25 ANOS DE DONATO – 25 VIAGENS INESQUECÍVEIS PELA NOSSA FAMÍLIA

05.11.2020 em Viagens e Destinos.
Autor do post: Priscila Esteves, publicitária e colaboradora da Donato.

Há 25 anos, a Donato Viagens nasceu de uma paixão por descobrir as belezas do mundo em boa companhia. Embora a história dos nossos fundadores com as viagens seja bem mais antiga, novembro de 1995 marca a fundação da agência como conhecemos hoje. Desde então, superamos desafios, acumulamos aprendizados e enxergamos muitos motivos para celebrar!

Entre incontáveis lembranças ao lado de pessoas queridas, Suely, Ronaldo, Fabiana e Roberta selecionaram as mais inesquecíveis. Também buscaram na memória as viagens preferidas de Qamal, patriarca e idealizador da Donato, que certamente estaria orgulhoso desse momento.

Prepare-se para uma jornada nostálgica, com fotos extraídas diretamente do acervo da família!

SUELY DONATO

Co-fundadora da agência, Suely gosta de manter uma organização impecável para garantir que cada roteiro aconteça conforme o planejado. Ela elenca algumas viagens que guarda no coração:

Europa, 1989

A estreia de Suely e Qamal em continente europeu aconteceu antes mesmo da fundação da agência. Em 1989, acompanharam seus amigos da T66 (Turma da Escola Paulista de Medicina de 1966) em um roteiro de 30 dias passando por 8 países. Na época, o “Grupo Qamal” levou 80 passageiros para Londres, Paris, Lisboa, Roma e outras célebres capitais. Imagina precisar trocar de moeda toda vez que passavam uma fronteira? Eram outros tempos… Mas que deixaram saudades!

Israel, Egito, Turquia e Sicília, 1994

“Primórdios da Civilização” foi o nome escolhido para o roteiro que desvendou locais importantes para o Cristianismo. Suely lembra que Jerusalém foi o ponto alto da viagem, onde tiveram como guia um brasileiro estudante de religião. Já no Rio Jordão, uma das passageiras judias foi batizada por Qamal, num ritual especial. Assim, seguiram por tantos outros lugares sagrados citados na Bíblia. 

Turquia, Croácia e Itália, 2012

Suely descreve essa como “uma viagem de conto de fadas”. Acompanhados pela professora de História da Arte Anamelia Buoro, visitaram cenários do Império Bizantino e Otomano e seus legados na Turquia, além de Dubrovinik, uma maravilhosa cidade croata, terminando em Veneza. O roteiro se chamou “De Istambul a Veneza – um mosaico de culturas” e foi, de fato, um grande aprendizado cultural enquanto uma agradável viagem acontecia. 

Índia, 2012

Só quem tem o privilégio de conhecer a Índia, suas imensas discrepâncias sociais, a espiritualidade dos indianos, sua simplicidade e alegria entende o significado dessa vivência. Os viajantes foram recebidos em Delhi no dia da festa das luzes, uma importante comemoração, então seguiram para Varanasi, cidade sagrada onde assistiram a um cerimonial às margens do Ganges. Para Suely, ver o Taj Mahal ao amanhecer foi o momento mais inesquecível! 

Sudeste Asiático, 2013

Suely afirma que um dos roteiros mais impressionantes da sua vida foi ao Sudeste Asiático. Passou por locais inacreditáveis, como o Grande Palácio de Bangkok, e pela curiosa cidade de Luang Prabang no Laos, uma combinação entre influências francesas e chinesas. Encantou-se também com os castelos do Camboja e com o maravilhoso respeito que o povo vietnamita tem pelos ocidentais, apesar de tudo. Já na Baía de Halong, contemplou o cenário mais privilegiado de toda a viagem! 

QAMAL DONATO

Co-fundador da Donato, Qamal era a alma de toda viagem e marcou nossa história com sua animação contagiante! A família lembra cinco viagens que ele mais gostou:

Cancún, 1994

Mar do Caribe e resort all inclusive para curtir alguns drinks à beira da piscina, uma combinação perfeita para Qamal. Nessa viagem de 1994, que tinha a Flórida como destino final, ele levou famílias amigas também para a cidade mexicana de litoral exuberante. Sem dúvida, a animação era garantida!

Escandinávia, 1996

Qamal sempre dizia que esse era seu destino preferido no mundo inteiro! A região abriga Suécia, Finlândia, Dinamarca e Noruega – país onde ele se encantou com os fiordes. Amava se hospedar em cidades montanhosas, como Bergen, e provar as comidas típicas nos mercados locais. Ele teve o prazer de visitar a Escandinávia 6 vezes, entre elas, nessa ocasião em 1996.

Canadá, 1998

A região oeste canadense entrou para lista de destinos mais bonitos que já ele viu, especialmente pela natureza. Os lagos cor de turquesa nunca decepcionavam, assim como os Jardins de Butchart e os glaciares. Essas recordações são de 1998 – depois disso, repetimos o destino outras vezes.

