Em meio às visitas, densas de conversas e descobertas, um cuidado com o tempo também para parar, comer, tomar um café, usufruir dos espaços, nos conectarmos com o lugar.

Viagens sonhadas

Escrito por: Anamelia Bueno Buoro, professora doutora em História da Arte. Acompanha os grupos culturais da Donato há mais de 15 anos.

Ao longo dos mais de 20 anos da Donato Viagens, a professora de História da Arte Anamelia é uma de nossas maiores companheiras. Com ela, além de ótimas conversas sobre a vida, aprendemos mais sobre arte e cultura, seus assuntos preferidos!

Em alguns roteiros como Alemanha: Kassel, que aconteceu em setembro deste ano, sua presença é fundamental e também nos contempla com sua sensibilidade e simpatia. Hoje, compartilhamos mais uma de suas colaborações, desta vez, em forma de texto, relembrando algumas passagens em lugares diversos do mundo, em roteiros que chamamos de Viagens Culturais.

Museu Fridericianum Documenta de Kassel  Museu Fridericianum, sede da Documenta de Kassel desde 1955

Europa & Arte

Desde criança, durante as férias na fazenda de meu pai, Suely Donato e eu sonhávamos com as viagens que faríamos juntas. Acabamos viajando muito, com Qamal Donato, com nossos filhos, sobrinhos e tantos amigos, por cantos os mais diferentes no Brasil e no mundo. Destas experiências familiares e pessoais, tão gostosas e ricas, e das nossas experiências profissionais, sem percebermos foi sendo criado um projeto conjunto: Europa & Arte.

Europa & Arte teve sua estreia no ano 2000. Pensávamos em viagens culturais com foco em visitas a museus, concertos e exposições para proporcionar a professores de arte o conhecimento de obras, coleções, apresentações de teatro e música, expressões culturais, enriquecendo sua experiência e ampliando seu repertório.

Museu Schloss Wilhelmshöhe Kassel Alemanha  Vista da cidade alemã de Kassel, ao fundo o Museu Schloss Wilhelmshöhe

O público foi se diversificando e criaram-se encontros especiais entre viajantes conectados a partir do interesse comum em temas culturais. Estávamos preocupadas em despertar o gosto pelas descobertas das linguagens artísticas a partir de roteiros que permitissem a fruição no universo da arte. Também ampliamos o olhar para experiências em outros territórios, como os Estados Unidos.

Roteiros de arte e museus visitados

Realizamos dezessete roteiros desde então. Nossos amigos viajantes perceberam encontros entre A Última Ceia de Leonardo Da Vinci em Milão e a Última Ceia de Tintoretto em Veneza; a Bauhaus de Berlim e a Bauhaus de Dessau; as pinturas rupestres das cavernas de Lascaux e de Altamira; o caminho dos mosaicos num roteiro que começou em Istambul, entrou pela Croácia atravessando o mar Adriático para passar por Ravena e chegar a Veneza.

Dubrovnik Croácia Bálcãs  Anamelia em Dubrovnik, na Croácia, durante o grupo Mosaicos em 2012

Visitamos os museus mais famosos dos Estados Unidos e da Europa, como Louvre, Museu de Orsay, Museu Marmottan Monet, Centro Georges Pompidou, Museu Picasso, em Paris; British Museum, National Gallery, Tate Modern, Royal Academy, Tate Britain, na Inglaterra; Rijksmuseum, Stedelijk Museum, Museu Van Gogh, Hermitage Amsterdam, em Amsterdã; Museum Mauritshuis, Palácio da Paz, Museu Escher, em Haia; Museu do Prado, Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, em Madri; Museu Picasso, Fundação Joan Miró, Fundação Antoni Tápies, em Barcelona; Teatro – Museu Dali, em Figueiras próximo de Barcelona; Museu Pushkin, em Moscou; Museu Hermitage, em São Petersburgo; Moma, Metropolitan, Whitney Museum, em Nova York; National Gallery of Art e Museu Jardim da Escultura em Washington.

Visitamos outros tantos pequenos museus e espaços onde moraram os mais diferentes artistas como a casa de Monet em Giverny, Casa Natal de Goya em Fuendetodos, Casa de Rembrandt, em Amsterdã, ou mesmo as muitas moradas de Van Gogh.

Museu Holanda Van Gogh  Visita guiada por Anamelia em museu na Holanda, 2015

Visitamos museus que também são referência em arquitetura contemporânea, como o Museu de Belas Artes de Bilbao; ou o MAXXI que é o Museu Nazionale dele Arti del XXI Secolo, em Roma; ou o novo Centro George Pompidou da cidade de Metz na França.

Cenários de cidades muradas ou à beira de rios

As cidades pelas quais passamos foram também inúmeras. Além das grandes capitais, também as cidades muradas como Vence, Gante, Bruges, Avignon; cidades à beira de rio como Montignac, Chicago, Fontana de Vaucluse. E igrejas também não faltaram, com suas arquiteturas, suas histórias e, em muitos casos, riquíssimos acervos de obras de arte.

Ponte Avignon França Rio Ródano  Cidade francesa de Avignon, às margens do Rio Ródano

Europa & Arte, neste caminho, tornou-se hoje o que chamamos de Viagens Culturais, com a diversificação das experiências culturais em cada percurso, roteiros instigantes, feiras, eventos e festivais.

O tempo para viajar com tranquilidade

Em meio às visitas, densas de conversas e descobertas, um cuidado com o tempo também para parar, comer, tomar um café, usufruir dos espaços, é importante e nos conecta com o lugar. Em cada roteiro, no máximo cinco hotéis. Em cada museu ou espaço cultural, poucas horas, deixando tempo para o viajante fazer suas descobertas sozinho ou em pequenos grupos, livres nos espaços visitados. E vinhos, claro, sempre brindando nossos dias!

Barco canais Holanda Grupo Europa & Arte brindando dentro do barco na Holanda, em 2008

O viajante muda na viagem, os espaços também mudam com os viajantes que por ele passam com olhares dispostos a encontrar.

Dos sonhos de nossas férias quando pequenas às viagens que fomos fazendo, aprendemos muito. Viagens são mais que lindas paisagens, visitas rápidas, observações apressadas do diferente, diversões. Para nós são, sobretudo, momentos de despertar a curiosidade, de entender as diversas linguagens expressas na arte, na cultura. O viajante muda na viagem, os espaços também mudam com os viajantes que por ele passam com olhares dispostos a encontrar. A cultura e as artes promovem encontros e é atrás deles que as Viagens Culturais são sonhadas.

 

+ Conheça nosso roteiro pela Alemanha Central que aconteceu em setembro