisa fazer parte da programação. Primeiramente, porque a cidade é a porta de entrada para o país e seu aeroporto tem fácil acesso para voos do mundo inteiro.

Mas, principalmente, porque guarda uma série de tesouros históricos, culturais e arquitetônicos – como você descobrirá nesse post. Outro fato curioso é que a cidade é a única do mundo dividida entre dois continentes (3% do território estão localizados na Europa, enquanto 97% pertencem à Ásia). E essa combinação entre Oriente e Ocidente confere a Istambul uma atmosfera única!

Uma viagem pelo passado

Apesar de não ser a atual capital da Turquia, Istambul foi a antiga capital do Império Turco-Otomano. O título reforça sua importância histórica e um passado glorioso! Por conta da localização estratégica, a cidade foi dominada por diversos povos ao longo dos séculos, por exemplo, gregos, romanos e otomanos. E estes últimos realmente deixaram sua marca em Istambul.

Viagem para Turquia Horizonte de Istambul

No horizonte da cidade, é visível o ambicioso projeto otomano de construções. Além de mesquitas imperiais magnificamente decoradas, existe muito a se descobrir por lá. A seguir, elencamos alguns passeios indispensáveis em Istambul!

Mesquita Azul, uma das maiores obras do mundo islâmico

Construída entre 1609 e 1616, o nome da mesquita em turco é Sultanahmed Camiii (ou Mesquita do Sultão Ahmed, o responsável por sua existência). O nome popular, no entanto, tem a ver com a cor predominante de seu interior. São mais de 20 mil azulejos azuis no estilo tradicional İznik, conferindo à mesquita um visual estonteante!

Mesquita Azul Istambul Interior da Mesquita Azul

O exterior da Mesquita Azul é igualmente impressionante. Um design curvado e com proporções perfeitas, incluindo seis minaretes – mais do que qualquer outra mesquita na época. A escolha rendeu polêmicas, já que a Meca também tinha seis minaretes. Isso só prova a grandiosidade carregada pela mesquita há quatro séculos!

Mesquita Azul Istambul Turquia Mesquita Azul vista de cima

O histórico Museu de Santa Sofia

Esse monumento reflete as transformações de Istambul como nenhum outro! Em 537, Santa Sofia foi concebida como uma igreja cristã pelo imperador Justiniano, uma vez que Istambul estava sob domínio dos romanos. Aliás, na época, a cidade se chamava Constantinopla, a capital do Império Romano do Oriente.

Entretanto, o Império Otomano tinha um plano diferente para a igreja quando dominou a cidade, transformando-a em mesquita no ano de 1453. A fim de evitar escolher entre elas, o presidente Ataturk deu outra finalidade para o monumento em 1935: o Museu de Santa Sofia. Por toda sua história, esse passeio é essencial em uma viagem para a Turquia!

Museu de Santa Sofia Istambul Turquia

Museu de Santa Sofia Istambul Museu de Santa Sofia (ou Hagia Sophia)

Torre de Gálata, um toque medieval em Istambul

Mais um monumento de destaque em Istambul é a Torre de Gálata, datada de 1348. Afinal, foi a estrutura mais alta da cidade durante séculos e até hoje atrai os olhares com seu 63 metros. Construída por colonialistas genoveses, ela foi reivindicada por diferentes povos e já serviu até como torre de vigia de incêndio. Atualmente, é um importante ponto turístico e oferece uma incrível vista 360 graus da cidade!

Torre de Gálata Istambul

Torre de Gálata Istambul Torre de Gálata em Istambul

Uma viagem para Turquia só é completa com o Grand Bazaar

Seja para os apaixonados por compras ou entusiastas da cultura turca, o Grand Bazaar é passeio obrigatório em Istambul. Colorido e movimentado, assim é o maior mercado coberto do mundo! São pelo menos 3.600 lojas distribuídas em 64 ruas, onde você pode garantir todos os souvenirs da viagem: especiarias, objetos de decoração, tapetes, bolsas, sapatos e outras lindas peças artesanais.

Grand Bazaar viagem para Turquia

Grand Bazaar viagem para Turquia Grand Bazaar, fundado em 1461

É fácil se perder entre tantas opções, então nossa dica é visitá-lo com quem já conhece bem a cidade!

 

Que tal ver de pertinho esses e outros encantos em uma viagem para Turquia?

Nosso grupo conta com acompanhante desde o embarque no Brasil.

Clique aqui para ver nossa programação “Líbano e Turquia”, de 12 a 24 de outubro de 2022.

Matérias relacionadas

CULINÁRIA LIBANESA: 5 PRATOS QUE VOCÊ PRECISA PROVAR

Os apreciadores da boa mesa encontram na culinária libanesa pratos extraordinariamente diversos e aromáticos. A riqueza em temperos, ervas, frutas, verduras e legumes frescos caiu no gosto dos brasileiros e hoje podemos celebrar essa verdadeira herança gastronômica dos libaneses em nosso país. Que tal descobrir os sabores mais marcantes dessa gastronomia? Confira nossa seleção de pratos que você precisa provar!

FILMES SOBRE VIAGEM – O MUNDO PELA SUA TELA

Entre sonhos e roteiros esperando para serem realizados, podemos manter viva a paixão pelo mundo com bons filmes sobre viagem. Pela tela da TV, celular ou tablet, o mundo pode ser um pouco menor, mas nem por isso menos interessante! Conheça 5 títulos que selecionamos especialmente para quem ama viagens.

ANTIGOS SEGREDOS DE JERUSALÉM NOS PRATOS MAIS DESEJADOS DO MUNDO

Assaf Granit é um dos chefs mais badalados do momento. Ele e sua comida conquistaram território internacional e representam juntos a força cultural e histórica de Isarel, especialmente, de sua capital onde o chef nasceu e cresceu. O chef é a cara de uma Jerusalém que sabe orquestrar lindamente passado, presente e futuro.

Ver todos os posts

Para participar com seus relatos, fotos ou sugestões de assuntos e viagens, por favor envie um e-mail para [email protected]