Comandatuba, 2008

A Ilha de Comandatuba, na Bahia, fez parte da história da família Donato de 2008 a 2018. Isso porque se tornou uma tradição em toda segunda semana de dezembro, quase como um Natal antecipado. Era quando reuniam-se os filhos, netos, irmãos, sobrinhos e todos os familiares no Transamérica, um maravilhoso resort pé na areia.

Dubai, Egito e Jordânia, 2009

Descendente de sírios, Qamal apreciava a cultura árabe – sobretudo, a culinária! Quando tinha oportunidade de visitar países com esses mesmos costumes, se sentia praticamente em casa. Uma das experiências que mais marcou essa viagem de 2009 foi o cruzeiro pelo Rio Nilo e os comerciantes enérgicos, que passavam ao lado em  barquinhos oferecendo suas mercadorias.

Ronaldo Donato

Filho de pais viajantes, Ronaldo seguiu por esse caminho e se formou na faculdade de Turismo em 1995, quando a família fundou a agência. Suas viagens preferidas são:

Flórida, 1987

Essa é a viagem que marca o início da Donato, ainda como freelancer, vendendo pacotes para a Disney. Ele recorda com nostalgia os parques visitados, as amizades feitas e o sucesso que foi essa viagem de estreia – porta de entrada para tantos aprendizados que viríamos a ter! Desde o início, o contato direto entre a família e os viajantes foi essencial.

Lagos Andinos, 2005

Uma viagem memorável com pai e filho pelos mais belos lagos chilenos! Além das boas companhias, tiveram um clima favorável com céu azul que valorizou ainda mais o cenário natural da região. Ronaldo destaca a vista do vulcão Osorno, que seguiu com o grupo desde a chegada até a travessia para a Argentina. 

Disney World, 2005

Após 18 anos levando famílias para a Disney – muitas delas como guia da Donato –, Ronaldo realizou o sonho de levar os filhos para conhecerem essa terra mágica. Dessa vez, o grupo temático “avós e netos” teve Suely como vovó coruja do Matheus e do Gabriel, filhos de Ronaldo e Fabiana.

Vinhedos da Toscana, 2006

Início de uma programação de viagens enogastronômicas ao redor do mundo, que até hoje são bastante requisitadas! A dupla Qamal e Ronaldo levou os apreciadores de bons vinhos a algumas das principais vinícolas da Toscana para provar essa iguaria direto da fonte. Além disso, passearam pelos cinematográficos canais de Veneza, pela famosa Pisa e por outras cidades que são um presente aos olhos e ao paladar. 

África do Sul, 2006

A África do Sul tem uma combinação que encantou Ronaldo: a experiência de sentir a vida em seu estado mais puro nos safáris, a beleza natural da Cidade do Cabo e a alegria característica do povo africano. Outra surpresa foi descobrir os vinhos locais, que vêm ganhando notoriedade mundo afora. Ou seja, só lembranças boas desse destino!

Fabiana Donato

Desde os anos 2000, Fabiana faz parte da Donato Viagens e passou a acompanhar os embarques da família. Ela conta os cinco destinos que mais gostou ao redor do mundo:

Escandinávia, 2013

Essa foi a primeira vez que acompanhou um grupo junto ao marido, Ronaldo, e se lembra dos viajantes com muito carinho, pois se formaram boas amizades entre as famílias. Com esse roteiro, que é antigo conhecido da Donato, é possível perceber como as paisagens escandinavas mantêm a beleza através das décadas!

 

Israel e Jordânia, 2014

Esse grupo foi bastante marcante, porque Fabiana não sabia o que esperar de Israel, país que há pouco tempo havia passado por conflitos territoriais. Com o aval dos parceiros locais, ela embarcou e se surpreendeu com o que encontrou por lá. Um marco foi a cidade de Tel Aviv, onde ficou encantada com a tranquilidade entre cidadãos e turistas. Com certeza, é um destino que tem vontade de voltar!

Japão, 2015

Acompanhar o grupo de 2015 ao Japão foi uma realização pessoal para a Fabiana. Afinal, teve a chance de conhecer um país que sempre quis e estar mais próxima dos clientes e amigos da Donato. Ela lembra que a viagem excedeu suas expectativas, foi a perfeita harmonia entre uma cultura milenar e as inovações da tecnologia. Também destaca o povo educado e muito prestativo, apesar da barreira linguística! 

 

Cruzeiro Fluvial pela Provence, 2016

Navegar pelos rios da Europa era uma antiga vontade da família Donato, mas foi só em 2016 que embarcamos em nosso primeiro cruzeiro fluvial. Fabiana estava particularmente animada para esse grupo de estreia rumo ao sul da França e garante que foi além do que imaginou! Durante a experiência pelos pitorescos vilarejos da Provence, muitos clientes elogiaram essa forma mais tranquila de viajar e hoje os fluviais são indispensáveis em nossa programação.

