Enquanto esperamos o próximo embarque, podemos aproveitar alguns endereços de São Paulo que nos supreendem e nos deixam próximos dessa cultura tão inspiradora.

5 DICAS EM SÃO PAULO PARA QUEM AMA VINHOS

Escrito por: Lila Guimarães, jornalista e colaboradora da Donato.

Viagens enogastronômicas são grandes oportunidades de encontrar sabores excepcionais pelo mundo e conhecer as particularidades de cada região. Na história da Donato, já conhecemos alguns dos vinhos mais especiais em roteiros pela Itália e a França. Também na companhia do enófilo e amigo Milton Pasquote, fomos à Alemanha, Áustria e Hungria.

Sempre que passamos por algum país que tem uma forte cultura de produção de vinho, como também o Chile na América do Sul, buscamos suas vinícolas e preciosidades. Assim, criamos o costume de falar sobre a bebida, cultivamos os rituais que enaltecem seus sabores e celebramos um ciclo de amizades que compartilha essa mesma paixão. Entre um grupo e outro, mantemos viva a tradição de um belo brinde com vinhos que trazemos na mala e nos fazem lembrar de bons momentos.

Enquanto esperamos o próximo embarque, podemos aproveitar alguns endereços de São Paulo que nos supreendem e nos deixam próximos dessa cultura tão inspiradora. Por isso, reunimos 5 dicas imperdíveis em São Paulo para os amantes do vinho!

 

Wine Pro

Uma passada pela loja Wine Pro na Vila Madalena é garantia de um atendimento exclusivo e muito simpático. O casal à frente do empreendimento traz suas referências sobre cada um dos vinhos que conhece. Tudo isso com uma conversa descontraída que faz o tempo passar rápido e a compra ter mais fundamento. Além de rótulos de todo mundo, a loja vende comidinhas práticas para servir em casa e acessórios como bolsas térmicas e outros itens funcionais.

Onde fica: R. Medeiros de Albuquerque, 295 – Vila Madalena
Contato: (11) 2609-2822

 

KMM

Uma importadora precursora que nos anos 90 apostou nos quase inéditos vinhos australianos por aqui. A KMM virou referência em todo o país. Hoje, é especializada também em vinhos da Nova Zelândia e da África do Sul. Além dos vinhos importados, a produção brasileira da Cordilheira de Sant’Ana, situada na região da Campanha Gaúcha, na fronteira com o Uruguai, passa a fazer parte da sua seleção.

Onde fica: Rua Medeiros de Albuquerque, 23, Vila Madalena
Contato: (11) 3819-4020

 

Red Buteco de Vinhos

Com clima despojado como um pequeno restaurante em Pinheiros, a ideia do “buteco de vinhos” é degustar os bons vinhos num contexto descontraído com pratos simples, elaborados para serem combinados a tipos diversos de uva. Para ir com amigos e fazer pequenas celebrações, o espaço é um charme e a adega climatizada guarda todos os tipos de vinho.

Onde Fica: Rua Mourato Coelho 1.160
Contato: (11) 3031-5171

 

Ovo e Uva

Para passar horas degustando vinhos e comidas deliciosas, o bar de vinhos e restaurante Ovo e Uva, em Pinheiros, acolhe como a casa de um amigo. Os antepastos e sobremesas são um capítulo a parte, mas as muitas opções de vinho também fazem os olhos brilharem. Oferece opção de comprar vale-presente e de reservar o espaço para eventos e celebrações.

Onde fica: Rua Mateus Grow, 286 Pinheiros
Contato: (11) 3085-3070 070

 

Ciclo das Vinhas

Imaginem uma escola de vinho que funciona numa casa charmosa e convidativa com a curadoria da sommelier Alexandra Corvo? Parece um lugar irresistível e é! Além dos cursos e oficinas (incluindo opções profissionalizantes), o Ciclo das Vinhas também é uma livraria, com biblioteca, repleta de títulos sobre o assunto. Recentemente a marca lançou o aplicativo Vini Fera que ajuda nas buscas dos vinhos mais especiais por uva, região, harmonização e preço segundo as pesquisas de Alexandra.

Onde fica: Rua Artur de Azevedo, 502, Pinheiros
Contato: (11) 3284-3626

 

+ Um dia de degustação na vinícola Donna Fugata na Sicília