A VIDA QUE COLORE O DESERTO DO ATACAMA

13.12.2018 em Viagens e Destinos.
Autor do post: Priscila Esteves, publicitária e colaboradora da Donato.

O contraste de formas e cores naturais é o que reina nas paisagens mais exóticas e deslumbrantes do Atacama. Quase nossa vizinha, a região não costuma entrar nos roteiros mais tradicionais para o Chile, que geralmente são focados na capital. Mas combinar a deliciosa enogastronomia de Santiago à enigmática beleza do deserto garante emoções muito além do que podemos imaginar.

Em maio, estaremos lá e por aqui já começamos a admirar os principais cenários do Deserto do Atacama. Cuidado, há uma boa chance de você também se apaixonar por esse lugar tão único!

Um deserto fora do comum

Esqueça a ideia de que o deserto é um local inóspito e sem vida. É verdade que o Atacama é vasto, são 100 km de extensão passando por quatro países sul-americanos: Argentina, Bolívia, Peru e Chile (onde se concentra a maior parte do deserto). Mas não pense que o local se resume a uma imensidão de areia e dunas, pelo contrário, os pontos mais interessantes por lá têm água em abundância. E onde há água há vida, por isso, temos certeza que natureza foi generosa com essa região. Vulcões, vales e lagos salgados são outras de suas maravilhas. Acima de tudo, o Atacama é exótico. Pelo visual vibrante e por sua grandiosidade, a experiência de visitá-lo é difícil de descrever, mesmo assim, arriscamos tentar!

deserto atacama chile

deserto atacama chile

O colorido dos salares

Um deserto de sal é tão incomum quanto maravilhoso. Coloridos e repletos de vida, os salares são provavelmente a maior admiração que temos no Atacama, onde uma série de lagoas é lar para uma rica fauna. Na Reserva Nacional Los Flamencos estão alguns dos salares mais visitados, especialmente pelas cores vivas que tornam as fotografias quase surreais. Se você estiver atento ao nome, já tem uma dica das espécies que encontramos por lá. Além dos tradicionais flamingos, e outras aves como gansos e patos, é lar também das alpacas e suas parentes, as lhamas.

deserto atacama chile

deserto atacama chile

deserto atacama chile

A potência dos gêiseres

Imagine pequenos vulcões expelindo água fervente ao invés de lava, em grandes colunas de vapor que saem de dentro da terra. Esse visual intenso e curioso é encontrado nos Gêiseres de Tatio, o único campo geotérmico na América do Sul onde a experiência se torna real. Se parece um pouco radical para você, garantimos que não há motivo para preocupação. A caminhada é bem tranquila e todo o espaço é delimitado para apreciar esse espetáculo com segurança.

deserto atacama chile gêiseres de tatio

deserto atacama chile gêiseres de tatio

deserto atacama chile gêiseres de tatio

Esplendor de outro mundo no Vale da Lua 

A sensação de pisar no Vale da Lua é quase como a de estar em outro planeta. Imersas na natureza, essas formações geográficas são características da região, mas não deixam de impressionar. A aparência que lembra crateras lunares deu nome ao vale mais famoso do Atacama, que tem como protagonista o sol, que quando se põe reúne viajantes do mundo inteiro para assistir.

deserto atacama chile vale da lua

deserto atacama chile vale da lua

A autenticidade de San Pedro de Atacama 

Depois de um dia de passeio, nada como descansar no conforto de um bom hotel. A cidade de San Pedro de Atacama é a melhor base para se hospedar na região e oferece hospedagens tão autênticas quanto a própria experiência. Na Donato, escolhemos o Alto Atacama Desert Lodge & Spa para que a imersão na natureza comece desde o café da manhã, com vista para as montanhas. Visitar o povoado também é uma oportunidade de conhecer a sua história. Entre gravuras rupestres milenares, construções rústicas e cultivos agrícolas que revelam a essência do Atacama.

Alto Atacama Desert Lodge & Spa

deserto atacama chile san pedro de atacama

deserto atacama chile san pedro de atacama

 

+ Conheça nosso roteiro para Atacama e Santiago, com saída em maio de 2019

 

Quer conversar com as nossas consultoras de vendas?

É só preencher o formulário abaixo!


 

Matérias relacionadas

SANTIAGO PARA RELAXAR NO HOTEL MAIS ENCANTADOR DA CIDADE

Para quem não dispensa bons momentos de descanso, um hotel boutique casa perfeitamente com o desejo mais do que genuíno de simplesmente relaxar! 

COMER, BEBER E AMAR NO SUL DA ESPANHA

O sul da Espanha é como um daqueles amores que não dá para esquecer. Essa terra de sol radiante é intensa em cada sensação, do paladar ao coração, tudo é repleto de história e autenticidade. Agora, começamos a viajar por suas cidades e a imaginar o quanto cada uma delas têm de precioso.

CONTATO COM A NATUREZA É TERAPÊUTICO

Ter o costume de caminhar no parque e sair da cidade no fim de semana são hábitos que comprovadamente fazem bem ao ser humano. Pesquisadores canadenses sugerem que o contato com a natureza melhora a cognição, o humor e consequentemente a saúde em geral.

Ver todos os posts

Para participar com seus relatos, fotos ou sugestões de assuntos e viagens, por favor envie um e-mail para [email protected]

WhatsApp Chat×
Atendimento WhatsAppx
Preencha os campos abaixo para começar o atendimento