Egito, 2019

Apesar de o Egito não ser um destino entre os primeiros da sua lista de desejos, Fabiana aproveitou que um casal de amigos entrou na viagem e decidiu acompanhar o grupo. Estar dentro de monumentos que estudou no colégio, que viu em filmes e que leu em livros foi indescritível. Ter a oportunidade de conviver e conhecer novos povos, culturas, costumes e religiões é o maior aprendizado que ela leva!

Roberta Donato

Roberta também herdou dos pais a paixão por viajar e passou a integrar a agência em 2004. Entre os grupos que participou, destaca cinco muito especiais:

Marrocos, 2000

Marrocos foi uma viagem diferente de tudo que Roberta conhecia, já que até então só havia viajado para os Estados Unidos, Caribe e Europa. Ela e o marido, Tiago (que na época era seu namorado), passaram o Réveillon de 2000 para 2001 com a Donato a convite de Qamal e Suely. Além do exótico país norte-africano, o grupo passou alguns dias no Sul da Espanha.

Austrália e Nova Zelândia, 2005

Ao invés de apenas passageira, dessa vez Roberta acompanhou um grupo da Donato com seu pai pela primeira vez. A Oceania era um continente novo e ficou encantada com os cenários que visitou, tanto que voltou da viagem com vontade de morar na Nova Zelândia! Como de costume, Qamal animou a viagem com seu jeito descontraído – não faltavam piadas e muito bom humor nos ônibus!

Peru, 2006

Essa foi a terceira vez que Roberta visitou o Peru e um dos grupos mais marcantes em todos os seus anos na Donato. Ela lembra com detalhes a vista exuberante da janela de seu quarto às margens do Lago Titikaka, também do hotel em que se hospedou no Vale Sagrado, cercado 360º pela natureza. Os viajantes se entrosaram maravilhosamente bem e o tão esperado passeio para Machu Picchu garantiu um pôr-do-sol inesquecível!

Vinhedos de Portugal e Espanha, 2008

Depois de morar 8 meses em Nova York, reencontrar o pai em Lisboa foi quase como estar em casa! Para Roberta, o melhor dessa experiência foi matar as saudades do Qamal! Para completar, desvendou um país que ainda não conhecia na companhia de grandes amigos da família Donato e degustou bons vinhos com essa vista do Douro.

Dubai, China e Japão, 2009

O grande grupo de brasileiros rumo ao Oriente teve um clima harmônico e animado. Junto ao marido, Roberta acompanhou os viajantes pelos templos milenares e arranha-céus modernos de Dubai, China e Japão. Foi uma viagem cheia de descobertas, muitas amizades e ela ainda voltou com uma linda “recordação chinesa”, a primogênita, Olivia, na sua barriga!

Para nós, foi extremamente gratificante revisitar os álbuns de fotografia e ver as pegadas que deixamos em cada continente. São lembranças como essas que nos incentivam a superar as fases desafiadoras que fazem parte da vida!

A todos que participaram dessa história, os que nos acompanham até os dias de hoje e os que deixaram saudades, direcionamos nosso imenso carinho! Que venham os próximos anos e memórias!

 

Os 25 anos da Donato: novidades semanais

O mês de novembro de 2020 será inteiro comemorativo. Fique ligado, pois ainda temos muitas surpresas preparadas!

 

Acompanhe também pelas redes sociais:

Siga a Donato no Instagram

Curta nossa página no Facebook

Inscreva-se em nosso canal do Youtube

 

Ainda não recebe os conteúdos da Donato por WhatsApp?

Clique aqui para iniciar uma conversa com nossa equipe e entrar na lista de contatos.

 

Matérias relacionadas

50 ANOS DE SONHOS E OS LUGARES MAIS INCRÍVEIS DO MUNDO!

Por trás de cada viagem memorável existe um sonho e muita história. Existe também uma vida inteira pautada pela vontade de conhecer os 4 cantos do mundo, sempre na companhia das pessoas mais especiais: familiares e amigos.

DIRETO DO TÚNEL DO TEMPO: A CARTINHA DA DISNEY DE 1996

Falar sobre os grupos para a Disney é relembrar a essência da Donato Viagens, sua origem e crescimento de forma natural ao longo dos anos. É cercado por esse clima de nostalgia que tiramos do fundo do baú - ou de um álbum antigo na casa da Suely Donato - essa lembrança da viagem de 1996.

AROMAS DO MUNDO: DESTINOS MARCANTES PARA A FAMÍLIA DONATO

A memória olfativa é capaz de nos fazer viajar sem sair de casa e pode ser ativada de muitas formas, como um perfume floral no ar ou o cheiro de um delicioso chá sendo preparado. Com a família Donato, também é assim! Aqui, eles nos contam os aromas que descobriram durante suas viagens e que guardam com muito carinho.

Ver todos os posts

Para participar com seus relatos, fotos ou sugestões de assuntos e viagens, por favor envie um e-mail para [email protected]