A Donato nos permitiu uma abertura de mundo e de culturas. Conversando com outras pessoas, criamos muitos amigos e isso foi maravilhoso. Enfim, abrimos o horizonte das nossas vidas.

50 ANOS DE SONHOS E OS LUGARES MAIS INCRÍVEIS DO MUNDO!

Escrito por: Priscila Esteves, publicitária e colaboradora da Donato.

Por trás de cada viagem memorável existe um sonho e muita história. Existe também uma vida inteira pautada pela vontade de conhecer os 4 cantos do mundo, sempre na companhia das pessoas mais especiais: familiares e amigos. Foi assim, naturalmente, que nasceu a Donato Viagens!

Em Quem Somos (parte das informações do nosso site), é possível ler resumidamente nossa trajetória e como os fundadores da agência, Qamal e Suely, combinaram suas duas maiores paixões, pessoas e lugares, numa vida dedicada a esses encontros. Como toda boa história pode ser inspiradora, aqui contamos um pouco mais sobre os sonhos por trás da nossa agência.

 Suely e Qamal Donato durante a viagem ao Sul da Itália, em abril de 2017

Um bom papo e muita vontade de viajar

Quem conhece Qamal Donato sabe que conversar é um de seus grandes prazeres. E já era assim há 50 anos, quando ainda estudava na Escola Paulista de Medicina. O quarto ano da faculdade, em 1964, foi um momento decisivo, que motivou o futuro viajante como iria se tornar para o resto da vida.

Com outros dois colegas de turma, ele compunha a comissão responsável pela viagem à Europa, um roteiro por 13 países e 2 principados. De navio, fez esse que seria o primeiro de muitos roteiros internacionais.

“Éramos 16 amigos de turma e a viagem durou 96 dias, de 22/12/1964 a 26/03/1965. Ficávamos em hotéis, albergues da juventude e nas enfermarias de hospitais”, Qamal lembra com exatidão. Depois, nos contou como foi a organização da primeira aventura: empenhados em juntar dinheiro, fizeram rifas e conseguiram parcerias com laboratórios para trazer à realidade esse projeto.

Foi assim que o jovem Qamal, nascido em Muzambinho, no interior de Minas Gerais, deu um passo para ganhar conhecimento de tantos destinos que hoje já sabe de cor e pode falar com propriedade. Portugal, Espanha, França, Itália, Holanda, Inglaterra, Bélgica, Dinamarca e Mônaco são alguns dos que saltaram à memória em nossa conversa. Logo o mundo ficaria pequeno para ele!

E a aventura continua

Depois de formados, a Turma da Escola Paulista de Medicina de 1966 (carinhosamente chamada de T66) não parou de viajar. A cada dois anos, se reencontravam para fazer roteiros nacionais na companhia dos familiares. “Lindoia, Guarujá, Piracicaba, Barra Bonita e Águas de São Pedro”, Qamal elenca alguns dos passeios.

Suely Donato, agora esposa do Qamal e já formada em Medicina, entrou na história e foi fundamental para ajudar na organização das viagens. Nos anos 70 nasceram os três filhos do casal: Rogério, Ronaldo e Roberta, que cresceram na companhia dos pais viajantes.

Uma nova fase! Mas como conciliar a carreira como médicos, criar três crianças e ainda organizar viagens entre amigos? Suely garante que a rotina era bastante corrida, mas acredita que essas escolhas proporcionaram aos filhos uma ótima educação e experiências inesquecíveis.

Já entre os anos 80 e 90, a família Donato apostou nos destinos internacionais para levar mais de 2.000 pessoas à icônica Disney. Os filhos eram adolescentes e começaram a trabalhar como guias dos grupos, uma oportunidade que os ensinou a criar e valorizar os laços feitos nas viagens – um assunto que você pode ler mais aqui.

 Qamal Donato, ao centro da foto, com um grupo na entrada do Magic Kingdom, na Disney em meados dos anos 90

A partir dos anos 90, a T66 também começou a ir para a Europa com mais frequência, sempre na companhia do líder da turma. Dessa união entre colegas de classe nasceu uma legião de famílias que se agregou às viagens da Donato, e os colegas do Hospital São Luís, onde Qamal trabalhava, também entraram aí. Mas mesmo com novos viajantes, os grupos da turma de faculdade eram garantidos e assim se mantêm há 50 anos desde a formatura – ocasião que foi celebrada em 2016, é claro, com mais uma viagem!

