VINHOS GENUINAMENTE ITALIANOS, SEM ESCALAS, NA SUA MESA
14.06.2020 em
Gastronomia. Autor do post: Priscila Esteves,
publicitária e colaboradora da Donato.
Não é segredo que os vinhos italianos estão no topo da lista entre apreciadores do mundo inteiro. Para alguns, a paixão pela bebida pode ser inclusive uma motivação para a escolha do próximo roteiro enogastronômico. A boa notícia é que nem sempre precisamos pegar um avião para provar rótulos originais e de excelência produzidos na Itália.
A fim de encurtar distâncias e apresentar a vinicultura do país em sua forma mais genuína, surgiu a Bereitaliano, importadora recém-chegada ao Brasil com um portfólio bastante expressivo. Já que vinhos e viagens são uma combinação sempre deliciosa, temos orgulho de anunciar essa mais nova parceria da Donato, que certamente renderá bons frutos!
Mais do que negócios, o prazer de uma vida inteira
Fundada em julho de 2019, a Bereitaliano é nova apenas no CNPJ. Afinal, sua equipe domina o universo dos vinhos como poucos e carrega uma expertise que é provada na prática. A começar pelo criador, Giorgio Ruini, que nasceu e cresceu em Milão cercado por brindes e bons encontros em volta da mesa – costume que as famílias italianas e descendentes conhecem bem.
Giorgio Ruini no seu escritório em Milão
Aos quase 70 anos de idade e décadas como CEO de uma multinacional na área de logística, Giorgio decidiu unir a experiência que já tinha com o mercado brasileiro à paixão pelos vinhos. Uma daquelas histórias inspiradoras de quem se aposentou, mas continuou em plena atividade e sempre em busca de novas motivações. Então, passou a dedicar seu tempo à Bereitaliano, empresa que faz o intermédio entre pequenos produtores italianos e consumidores brasileiros ávidos pelo sabor puro desses vinhos.
Das terras italianas para sua mesa: sabor 100% legítimo
Um dos desafios de quem comercializa vinhos da Itália para o Brasil é selecionar aqueles que se mantêm fiéis às características originais. Como resultado, a maioria dos rótulos encontrados por aqui pertencem a duas categorias: vinhos de entrada, aqueles produzidos pelas cooperativas italianas, ou rótulos famosos e, portanto, menos acessíveis. Existe uma lacuna entre eles, que é justamente o espaço preenchido pela Bereitaliano.
A proposta da importadora é revelar aos brasileiros um vinho que o próprio italiano consome no dia a dia, ou seja, de categorias que ainda não chegaram ao Brasil. Além de escolherem bons produtores de norte a sul do país, existe uma real preocupação com a autenticidade. Dessa forma, garantem um produto final 100% confiável e de alta qualidade.
Outro ponto importante é o cuidado com a temperatura dos vinhos na chegada ao Brasil. Manter a refrigeração dos contêiners no porto gera um custo extra que muitos negócios desconsideram, mas de que Giorgio não abre mão para que as características do produto sejam mantidas. Por isso, o consumidor brasileiro pode ter certeza de que o vinho na sua mesa é fiel ao original e irá proporcionar o mesmo sabor que teria se fosse degustado em terras italianas.
Portfólio com toque brasileiro e assinado por quem entende do assunto
Com sede em Milão e escritório na capital paulista, a Bereitaliano envolve profissionais de ambos os países. Todos eles têm pleno conhecimento tanto da matéria-prima italiana quanto do perfil brasileiro. Desde sua concepção, o portfólio de vinhos passa por uma curadoria atenta da sommelière italiana Sara Repetto*, que leva em consideração o paladar mais tropicalizado do nosso país. Atualmente, a lista contempla 29 rótulos de 10 regiões italianas e a perspectiva é de aumentar em breve!
Toscana, Piemonte e Sicília são algumas das regiões produtoras selecionadas
Entre as famílias escolhidas para esse seleto portfólio, a Salvano, tradicional do Piemonte, destaca-se pela altíssima qualidade do terroir. Dessas terras nobres são extraídas uvas como Nebbiolo e Barbera, esta última responsável pelo prestigiado Barbera D’Alba D.O.C. Sempre orientada por Sara, a equipe da Bereitaliano pretende incluir representantes de toda a Itália. Assim, os brasileiros poderão saborear vinhos singulares produzidos em cada uma das regiões – muitas das quais ainda não chegaram aqui.
Vamos degustar juntos alguns dos melhores vinhos italianos?
Sabemos que o ato de comer e beber é ainda mais prazeroso quando em boa companhia. Enquanto esperamos novas oportunidades para viver essa experiência in loco, podemos trazer alguns dos melhores vinhos italianos para dentro de casa. A Donato Viagens, em parceria com a Bereitaliano, irá promover uma série de cinco encontros virtuais (leia mais aqui) para os apaixonados por vinhos. Nosso projeto “Brindiamo all’Italia” terá a primeira degustação em 26/06/20, conduzida pela sommelière Sara Repetto, que fala português e já selecionou alguns rótulos especialmente para essa ocasião!
* Nascida na pequena vila de Gavi, no Piemonte, Sara Repetto teve contato desde cedo com o prestigiado vinho branco típico dessa região. Formou-se sommelière e expandiu seus conhecimentos aos 20 anos, logo que começou a trabalhar em importantes vinícolas italianas. Tem experiência com relações públicas e exportação, também foi embaixadora da Gavi Consortium, iniciativa que fomenta a conservação e a sustentabilidade da vinicultura em Gavi. Atualmente, representa sua marca Sara Repetto Wine Selection. Sua missão é selecionar excelentes vinícolas familiares de toda a Itália e promover esses rótulos a países onde a cultura do vinho italiano está emergindo, entre eles, o Brasil.
Para matar a saudade das terras italianas, vamos trazer os sabores marcantes dos seus vinhos para dentro de casa! Em parceria com a importadora Bereitaliano, criamos o projeto Brindiamo all’Italia. Essa é uma sequência de 5 degustações virtuais, guiadas pela sommelière italiana Sara Repetto, que fala português e já selecionou alguns rótulos especialmente para essas ocasiões.
Viagens enogastronômicas são grandes oportunidades de encontrar sabores excepcionais pelo mundo e conhecer as particularidades de cada região. Na história da Donato, já conhecemos alguns dos vinhos mais especiais em roteiros pela Itália e a França.
Alguns lugares no mundo são conhecidos por suas paisagens únicas e inconfundíveis. Outros, marcam por traços de sua cultura ou pelo sabor. A Itália é famosa por tudo isso e mais um pouco!