A agência se profissionalizou

De hobby, a organização dos grupos de viagens passou a ser uma atividade profissional quando o filho Ronaldo cursou a faculdade de Turismo. Em 1995, a Donato se tornou oficialmente uma agência e operadora de viagens, consolidada no mercado desde então.

Ao longo desses mais de 20 anos, deixamos nossas pegadas em cada um dos continentes, visitando mais de 50 países. Hoje, com a experiência dos sócios e fundadores da agência e uma equipe apaixonada pelo que faz, podemos dizer que formamos grupos para aqueles que amam viajar com tranquilidade e em boa companhia.

Preservamos os mesmos amigos que fazem parte da nossa história, cultivando também novos companheiros a cada roteiro. Desde o início, todos os grupos são acompanhados por um membro da família Donato. Isso permitiu fortalecer os vínculos entre os viajantes e, como lembra Suely “criamos amigos para a vida toda!”.

Quer saber por onde já passamos?
Qamal e Suely Donato destacam os destinos mais marcantes em todo o mundo

Os mais exóticos:
Qamal dispara “Tunísia”. China e Japão também não podem faltar. Suely cita Índia e o místico Sudeste Asiático (Vietnã, Camboja, Laos e Tailândia).

Os mais sofisticados:
Escandinávia (Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca) é logo lembrada, afinal, é o destino preferido do Qamal e para onde sempre volta. Canadá, Alaska e Patagônia são outros inesquecíveis.

Os mais emocionantes:
Turquia, Marrocos, África do Sul, Grécia, Nova Zelândia e Austrália. São lugares que permitem muitas atividades ao ar livre e uma boa dose de aventura.

 Qamal, Suely e amigos passeando de camelo pelo deserto no Marrocos

Os mais bonitos:
Escandinávia aparece aqui novamente – com destaque para a Noruega, Suely faz questão de dizer. Ainda Canadá, Rússia e Polônia – a preferida dela! Também lembram os Bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia).

Os mais gastronômicos:
Para comer e beber bem, citam França, Portugal, Itália e Espanha. Nesse tópico, o entusiasta e apreciador de bons vinhos, Qamal, se empolga e lembra uma série de vinícolas nesses países. Destaca Marquês de Riscal (norte da Espanha); Quinta do Crasto e Herdade do Esporão (Portugal); DonnaFugata (sul da Itália); Marquês de Barolo, Brunelo e Barbarês (norte da Itália).

Os mais culturais:
Para Suely, que realiza viagens focadas em arte com o acompanhamento da professora de História da Arte Anamelia Bueno Buoro, essa ficou fácil! Logo cita Provence, o roteiro que mais faz sucesso e ganhou repetições. No norte da França, conheceram o mundo dos impressionistas. Já na Alemanha, fizeram um roteiro pelas cidades que inspiraram os contos dos Irmãos Grimm, finalizado com visitas à exposição Documenta. Ainda lembra norte da Espanha e, nos EUA, Chicago e Nova York. Não poderiam faltar os nacionais: Olinda e Recife; Rio de Janeiro e o lindo museu a céu aberto de Inhotim, que visitaram cerca de 6 vezes.

 Grupo de artes no museu a céu aberto de Inhotim

O significado dessa história

Com o passar dos anos, nossa família cresceu e agregou todos aqueles que sonharam junto com a gente. Hoje, a Donato Viagens tem um pedacinho de cada companheiro de turma, colega de trabalho e membro da equipe que, de alguma forma, fez parte dessa caminhada. Afinal, 50 anos de sonhos não se vive sozinho, e sabemos que ainda faremos muitos novos amigos com os grupos que estão por vir!

“A Donato nos permitiu uma abertura de mundo e de culturas. Conversando com outras pessoas, criamos muitos amigos e isso foi maravilhoso. Enfim, abrimos o horizonte das nossas vidas.”

Qamal e Suely Donato.

 

+ Conheça nossa programação para 2018